Sinopse Globo: Hercule Poirot recebe um desesperado pedido de ajuda de um milionário sul-americano, monsieur Renauld. Imediatamente Poirot e seu inseparável assistente Hastings partem para a cidade onde reside o milionário. Ao chegarem à casa de monsieur Renauld, descobrem que ele foi assassinado naquela noite em um crime brutal: apunhalado pelas costas e estirado ao lado de uma cova no campo de golfe da propriedade. Quem teria motivos para assassinar monsieur Renauld? Por que Poirot tem a estranha sensação de que muitas coisas lhe são familiares neste caso? Monsieur Renauld tem ou não tem uma amante? E, no meio do caso, ainda surge um famoso detetive francês que coloca em dúvida os métodos utilizados por Poirot e briga por espaço. Com a curiosidade e a vaidade instigadas, Poirot terá que manter o sangue-frio para desvendar este mistério que faz um dos mais famosos clássicos de Agatha Christie. (Resenha: Assassinato no Campo de Golfe – Agatha Christie)

Opinião: Segundo livro protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot, Assassinato no Campo de Golfe traz uma trama bem amarrada e pensada detalhadamente para confundir os leitores que se aventurarem a tentar descobrir o culpado do crime. Esse talvez seja o grande charme dos suspenses de Agatha Christie, ela imagina tramas com desdobramentos os mais minuciosos possíveis e somente uma mente tão ágil e sagaz quanto a de seu protagonista é capaz de chegar às conclusões e aos culpados.

Publicado em 1923, portanto cem anos atrás, Assassinato no Campo de Golfe não se diferencia muito da obra protagonizada por Poirot que o antecede, O Misterioso Caso de Styles. Podemos considerar o livro como uma primeira fase de suspenses em que o detetive dá seus primeiros passos juntos aos leitores e começa a conquistar a atenção. Nesse ponto, o que chamo a atenção é justamente a linha condutora dos livros: ambos trazem assassinatos cometidos em pequenos vilarejos e tendo como cenário uma mansão e, como suspeitos, poucas pessoas dentro de um círculo restrito de proximidade junto à vítima.

Isso posto, Assassinato no Campo de Golfe segue à risca a receita de uma boa trama de jogo de interesses, paixões proibidas e desventuras que acabam por se transformar em tragédias. Como é comum na obra de Agatha, há minúcias e detalhes que somente olhos muito perspicazes conseguem perceber. O mistério aqui vai se desenrolar a partir do assassinato de um milionário, Paul Renauld. Alguém com um passado um tanto obscuro e que, vindo da América do Sul, se estabeleceu no pequeno vilarejo de Merlinville.

Como em toda a obra da autora, é sempre difícil desenvolver uma boa resenha sem entregar spoilers ou detalhes que comprometam a leitura. O que vale destacar nesse livro, especificamente, é a qualidade com que ela sustenta seu mistério e entrega sucessivas reviravoltas, deixando para o fim do fim a revelação do verdadeiro culpado.

O fascínio em determinados livros de Agatha Christie está justamente no fato de ela nos conduzir para diferentes culpados, com explicações bastante plausíveis para, em seguida, desmontar todas as teorias e apresentar novas possibilidades até chegarmos ao desfecho. Sempre muito bem amarrado, por sinal.

Em Assassinato no Campo de Golfe, nos deparamos com uma morte muito bem pensada e personagens que aparentemente escondem alguma coisa da polícia. O interessante aqui fica no embate entre Poirot, apontado como um detetive da velha-guarda, e Giraud, alguém mais ligado à modernidade em métodos investigativos. A rivalidade entre os dois e as diferenças entre seus métodos de investigação são o combustível de uma história que não foge em nada ao estilo “detetive em busca de criminoso” que caracteriza esse tipo de livro.

Devorei as 250 páginas em uma tarde de sábado, reforçando o quanto a leitura das obras de Agatha é boa para uma tarde descontraída em que nossa capacidade de investigação é posta à prova – e sempre somos derrotados perante a astúcia de Poirot. É o tipo de livro que mergulhamos e ignoramos tudo ao nosso redor e não nos damos conta da passagem do tempo.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Noite das Bruxas – Hercule Poirot #36

Morte no Nilo – Hercule Poirot #18

Assassinato no Expresso Oriente – Hercule Poirot #10

Assassinato no Campo de Golfe – Hercule Poirot #2

O Misterioso Caso de Styles – Hercule Poirot #1

Noite sem Fim

Punição para a Inocência

 

A Autora: Agatha Christie Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.

Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: A Loteria e outros contos – Shirley Jackson
Próximo artigoResenha: O Caso Alaska Sanders – Joël Dicker
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta