Sinopse HarperCollins: Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais… Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça. (Resenha: Morte no Nilo – Agatha Christie)

Opinião: Já no prólogo, Agatha Christie afirma acreditar ser esse um de seus melhores livros sobre viagens internacionais, ou seja, que se passam em lugares diferentes da boa e velha Londres. Ao concluirmos a leitura fica a sensação de que o livro vai além e se coloca facilmente como uma de suas melhores obras. Recheado de intrigas, com uma galeria considerável de personagens e diversas subtramas que se sobrepõe para complicar a solução do mistério, Morte no Nilo é um suspense maiúsculo e que exibe todas as qualidades da autora.

A inspiração para essa história veio de uma viagem que Agatha fez pelo Nilo, nas mesmas condições em que ela colocou seus fascinantes personagens. Então, tentem soltar a imaginação de vocês e imaginem um passeio a bordo de um luxuoso barco a vapor pelas águas do Nilo com paradas especiais para visitação a ruínas e monumentos faraônicos. Lembrem-se que estamos nos anos 1930 e que os costumes, as vestes, os modos de agir e falar eram completamente diferentes. Conseguiram visualizar a cena lúdica do barco cruzando aquelas águas milenares?

Agora povoem esse barco com pessoas ricas, da alta sociedade britânica e norte-americana. Senhoras com pré-conceitos definidos sobre absolutamente tudo, médicos, arqueólogos, advogados, contadores, uma escritora com tendências alcoólicas, um jovem revolucionário e um trio peculiar: Linnet, uma jovem herdeira bilionária de beleza deslumbrante; Simon, recém-casado com Linnet e que estão no barco em uma viagem de lua de mel; e Jackie, antiga namorada de Simon e que foi trocada por Linnet. Ah, claro, o detetive Hercule Poirot está a bordo também em um raro momento de folga.

Esse é o cenário de Morte no Nilo. Uma trama de intrigas da alta sociedade descritas da forma peculiar e envolvente que Agatha Christie tão bem sabe fazer. Há uma tensão palpável em torno de Linnet. É nela que devemos focar nossas atenções. Porque ela é jovem, bonita, rica, bastante mimada e recebe um amor quase doentio por parte de Simon. Mas porque ela também parece bastante infeliz. Talvez porque a rival, antiga melhor amiga, Jackie, esteja perseguindo o casal e aparecendo em todos os lugares em que eles estejam? Ou há mais coisas escondidas nessa história?

Como a sinopse já entrega, Linnet será assassinada. E o desenrolar dessa trama vai apresentar uma galeria de personagens em que todos parecem ter algo contra Linnet. Todos parecem ser reticentes a falar totalmente a verdade. E todos estão escondendo algo. Há um culpado pelo assassinato? Com certeza. Mas há também vários outros pequenos crimes dentro desse navio, o que faz com que ao logo da investigação de Poirot nós tenhamos que prestar atenção aos mínimos detalhes e sutilezas que são jogados aqui e ali pela autora.

Com seus sutis métodos de observação e investigação, Hercule Poirot vai nos revelando aos poucos a solução desse mistério. E ela vai acontecendo em meio a outras mortes que vão se suceder para complicar ainda mais a história. Mas tenham sempre em mente que qualquer fala de um personagem pode conter um indício por trás. Vários detalhes insignificantes são, na verdade, pistas importantes. E no final, bem, ele traz boas surpresas não só nos muitos culpados que vão aparecer quanto no desfecho dos principais personagens envolvidos.

Embarquem então sem medo nesse vapor e se encantem com os mistérios do Egito. Há riscos nessa viagem e nem todos chegarão vivos ao fim dela, mas cabe a cada leitor sobreviver e tentar encontrar os culpados. Antes que Hercule Poirot o faça. Boa viagem!

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Noite das Bruxas – Hercule Poirot #36

Morte no Nilo – Hercule Poirot #18

Assassinato no Expresso Oriente – Hercule Poirot #10

Assassinato no Campo de Golfe – Hercule Poirot #2

O Misterioso Caso de Styles – Hercule Poirot #1

Noite sem Fim

Punição para a Inocência

A Autora: Agatha Christie Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.

Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Ano Um – Nora Roberts
Próximo artigoResenha: Pecados Mortais – Maria Grund
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta