Sinopse Arqueiro: Aos 13 anos, Maisie Dobbs começa a trabalhar como criada em uma residência da aristocracia londrina. Sua patroa, a sufragista lady Rowan Compton, logo descobre a sede de conhecimento da menina e resolve patrocinar seus estudos. Seu tutor é o famoso investigador Maurice Blanche, que percebe os dons intuitivos da moça e a ajuda a ser admitida na prestigiosa Girton College, em Cambridge. O início da Primeira Guerra acaba mudando seus planos. Maisie se alista como enfermeira e parte para a França, servindo no front, onde perde – e também encontra – uma parte importante de si mesma. Anos depois, na primavera de 1929, ela abre seu escritório como investigadora particular, seguindo os passos de Maurice, que lhe ensinou que coincidências são sempre significativas e a verdade, ilusória. Seu primeiro caso parece apenas uma trivial questão de infidelidade, mas acaba se revelando algo muito diferente, que a obrigará a enfrentar o fantasma que a assombra há mais de uma década. (Resenha: Maisie Dobbs – Jacqueline Winspear)

Opinião: Aposta da Editora Arqueiro para trazer novos estilos de suspense para os leitores brasileiros, a coleção de livros Mistério em Série é uma boa oportunidade para descobrirmos se o lado leve, humanizado e bucólico de tramas de mistério consegue fisgar nossa atenção e envolver tanto quanto os thrillers carregados de ação, muito suspense e reviravoltas de tirar o fôlego.

Maisie Dobbs é uma dessas obras em que o mistério é tão coadjuvante quanto os personagens secundários que dão as caras por alguns poucos capítulos. Mesclando romance com boas doses de drama e uma ambientação histórica do pós primeira guerra mundial, esse livro foi uma boa surpresa de leitura. Mas não pelos motivos que deveriam ter sido.

O suspense é tão insignificante em Maisie Dobbs que podemos facilmente acreditar que ele estava ali para compor uma trama. O mistério que é investigado pela protagonista Maisie não tem força suficiente para envolver ou sequer provocar uma comichão no lado detetive de nós, leitores fanáticos pelo gênero. Ele funciona perfeitamente como pano de fundo para a verdadeira história que o livro traz, que é apresentar e contar a trajetória de vida de Maisie. Portanto, esse é um livro de uma personagem sendo introduzida e bem detalhada pela autora. O resto é ambientação histórica, muito boa por sinal, e uma tímida e mal executada tentativa de se fazer suspense.

Maisie Dobbs é um livro que, guardadas as muitas e devidas diferenças, pode ser apresentado a vocês como uma espécie de Downton Abbey do início do século XX. A Inglaterra do pós-guerra, ainda com os traumas pessoais vividos por quem lutou e esteve na França e com os primeiros indícios de transformações sociais que viriam a ocorrer nas décadas seguintes, é brilhantemente mostrada tanto nos personagens em si quanto em suas reflexões. O cenário é bem construído e a autora nos transporta facilmente para o clima da época. Por isso fiz a comparação com a inesquecível série. Há um clima aristocrático no ar que é bem explorado pela escrita de Winspear e que nos envolve com uma facilidade imperceptível.

A maior parte do livro vai focar exatamente nisso. Quem é Maisie e quais os percalços ela passou na vida até chegar ao ponto em que a obra tem início. E esse foi um recurso narrativo que não me agradou. A autora introduz sua história em algumas partes e depois interrompe para dedicar mais da metade da obra para um retorno ao passado para apresentar sua protagonista. Quando a narrativa retoma ao presente, já não estamos mais tão interessados no tal mistério. Ele já perdeu força e seu desenrolar até o desfecho não ajuda nem um pouco.

Enquanto romance de época, focado numa mulher forte e que vai desbravando uma sociedade em que as mulheres ainda são subjugadas ou subestimadas, Maisie Dobbs é uma excelente leitura, que me agradou muito e que eu super indico para quem gosta dessa pegada. Agora, se formos falar de um livro de suspense, por mais light que seja o conjunto da história, Maisie Dobbs deve ser evitado porque não há sustentação para esse suspense e os leitores sairão frustrados para além da conta.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Mentiras Perdoáveis (Maisie Dobbs #3)

O Caso das Penas Brancas (Maisie Dobbs #2)

Maisie Dobbs (Maisie Dobbs #1)

A Autora: Jacqueline Winspear nasceu e cresceu em Kent, no sul da Inglaterra. Em 1990, após uma carreira no mercado editorial e no ensino superior em Londres, ela se mudou para a Califórnia, onde mora atualmente. Primeiro livro de sua série de sucesso, Maisie Dobbs ganhou o Agatha Award de melhor romance de estreia e foi finalista de diversos prêmios de mistério, como o Anthony e o Edgar Allan Poe Awards.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Natureza-Morta – Louise Penny
Próximo artigoResenha: Custe o que Custar – Harlan Coben
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta