A escritora Ursula K. Le Guin morreu nesta segunda-feira, 22 de janeiro, aos 88 anos, em sua casa em Portland, EUA. De acordo com o The New York Times (NYT) a causa da morte não foi divulgada, mas a autora já apresentava problemas de saúde há vários meses.

Publicada no Brasil pelas editoras Aleph e Arqueiro, K. Le Guin foi uma das maiores autoras de ficção científica e fantasia do século XX. Entre suas obras mais famosas estão A Mão Esquerda da Escuridão e a série de livros de Terramar.

Em seu obituário, o NYT publicou:

Le Guin abraçou os temas padrão de seus gêneros escolhidos: feitiçaria e dragões, naves espaciais e conflitos planetários. Mas mesmo quando seus protagonistas são do sexo masculino, eles evitam a postura machista de tantos heróis de ficção científica e de fantasia. Os conflitos que enfrentam são tipicamente enraizados em um choque de culturas e resolvem mais por conciliação e autossacrifício do que por espadas ou batalhas espaciais.

Seus livros foram traduzidos para mais de 40 idiomas e venderam milhões de cópias em todo o mundo. Vários, incluindo “A Mão Esquerda da Escuridão” foram impressos por quase 50 anos. O crítico Harold Bloom elogiou a Sra. Le Guin como “uma criadora soberbamente imaginativa e uma grande estilista” que “elevou a fantasia para a alta literatura alta”.

Além de mais de 20 romances, foi autora de uma dúzia de livros de poesia, mais de 100 contos (coletados em múltiplos volumes), sete coleções de ensaios, 13 livros para crianças e cinco volumes de tradução, incluindo Tao Te Ching of Lao Tzu. Ela também escreveu um guia para escritores.

Deixe uma resposta