Resenha: Amigas para Sempre – Kristin Hannah

Mais um livro da Kristin Hannah. Mais 50 litros de lágrimas. Amigas Para Sempre tem como trama principal a amizade entre Kate e Tully. O leitor vai acompanhar, então, a vida dessas duas mulheres através de quatro décadas: 1970, 1980, 1990 e 2000. Porém, logo no primeiro capítulo ficamos sabendo que as duas não se falam há algum tempo e que uma traição resultou no fim da grande amizade. Que traição foi essa e como elas estão atualmente? Bom, essas perguntas só vão ser respondidas, claro, ao final.

Então, podemos ver que esse talvez seja um “padrão” nos livros da Kristin Hannah. Na resenha de O Rouxinol (que saiu semana passada!), cheguei a comentar que havia um mistério desde o início sobre quem estava narrando e o que havia acontecido. O mesmo acontece em Amigas Para Sempre, porque, logo depois do primeiro capítulo, somos levados para a década de 70. E é aí que tudo começa de verdade…

Tully foi abandonada pela mãe e foi morar com os avós desde muito nova. Porém, apesar dos vícios, a mãe fez com que a garota voltasse a morar com ela aos 14 anos. As duas se mudaram para uma casa na Alameda dos Vagalumes, e quem também morava ali? Kate, a pobre garota sem amigos que tinha uma vida parada com os pais e o irmão. As duas acabaram mostrando seus lados vulneráveis uma para a outra e dali surgiu uma linda amizade. Kate já não se sentia mais excluída, porque era amiga da nova garota mais linda e popular do colégio. E Tully, por sua vez, não ganhou só uma amiga, mas, sim, uma família.

Na década de 80, as duas vão para a faculdade juntas e começam a trabalhar com telejornalismo – o que foi uma surpresa incrível e fez eu me identificar mais ainda com as personagens. Mas para frente, na década de 90, Tully começa a consolidar sua carreira no mercado ao passo que Kate já está se interessando por outros caminhos. Até que o novo milênio começa e acompanhamos as conquistas luxuosas de Tully e a vida familiar de Kate, o que faz com que as duas não se identifiquem tanto quanto antes e algumas desavenças começam a surgir.

É bem interessante observar como a autora consegue trabalhar de forma coerente com as duas personagens e mostrar o amadurecimento delas no decorrer de quatro décadas sem ficar forçado ou se perder no meio do caminho. Os dramas e as brigas entre Kate e Tully são reflexos de um passado conturbado e tudo se relaciona com algum momento anterior delas. Porém, nem tudo são rosas. A última parte do livro acaba sendo um pouco enrolada e poderia, com tranquilidade, ter umas 100 páginas a menos. O drama final foi muito sofrido e nada sutil. A impressão que dá é a de que a autora não queria ou não sabia como terminar a história.

Vale mencionar que alguns assuntos abordados como alcoolismo, vício em drogas, abandono parental e estupro podem ser gatilhos, então recomendo que pensem nisso antes de começar a ler. A carga emocional é forte durante o início e o fim da história, mas foi desenvolvida com cuidado.

Sobre a escrita e a narrativa, Kristin Hannah se mostra uma autora de mão cheia mais uma vez. A fluidez com que a história é contada e a realidade com que escreve seus personagens é impecável. É impossível não lembrar de uma amiga ou de alguma situação já vivenciada anteriormente, porque é tudo muito pessoal e identificável.

Creio que o problema maior deste livro seja a premissa. A traição que estremeceu a amizade das duas é mencionada logo na capa e na sinopse. Porém, a história é muito mais sobre o crescimento das duas mulheres e como a relação delas foi amadurecendo ao longo do tempo do que propriamente sobre a traição. Ler Amigas Para Sempre como um romance coming of age – no qual acompanhamos a vida de personagens durante um determinado período – é muito mais satisfatório e proveitoso do que tentar imaginar, durante todas as 576 páginas, o que será que aconteceu para as duas se separarem.

No fim das contas, o livro ficou com 4 estrelas. É uma história muito confortável e Kristin Hannah sabe como aflorar as emoções do leitor quando precisa. Sobre a adaptação da Netflix, ainda não assisti, mas podem se preparar para um Livro vs Série nas próximas semanas!

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Grande Solidão

O Rouxinol

Amigas para Sempre

As Coisas que Fazemos por Amor

A Autora: Kristin Hannah é autora de mais de 20 livros, que foram traduzidos para 43 idiomas e venderam mais de 15 milhões de exemplares no mundo. Ela largou a advocacia para se dedicar à sua grande paixão: escrever. Pela Editora Arqueiro, já publicou também Tempo de regresso, A grande solidão, As coisas que fazemos por amor, As cores da vida, O caminho para casa e Quando você voltar.

Vencedor do Goodreads Choice Awards 2015 de Ficção Histórica, O Rouxinol ficou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times e foi considerado melhor livro do ano por diversos veículos, entre eles The Wall Street Journal, Amazon, The Week e Buzzfeed. Além disso, está sendo adaptado para o cinema pela TriStar Pictures. Kristin tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Aqueles que me desejam a Morte – Michael Koryta
Próximo artigoResenha: Malibu Renasce – Taylor Jenkins Reid
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

Deixe uma resposta