Resenha: Um acordo e nada mais - Mary Balogh

Sinopse Editora Arqueiro: Embora Vincent, o visconde Darleigh, tenha ficado cego no campo de batalha, está farto da interferência da mãe e das irmãs em sua vida. Por isso, quando elas o pressionam a se casar e, sem consultá-lo, lhe arranjam uma candidata a noiva, ele se sente vítima de uma emboscada e foge para o campo com a ajuda de seu criado. No entanto, logo se vê vítima de outra armadilha conjugal. Por sorte, é salvo por uma jovem desconhecida. Quando a Srta. Sophia Fry intervém em nome dele e é expulsa de casa pelos tios sem um tostão para viver, Vincent é obrigado a agir. Ele pode estar cego, mas consegue ver uma solução para os dois problemas: casamento. Aos poucos, a amizade e o companheirismo dos dois dão lugar a uma doce sedução, e o que era apenas um acordo frio se transforma em um fogo capaz de consumi-los. No segundo volume da série Clube dos Sobreviventes, você vai descobrir se um casamento nascido do desespero pode levar duas pessoas a encontrarem o amor de sua vida. (Resenha: Um acordo e nada mais – Mary Balogh).

Opinião: Sempre achei um desafio escrever romances de época, nessas histórias os autores precisam mergulhar profundamente nos costumes do tempo que estão escrevendo, de forma a criar uma história em que o leitor seja transportado no tempo para viver tudo aquilo que hoje é tão distante pra nós. Por sorte, atualmente temos tido autores fazendo isso de forma magistral e com a Mary Balogh não está sendo diferente. A série Clube dos Sobreviventes está sendo deliciosa de ler, cativa o leitor e nos leva a conhecer um pouco mais dos costumes de uma época tão longe da nossa realidade. Na resenha do primeiro volume da série, que você pode ler clicando abaixo, expressei toda minha ansiedade com esse segundo livro e as expectativas continuam lá no alto para mergulharmos ainda mais nas histórias que estão por vir.

Conheça a série Clube dos Sobreviventes da autora Mary Balogh

A série gira em torno de um grupo de amigos que sofreram algum tipo de perda durante a guerra e decidiram se reunir anualmente para manter vivo os laços de amizade. No volume 2, Um acordo e nada mais, conhecemos a história de Vincent, um jovem que ficou cego e está prestes a se casar forçadamente pela família. Do outro lado, Sophia, precisa arrumar um jeito para sair da casa dos parentes que se recusam a notar a sua existência. Duas histórias, dois dramas… e um acordo que irá selar pra sempre a vida de ambos.

Já no primeiro livro vemos que Vincent, apesar de não enxergar, consegue, através de outros sentidos fazer isso praticamente passar despercebido para nós que estamos acompanhando a sua trajetória. Sophia, por outro lado, vive em uma espécie de bolha da invisibilidade e o trabalho da autora nos faz enxergar isso de forma primorosa. A protagonista foge um pouco dos padrões de heroínas que encontramos nesse tipo de livro, o maior desafio da jornada dela é encontrar o que tem de melhor em si mesma, depois de tanto tempo sendo rejeitada por todos que a cercam. Confesso pra vocês que achei esse desenvolvimento muito cativante, pois é mais fácil de identificarmos um pouco de tudo que ela vive em nossa própria história.

Por ser uma história que precisa de mais corpo para desenvolver o enredo, em alguns momentos o livro fica um pouco arrastado, diferente da pegada mais ágil do primeiro volume. É uma leitura de passagem para os próximos volumes da série, que ajuda o leitor a conhecer um pouco mais dos personagens que estão por vir, mas no geral é um enredo morno, sem grandes suspiros pela paixão dos protagonistas. É um livro excelente, mas sem grandes emoções. Os protagonistas são cativantes, mas no decorrer da história, nos envolvemos mais com os dramas de cada um individualmente do que com o romance dos dois em si.

Um acordo é nada mais é uma leitura agradável, não supera o brilhantismo do primeiro volume, mas não fica devendo. Continua instigando o leitor a esperar o próximo volume e continuar essa jornada em busca da felicidade junto aos sobreviventes. Uma dica: diferente de outras séries, é importante ler o primeiro volume antes desse livro para não atropelar a história.

O próximo volume da série Clube dos Sobreviventes, Uma Loucura e Nada Mais, está previsto para ser lançado no Brasil no primeiro semestre de 2019.

Avaliação: 4 / 5 estrelas.

Sobre a autora: Mary Balogh nasceu e foi criada no País de Gales. Ainda jovem, mudou-se para o Canadá, onde planejava passar dois anos trabalhando como professora. Porém ela se apaixonou, casou e criou raízes definitivas do outro lado do Atlântico. Sempre sonhou ser escritora e tinha certeza de que, no dia em que escrevesse um livro, ele seria ambientado na Inglaterra do Período da Regência. Quando sua filha mais nova tinha 6 anos, Mary finalmente encontrou tempo para se dedicar ao antigo sonho. Depois de três meses, a primeira versão de sua obra de estreia estava pronta. Publicada em 1985, deu a Mary o prêmio da Romantic Times de autora revelação na categoria Período da Regência. Em 1988, ela passou a se dedicar apenas aos livros. Hoje é presença constante na lista de mais vendidos do The New York Times e vencedora de diversos prêmios literários. Sua série Os Bedwyns foi publicada no Brasil pela Arqueiro e já vendeu 100 mil exemplares.

Compre esse livro na Amazon!

Deixe uma resposta