Sinopse Faro Editorial: Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado… (Resenha: A Garota do Lago – Charlie Donlea)

Opinião: Há suspenses de tirar o fôlego com reviravoltas e desfechos surpreendentes. E há suspenses corretos, construídos sob medida para causar certo impacto a partir de fórmulas consagradas. Sensação do gênero desde que foi lançado no Brasil, com um ótimo trabalho de divulgação feito por parceiros, A Garota do Lago segue à risca essa última característica. A partir de uma história muito bem amarada, o autor conseguiu surpreender leitores com um desfecho que os viciados em suspense já conhecem das tais fórmulas consagradas.

Uma típica cidadezinha encravada nas montanhas com o que há de mais rural e bucólico nos Estados Unidos é o palco de A Garota do Lago. O suspense aqui é básico: uma estudante de direito, filha de uma rica e poderosa família é brutalmente assassinada. Em cena surgem três suspeitos: o namorado, o melhor amigo que nutria uma paixãozinha, e o ex-namorado. Nos bastidores, uma força policial movida pelos poderes familiares disposta a evitar escândalos. Na investigação pra valer, uma jornalista recém saída de uma situação de violência e trauma pessoal. A isso soma-se uma narrativa que intercala o passado, com as últimas semanas de vida de Becca, com o presente em cima da investigação de Kelsey.

A narrativa de A Garota do Lago é ritmada e consegue prender bem os leitores, principalmente por se passar naquelas pequenas cidades onde todo mundo sabe algo ou tem tempo e disposição de sobra para futricar. Os personagens secundários que dão sustentação à trama colaboram para gerar a sensação de que há algo mais escondido por trás desse assassinato, contudo, à medida que a história se encaminha para o fim a expectativa acaba sendo frustrada por um final que, mesmo surpreendendo muitos, peca pela ausência de ação. (Em tempo, o desfecho não me surpreendeu e vou explicar o motivo no fim da resenha para evitar spoilers). O autor conseguiu segurar muito bem o segredo da trama, com justificativas amarradinhas e sem furos, mas a sequência final pedia muito, na minha visão pessoal, umas doses de ação e violência que acabaram não acontecendo.

O desenvolvimento da repórter que protagoniza o livro traz a construção de personagem bem pensada para o crime em questão. O passado recente de Kelsey tem fortes doses traumáticas que precisam ser enfrentadas e superadas por ela, e a morte de Becca acaba trazendo tudo isso à tona de forma avassaladora. Uma grande cartada do autor e talvez o ponto alto do livro.

Em uma avaliação geral, A Garota do Lago é um suspense básico e normal. Seu aparente sucesso é mais fruto do excelente trabalho de marketing que a Faro tradicionalmente faz com suas obras a partir de parceiros bem engajados, do que de qualidade ou genialidade. É uma ótima pedida para um fim de semana de entretenimento.

Compre na Amazon

O Autor: Charlie Donlea vive em Chicago com sua esposa e dois filhos. Um de seus hobbies é pescar em lugares praticamente desertos do Canadá. Essas viagens por estradas paradisíacas inspiraram o cenário para o seu livro de estreia. Ávido leitor, é também apaixonado. Quando decidiu escrever seu primeiro livro, ele se preparou para produzir algo como tudo o que gosta de encontrar nos seus filmes e livros prediletos: uma história capaz de deixar o leitor refletindo sobre ela por muito tempo.

ATENÇÃO – SPOILER ABAIXO

Se você está lendo esse trecho, é porque não se incomoda de saber algo a mais sobre o livro ou talvez já o tenha lido. Vamos, portanto, ao motivo pelo qual o desfecho de A Garota do Lago não me surpreendeu. Bem simples e direto: quando um suspense não apresenta um cadáver ou um enterro, desconfie! O aparente suicídio do amigo de Becca nunca foi colocado de forma literal como um suicídio, tampouco como uma morte. E o mais importante, não houve um corpo nem um enterro. O ex-namorado foi apresentado de cara como alguém instável e problemático, ou seja, seria o óbvio. O namorado atual passaria a ser a aposta, mas quando sua morte é colocada, os leitores viciados em suspense (esses que se apegam a todos os detalhes) acabariam por migrar para… O tal suicida que nunca foi morto claramente no livro. Não tiro os méritos do autor em nenhum momento porque essa é uma das fórmulas consagradas do suspense e que foi muito bem utilizada no livro.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Uma Mulher no Escuro – Raphael Montes
Próximo artigoSerotonina | Novo livro de Michel Houellebecq chega ao Brasil
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

18 COMENTÁRIOS

  1. “O tal suicida que nunca foi morto claramente no livro”. Como assim nunca foi morto? Lá na página144 está claro “após o suicídio de Brad, blá blá blá”… Ou seja, nem pairou no ar que ele houvesse sobrevivido. Ressucitaram o Brad no final pra levar a culpa. Que ridículo! Livrinho chinfrim, até pra doar tenho vergonha.

    • Olá Alowlt… Bom a página 144 definitivamente não cita as aspas que você destacou. Se você prestou bastante atenção, a única citação é que Brad se enforcou (pág 169, pode conferir), mas não há menção a suicídio tampouco a enterro, velório ou algo do tipo. Então, desse ponto de vista o autor se utilizou de um recurso válido. Mas concordo com você que a história é fraca pelo frisson que a editora fez em torno do livro. Muito marketing, pouca qualidade.

    • estou justamente terminando de ler o livro, e na página 169 diz assim: “Em 7 de abril, Brad Reynolds tirara a própria vida, ou seja, cinco semanas antes do dia da cerimônia de entrega de diplomas na George Washington”.
      Então realmente foi confirmada a morte de Brad.

  2. Eu terminei ontem de ler esse livro…e confesso que achei fraquíssimo e cheio de furos! Entre dezenas de furos , existe o fato da protagonista e o tal Jack terem estado por diversas vezes na cidadezinha, e lá almoçarem , jantarem, passearem e durante a investigação, NINGUÉM parece saber ou conhecer o Jack ou ao menos tê-los vosyo juntos!!! Isso numa cidade pequena????
    Jack e Brad moravam no mesmo apartamento…e a garota dormia wuase todos os dias no quarto do Brad ao tempo em que namorava escondido o Jack????
    Quem exatamente impediu as investigações e qual o motivo? Não faz sentido ter sido os pais da vítima…que pai e mãe, com todas as provas possíveis ( pele, sêmen, fios de barba e pelos) não quereria saber e condenar o assasino e estuprador da sua única filha, preferindo deixá-lo solto por aí, isso tudo para não ser “prejudicado” na indicação ao cargo de juíz? Não se sustenta de forma alguma…
    E o tal professor??? Personagem raso e sem função alguma…se a intenção do autor era confundir o leitor qto a possibilidade dele ser o assassino…faça-me o favor!!! O cara ia aparecer do nada, numa cidade das montanhas, longe de onde ele morava, apenas para estuprar e estrangular uma garota com quem ele tomou café algumas vezes e nem mesmo teve um relacionamento sério???
    E mais…o tal” segredo” da protagonista: sinceramente…quem nos dias de hoje, maior de idade, já formada inclusive, deixaria de informar aos pais por quase um ano que se casou, e mais, que eles seriam avós???
    Bem, achei o livro muito, muito mal escrito…

    • Nossa, concordo com tudo!! Além da demora desnecessariamente longa do casal contar ao pais sobre a gravidez (até os pais do Jack que eram supostamente tranquilos), eles também demorarem pra caramba pra contar pros amigos sobre o namoro. Sério, sem sentido nenhum essas duas demoras. Quem é que não conta pros melhores amigos que vocês estão namorando??? A dos pais da até pra engolir se se esforçar, mas o dos amigos não dá. Ainda mais em tempos de redes sociais.

  3. Achei bem fraco…. Li até o fim aguardando um plot twist do tipo, ou filho nao era do Jack, ou q estava ha mais tempo gravida e consguiram salvar a criança. Ou que quem realmente matou nao foi o Brad e que foi outra pessoa e incriminou Brad…. Que era o pai do Brad q estava tentando ocultar as provas e motivações do assassinato…. Coisas desse tipo… Como ela nao mencionou o (quase) suic1dio do Brad no diário que leram, à partir desse momento tive certeza q o saasino era ele. Muito fraco! Esperava um plot twist 😢😢

      • Eu estava me perguntando da onde todo mundo tirou essa informação. E descobri que no PDF do livro está assim. Porque no meu livro física na página 169 está que “Em 7 de abril, Brad Reynolds se enforcou;”.

        É isso que dá quem deixa de pagar R$ 10,00 em um livro pra compactuar com pirataria, pega as traduções erradas… Não que as traduções de editoras sejam perfeitas, mas no livro físico não tem nada explícito de morte, pois ele se enforcou, mas se morreu ou não, são outros 500.

        • Na segunda edição do livro físico de agosto de 2023 da editora Faro Editorial, no inicio do cap. 21 na pagina 159 Está escrito a seguinte frase, no começo do segundo paragrafo “Em 7 de abril, Brad Reynolds tirara a própria vida…

  4. Terminei de ler o livro a alguns minutos,pra ser sincero o livro realmente não impacta muito,mas traz reviravoltas interessantes ao MEU ponto de vista,acho justo julgarem o livro e darem suas opiniões,mas não concordo com o fato de acabarem “definindo” o livro de um modo ruim,é uma história única vinda de um escritor iniciante na época,até por ser o seu primeiro livro,a história é dele e só dele por tanto só ele pode “definir” se o livro é isso ou aquilo,se os pais da becca não quiseram revelar os motivos da morte pra não prejudicar seu cargo,que seja,talvez não tenha sido um furo,talvez só tenha mostrado que os pais dela sabendo que a garota já estava morta,não quiseram causar mais problemas para eles,deixando o passado no passado,mas por fim,gostei muito do livro pra um escritor iniciante em seu primeiro livro.

  5. Amei o livro, as histórias dos livros do “Autor Charlie Donlea” são maravilhosos, a cada livro que leio me apaixono mais pelas histórias e pela leitura , sou apaixonada por ler livros desde criança. Obrigada pela histórias incríveis. Bjs 😘 ❤️

Deixe uma resposta