Sinopse Alfaguara: Em uma família cujos negócios consistem em criar objetos de maldição, o avô relembra um episódio envolvendo um amigo de infância e um abajur amaldiçoado em formato de coelho. Uma gestante precisa encontrar um pai para o filho o mais rápido possível, e evitar que a criança sofra consequências terríveis. Despertando no completo escuro após sofrer um acidente, uma professora confia na única coisa que tem por perto para levá-la de volta à luz: uma voz desconhecida. As dez histórias que compõem Coelho maldito partem de imagens grotescas, assombrosas e incômodas para tratar, por meio de um olhar aguçado e impiedoso, da humanidade e da condição feminina. Uma das mais proeminentes escritoras sul-coreanas da atualidade, Bora Chung usa elementos fantásticos e surreais para refletir sobre os horrores e crueldades do patriarcado e da sociedade capitalista contemporânea. (Resenha: Coelho Maldito – Bora Chung)

Opinião: Sempre costumo dizer que coletâneas de contos têm seus altos e baixos, o que varia de acordo com os gostos e preferências de cada leitor. E qual não foi a minha (grata) surpresa com Coelho Maldito, uma coletânea sul-coreana de Bora Chung. Absolutamente todos os contos aqui reunidos me cativaram de uma forma especial e colocaram o livro no patamar de uma das melhores coletâneas que já li. Pelo conjunto da obra e qualidade da escrita e narrativa.

Coelho Maldito pode ser inicialmente considerada como uma coletânea de contos de terror, mas seria raso demais tentar colocar as dez histórias desse livro num único gênero. Bora Chung passeia pelo realismo mágico, tão caro à nossa literatura latino-americana, pelo folclore local com suas lendas repassadas geração após geração, pela ficção científica e pela fantasia. E mais do que isso, ela descortina histórias em que o bizarro e o fantástico se misturam ao drama e à melancolia. Há um toque de sensibilidade em algumas histórias que mexem com a gente lá no fundo.

“…Se eu pudesse desejar algo
Gostaria de pedir um pouco de felicidade
Porque se eu for feliz demais
Sentirei falta da tristeza”

Não costumo falar sobre cada conto de um livro nas resenhas que faço, mas neste caso especial vou abrir uma exceção justamente por ter gostado de todas as dez histórias. Vamos lá?

O conto que dá nome ao livro, Coelho Maldito trata de vingança a partir de uma maldição. Ele é centrado em família cuja profissão de vida é preparar maldições sob encomenda. A seguir, A Cabeça é um conto pra lá de bizarro, com toques escatológicos e um final a altura dessa bizarrice. Dedos Gélidos é uma boa mistura de terror com sobrenatural e um desfecho que pode ter um belo plot caso você não tenha sacado de cara o que está acontecendo na narrativa.

Menorreia traz o estranho caso da mulher que descobre estar grávida, mesmo sem ter tido nenhuma relação sexual. O problema é que para a criança nascer é preciso encontrar um pai. E rápido! Adeus, meu amor é uma ficção científica com toques de sensibilidade e, claro, terror. Traz a relação de amor platônico de uma cientista com autômatos e as consequências de tentarmos “abandonar” um robô.

A armadilha se assemelha a uma fábula e traz uma bela história sobre ambição e suas consequências. Essa mesma pegada de fábula, mas neste caso com toques de fantasia e uma boa lição no final será visto em O senhor do vento e da areia. E Cicatriz, que também poderia ser colocado no gênero da fantasia, mistura mitos locais, sacrifícios ao desconhecido e a busca de um garoto/homem por um grupo humano em que ele encontre empatia e civilidade.

Lar, doce lar tem toque de sobrenatural para contar a história de uma mulher que só queria a casa dos sonhos para morar. E Reencontro fecha a coletânea com uma história sensível sobre seguir em frente depois que tudo chega ao fim.

Bora Chung tem uma escrita muito envolvente e as histórias fluem numa velocidade que mal percebemos. É aquele tipo de livro que em um ou dois dias já finalizamos e dificilmente conseguimos desapegar com rapidez das tramas. Para quem curte contos, Coelho Maldito é um livro imperdível que vale muito a pena ter na estante. São histórias que podem ser relidas a intervalos de tempo porque certamente causarão novas impressões. Super indico!

Compre na Amazon

A Autora: Bora Chung nasceu em 1976, em Seul. Autora de três romances e três coletâneas de contos, ela tem mestrado em literatura russa e leste-europeia pela Universidade Yale e PhD em literatura eslava pela Universidade de Indiana. Atualmente, leciona literatura e língua russa e estudos de ficção científica na Universidade Yonsei e traduz obras literárias modernas do russo e do polonês para o coreano. Coelho maldito é sua primeira obra publicada no Brasil.

Compartilhar
Artigo anteriorConheça a Floresta dos Suicidas, lançamento da DarkSide Books
Próximo artigoResenha: Dolores Claiborne – Stephen King
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta