Sinopse Rocco: Um monstro mítico, um reino em perigo e uma aventura que irá testar a bravura de duas crianças. Descubra uma história brilhantemente original, divertida e irônica, sobre o poder da esperança e da amizade, de J.K. Rowling, autora de Harry Potter, uma das maiores contadoras de história de todos os tempos. O reino da Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com os melhores bigodes que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujas comidas deliciosas faziam uma pessoa dançar de prazer. Tudo parecia perfeito, mas nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog. Qualquer pessoa sensata sabia que o Ickabog era apenas um mito para assustar as crianças e fazê-las se comportar. Mas quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças – os melhores amigos Bert e Daisy – embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia. (Resenha: O Ickabog – J. K. Rowling)

Opinião: Pensa numa aventura mágica, com reinos, ameaças místicas e crianças corajosas. É isso que você vai encontrar em O Ickabog. J. K. Rowling volta ao gênero infanto-juvenil e impressiona com uma narrativa bem diferente de Harry Potter.

Esse é um livro infantil mesmo, daqueles que você se imagina lendo para seus filhos antes de dormir. O universo criado pela autora é muito bem desenvolvido e de forma clara, para ser fácil das crianças entenderem mesmo. Então, você tem que colocar essa informação na cabeça para poder aproveitar a leitura. Coloque a capinha do seu eu de 10 anos e se jogue nessa leitura!

Os personagens aqui têm características bem marcantes e, apesar de muitos, você consegue se lembrar de todos sem nem precisar pensar muito. No decorrer dos acontecimentos, alguns vão ficando mais sombrios – o que até me fez questionar se certas passagens seriam apropriadas para crianças muito novas – e acompanhar esse desenvolvimento é impressionante.

Todos os núcleos são encantadores, por menores que sejam. Porém, depois de um tempo, alguns começam a ficar repetitivos e um pouco tediosos. Um corte de 40 ou 50 páginas daria uma fluidez melhor. Mas não é nada muito prejudicial se formos olhar a obra como um todo. É aquela enrolada que dá pra levar.

J. K. Rowling traz mensagens importantes para desenvolver nas crianças um pensamento livre de preconceitos. Temas como desigualdade social, feminismo e respeito às diferenças são abordados durante toda a leitura. A lenda do Ickabog, inclusive, se encerra a partir da prática de não julgar o que não se conhece. Bom, parece que a autora precisa ler mais suas próprias obras, não é mesmo?!

Em relação à edição, a Rocco está de parabéns. O livro está maravilhoso! Tem capa dura e é todo ilustrado por crianças de diversos lugares do Brasil. Fica a dica de uma história encantadora e que deve ficar na mesinha de cabeceira de muitas crianças daqui para frente.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

O Ickabog

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Pedra Filosofal

A autora: J.K. Rowling é autora da série best-seller de sete volumes Harry Potter, publicada entre 1997 e 2007, que vendeu mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo, é distribuída em mais de duzentos territórios e foi traduzida em 79 idiomas, tendo sido adaptada em oito filmes de sucesso pela Warner Bros. Também escreveu um romance para leitores adultos, Morte súbita e, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, é autora de três romances policiais protagonizados pelo detetive particular Cormoran Strike, agora adaptados pela rede de televisão BBC.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Sua Alteza Real – Rachel Hawkins
Próximo artigoResenha: Misery – Stephen King
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

Deixe uma resposta