Sinopse HarperCollins: Em uma festa de Dia das Bruxas organizada por Mrs. Ariadne Oliver, Joyce, uma adolescente com o costume de mentir para chamar a atenção, revela já ter testemunhado um assassinato. Ninguém acredita nela, mas, poucas horas depois, seu corpo é encontrado afogado próximo a uma bacia cheia de maçãs. Diante de um caso tão tenebroso, Mrs. Oliver decide pedir ajuda para a única pessoa que considera capaz de encontrar o culpado: Hercule Poirot. (Resenha: A Noite das Bruxas – Agatha Christie)

Opinião: A Noite das Bruxas foi um livro um tanto quanto confuso para mim. Provavelmente, porque esse é o 39º caso de Hercule Poirot e, antes deste, eu só tinha lido dois… Por mais que cada história da Agatha seja independente, personagens de outros livros foram peças-chave para o desenvolvimento deste e algumas referências foram introduzidas. Mas, fiquem tranquilos, isso não quer dizer que eu não gostei!

O plot principal é bem chocante. Ariadne Oliver, uma escritora de livros policiais (coincidência? rs) é a responsável pela festa de Dia das Bruxas que movimenta os moradores de Woodleigh Common. Durante os preparativos, Joyce, uma jovem de 13 anos afirma ter presenciado um assassinato quando mais nova. Mas, por conta de sua má reputação, ninguém acreditou no que a garota disse. Ou será que acreditou? Momentos depois, o corpo dela é encontrado em um dos cômodos da casa. Joyce foi afogada na bacia de uma das gincanas da festa. É aí que Mrs. Oliver entra em contato com seu velho amigo Hercule Poirot e a trama começa a se enlaçar nos misteriosos casos que essa cidadezinha esconde.

Agatha, novamente, entrega uma narrativa muito intrigante, mas acabei não achando tão fluida como as outras que li. Creio que a quantidade – à meu ver – exagerada de plots e segredos acabou misturando demais a história. Muitas vezes acabei me perdendo na ligação entre os personagens e, por incrível que pareça, cheguei a me esquecer que toda aquela investigação era para solucionar o assassinato da garota na festa.

 Contudo, a Rainha do Crime me conquistou com os personagens cativantes que inseriu nesta história. Uma garotinha chamada Miranda foi a personagem que mais gostei de todos os livros da Agatha até agora. Inteligente, espirituosa e muito madura, Miranda aparece pouco, mas consegue chamar a atenção de quem lê. A própria Mrs. Ariadne Oliver é uma mulher interessantíssima e já estou muito curioso para ler a outra história em que ela aparece.

Enfim, vamos ao veredito final! A Noite das Bruxas ficou com 4 estrelas. É um livro instigante, com vários mistérios ao mesmo tempo, personagens marcantes e uma conclusão muito inesperada, mas extremamente coesa com a história. Gostei, SIM, deste livro, mas não foi o meu favorito da autora…

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Noite das Bruxas – Hercule Poirot #36

Morte no Nilo – Hercule Poirot #18

Assassinato no Expresso Oriente – Hercule Poirot #10

Assassinato no Campo de Golfe – Hercule Poirot #2

O Misterioso Caso de Styles – Hercule Poirot #1

Noite sem Fim

Punição para a Inocência

A Autora: Agatha Christie Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.

Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo quando diz que a narrativa não é tão fluida, estou lendo e tem muitos trechos cansativos e já li vários livros dela. Faço um conserto: a Ms Ariadne não é a organizadora da festa, ela é uma convidada, ilustre, a organizadora é a dona da casa, não me recordo o nome agora.

Deixe uma resposta