Sinopse Arqueiro: Em seu leito de morte, lady Agnes Lawton faz um último pedido ao marido, sir Cecil: ele deve descobrir o paradeiro do filho deles, Ralph. Segundo os documentos do governo britânico, o jovem teria morrido na Primeira Guerra, mas Agnes acredita que ele ainda está vivo, convencida por médiuns charlatões. Sir Cecil recorre aos serviços da psicóloga e investigadora Maisie Dobbs, que deve provar de uma vez por todas que Ralph morreu. A missão a leva de volta à França, onde ela precisa confrontar os próprios traumas da época em que serviu como enfermeira. Lá, ela reencontra sua antiga companheira dos tempos do conflito, que perdeu três irmãos para a guerra – e um deles tinha uma intrigante conexão com Ralph Lawton. Por trás da aparente simplicidade do caso, escondem-se segredos de pessoas poderosas, e Maisie percebe que sua vida está em perigo, precisando reavaliar até mesmo a lealdade a seu mentor e a seu país. (Resenha: Mentiras Perdoáveis – Jacqueline Winspear)

Opinião: Séries de livros de detetives e investigadores são ótimas pelos seus altos e baixos! Nós nos envolvemos com os personagens, passamos a conhecer suas trajetórias, histórias de vida e acompanhamos tramas que vão do excelente ao muito ruim. Maisie Dobbs vem nessa pegada comigo, tendo em vista que o segundo livro, O Caso das Penas Brancas, não me agradou nem um pouco e foi fruto de uma resenha bem desanimada.

Mas eis que Jacqueline Winspear me surpreende maravilhosamente bem com Mentiras Perdoáveis. Nenhum exagero colocá-lo como o melhor da série até aqui. Porque a história se encorpou, ganhou maturidade e as tramas principal e paralelas encontraram um caminho convincente e de envolvente.

Se antes eu havia apontado que por melhor amarrado que fosse o suspense, ainda assim ele não despertava muita empolgação nos leitores, agora posso dizer que os mistérios se sustentam muito bem e instigam nosso lado detetive a embarcar junto na tentativa de desvendar os muitos segredos que se escondem nesse livro.

Como não sou fã de resumir sinopse nas resenhas, vou ser bem direto colocando que Mentiras Perdoáveis traz uma investigação sobre desaparecimentos em tempos de guerra. Mas muito além de Maisie precisar provar que um jovem de fato morreu na guerra, ela vai se deparar com os motivos que levam as pessoas a tomarem determinadas decisões em suas vidas.

Mais que isso, vai entender que nem sempre a verdade precisa vir a tona com força total a todo momento, aliás, um grande aprendizado que vai contradizer muito do que ela costuma aplicar em sua metodologia de trabalho. Algumas mentiras, e isso vai ficar evidente em várias passagens do livro, são de fato perdoáveis. Porque lidam com questões muito maiores e podem evitar ou amenizar dores desnecessárias. Por fim, Maisie vai conhecer o sentimento da vingança e entender que seus atos podem despertar a ira de algumas pessoas.

Leitores vorazes de thrillers certamente vão matar a maioria das charadas de cara. Jacqueline construiu uma boa história, mas que é facilmente identificável para quem já está acostumado com o gênero. Contudo, ainda sobram algumas pontas que vão se esclarecendo próximo do fim e que contribuem demais para segurar o desfecho até as últimas páginas. Sim, porque esse livro traz muitos acontecimentos que não necessariamente estão ligados entre si. Tampouco fazem parte de um mesmo caso. Então, há material de sobra para investigações.

A personagem Maisie, outro foco de reclamação da minha parte por não sentir muita empatia por ela, já se sobressai mais. Ainda acho seu desenvolvimento bem aquém do tipo de protagonista que esperamos nessas séries de livros, inclusive comparei com a Georgie, da série Espiã da Realeza. Mas começo a entender também que há um processo claro de evolução de Maisie que, provavelmente, vai se aprofundar nos próximos livros.

O grande charme da série fica para a ambientação de época, o pós-Primeira Guerra Mundial. Nesse quesito a autora vem dando aulas de reconstituição de forma que os leitores são transportados não só para o clima do período, mas também para as muitas privações, dramas e problemas que as pessoas enfrentaram na reconstrução da Europa.

Mentiras Perdoáveis é uma excelente leitura tanto para quem gosta de bons suspenses quanto para os apreciadores de romances históricos. Ele dosa muito bem os dois gêneros e se sustenta tranquilamente em reconstituição histórica e em um mistério bem elaborado. Além de redimir a série perante meu gosto pessoal.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Mentiras Perdoáveis (Maisie Dobbs #3)

O Caso das Penas Brancas (Maisie Dobbs #2)

Maisie Dobbs (Maisie Dobbs #1)

 

A Autora: Jacqueline Winspear nasceu e cresceu em Kent, no sul da Inglaterra. Em 1990, após uma carreira no mercado editorial e no ensino superior em Londres, ela se mudou para a Califórnia, onde mora atualmente. Primeiro livro de sua série de sucesso, Maisie Dobbs ganhou o Agatha Award de melhor romance de estreia e foi finalista de diversos prêmios de mistério, como o Anthony e o Edgar Allan Poe Awards.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Catorze Camelos para o Ceará – Delmo Moreira
Próximo artigoResenha: A Vida Futura – Sérgio Rodrigues
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta