Sinopse Intrínseca: Rapazes e garotas estão sendo criados em escolas especiais. Um grupo não sabe da existência do outro — até agora. No alto de uma torre embrenhada em uma floresta e isolada do restante do mundo, temos J. Ele é um dos vinte e seis rapazes de um internato que tem como objetivo formar prodígios em artes, ciências e atletismo. Até hoje J só teve contato com as outras pessoas que vivem ali: os colegas são sua única família e todos acreditam ser filhos do fundador da escola. A vida acadêmica é tudo o que conhecem — e tudo o que lhes é permitido conhecer. Mas J suspeita da existência de algo mais fora dali, para além da Torre em que vive, algo que não querem que ele veja. Enquanto isso, do outro lado da floresta, em um internato muito parecido com o de J, uma jovem chamada K vem se fazendo as mesmas perguntas. Ao investigar os mistérios por trás de suas estranhas escolas, talvez os dois acabem descobrindo algo… que não deveriam. (Resenha: Inspeção – Josh Malerman)

Opinião: Josh Malerman amadureceu e Inspeção é a prova de um autor versátil capaz de nos surpreender com uma trama completamente diferente dos livros que marcaram o começo de sua carreira. Com uma pegada meio distópica, partindo de uma premissa simples e um enredo desenvolvido de forma muito básica, Inspeção prima pela qualidade do que discute nas entrelinhas, com uma profunda crítica social com viés político.

A Parentalidade comanda o instituto em que vinte e seis garotos são criados, totalmente isolados do mundo. Seu fundador, conhecido como P.A.I., acredita, e transformou isso em um artigo de constituição, que o desenvolvimento intelectual é prejudicado quando se há o contato com o sexo oposto. Logo, os garotos foram criados desde bebês sem nenhum contato com mulheres. Para eles, só existe o mundo na torre em que vivem, cercados por um jardim e nada há além da copa daquelas árvores. Não muito longe dali uma torre idêntica abriga as meninas, criadas da mesma forma e comandadas pela figura da M.Ã.E. Assim se delineia o thriller psicológico com fortíssimas doses de tensão que Malerman entrega aos leitores.

O ponto alto de Inspeção é tudo o que é discutido implicitamente na história. O autoritarismo se faz presente desde as primeiras páginas e, mesmo acreditando viverem a melhor vida do mundo, afinal só conhecem aquilo, os meninos que protagonizam mais da metade da narrativa se encontram em um estado latente de tensão. A tal liberdade que gozam vagando pelos corredores e sendo estimulados a todo momento a desenvolverem suas habilidades intelectuais rumo à genialidade, é posta à prova diariamente ao acordarem. É o momento da inspeção, em que nus são avaliados pelos inspetores em busca de algum sinal de estrago. Leia-se por estrago a perda da inocência, a descoberta, por um acidente de percurso, do sexo oposto, ou qualquer indício de que estejam escondendo pensamentos, ideias ou noções de algo que não esteja de acordo com a Parentalidade.

A idolatria dos garotos à figura do P.A.I., tendo nele a imagem do líder que se preocupa, e se sacrifica, unicamente pelo bem deles pode facilmente ser aplicada na atual transformação de líderes políticos ou religiosos em referências de tudo o que é correto. Isolados de tudo, em uma bolha social em que só existe um tipo de informação e educação, não há muito estímulo ao senso crítico. Ali, vive-se a realidade imposta pelo P.A.I. e quem discorda é mal visto pelos companheiros. Quem ousa desenvolver qualquer pensamento que fuja do que é aceito como a verdade absoluta é chamado de “estranho”. E se isso evoluir de forma a ameaçar a unidade da Parentalidade, a pessoa é mandada para o Canto, um local que só lendo para saber o que representa.

A tensão, perceptível a cada avanço da narrativa, atinge o clímax quando a farsa cai por terra. Adolescentes, passando por momentos de transformação, e ajudados por saídas narrativas do autor, os meninos partem para a revolução. Quando a verdade emerge, o lado mais sombrio, sangrento e vingativo torna-se protagonista. O mesmo acontece do outro lado da floresta, na torre feminina. E os dois mundos se encontram. Aqui Malerman surpreende os leitores com um banho de sangue e carnificina dignos das melhores histórias do gênero.

Despida de sua metáfora, a história de Inspeção tem muito do nosso mundo e suas verdades absolutas proclamadas em alto e bom som por líderes, ideologias e grupos político-religiosos. A intolerância com o pensamento diverso e a busca por criar bolhas homogêneas em que somente o que se fala ali é o correto e verdadeiro encontra similaridades assustadoras com o experimento da Parentalidade. Em uma narrativa ágil e com fôlego de sobra para prender a atenção, Josh Malerman produziu uma de suas melhores obras. Inspeção tem elementos e ingredientes de sobra para agradar a diversos gostos, além de um enredo atual demais para ser ignorado como simples ficção.

Compre na Amazon

//

Do Autor leia também:

Malorie

Inspeção

Uma Casa no fundo de um Lago

Caixa de Pássaros

O Autor: Josh Malerman é um autor americano e o vocalista da banda de rock The High Strung. Atualmente vive em Ferndale, Michigan. Malerman primeiro começou a escrever enquanto na quinta série, onde ele começou a escrever sobre um cão que viaja no espaço. Desde então, ele já escreveu vários romances inéditos e seu romance de estreia Caixa de Pássaros foi publicado no Reino Unido e nos Estados Unidos em 2014 para muito aclamado pela crítica.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Jogo da Mentira – Ruth Ware
Próximo artigoResenha: Serotonina – Michel Houellebecq
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta