Sinopse HarperCollins: Quando uma tarde de domingo é interrompida pelo som de duas explosões, o agente especial Will Trent e sua namorada, a médica Sara Linton, seguem seus primeiros impulsos: prestar socorro e investigar. No entanto, eles não imaginavam quais seriam as consequências de seguir seus instintos à risca. O cenário piora rapidamente quando, em meio ao caos, Sara é sequestrada. Will, então, precisa encontrá-la enquanto se infiltra na organização terrorista para investigar os ataques. Ele acaba descobrindo segredos que comprometem a segurança de milhares de pessoas. E, entre salvar o país e sua namorada, Will Trent não se decidirá por nada menos que os dois. (Resenha: A Última Viúva – Karin Slaughter)

Opinião: É preciso muito pouco para conseguir reunir um grupo de pessoas dispostas a arriscar a própria vida em nome de uma causa. Principalmente nesses tempos em que as redes sociais e os aplicativos de envio de mensagens garantem que um vídeo, um discurso, uma ideia ou a mais maluca das teorias da conspiração sejam farta e amplamente distribuídas. É uma das formas para se atingir pessoas com pensamentos parecidos. Ou para arregimentar indivíduos descrentes no sistema. Desesperados por melhorar sua condição. Ou movidos por fanatismo, preconceito, racismo, xenofobia.

A partir de uma interpretação bem pessoal da Constituição norte-americana, somada a ideias próprias que mesclam todo o tipo de verborragia e preconceito que vem movimentando o mundo nos últimos tempos, um pequeno grupo de homens, liderados por ex-integrantes do exército e reunindo garotos com pouco mais de dezoito anos, decide que chegou a hora de dar um basta. Sem fé na política e nos políticos, levando a interpretação da Bíblia a níveis absurdos e movidos pelo sentimento de que é preciso acabar com diversos grupos de minorias eles vão colocar em movimento um plano diabólico capaz de causar danos inimagináveis e atingir com força total o centro de poder nos Estados Unidos. E se nada der certo? Bom, haverá celulares filmando e a mensagem vai chegar a algum lugar.

De forma bem resumida esse é o cerne do thriller A Última Viúva, nono livro da série protagonizada pelo investigador Will Trent e, na minha opinião, um dos melhores da autora Karin Slaughter. Não só por desenvolver de forma magistral e convincente um tema mais que atual, tocando em feridas que ainda estão expostas e vem causando polarizações doentias em diversos países, mas também por ter um ritmo narrativo alucinante e colocar nossos velhos conhecidos personagens em situações bem diferentes do que estamos acostumados na série.

Em A Última Viúva vamos encontrar um Will no auge da dúvida em se entregar ou não à paixão pela médica legista Sara Linton. Ops, mas tem recíproca. Porque Sara ainda sofre pela perda do marido e agora tem a pressão da família que não entende muito bem que tipo exato de relação ela tem com Will. Que os dois se amam é fato, mas ainda há muitas dúvidas internas que os impedem de se entregar um ao outro. Pra tristeza deles, e alegria de nós, leitores sádicos, o empurrãozinho para essa relação deslanchar de vez vai vir através do sequestro de Sara. Com a culpa pesando e uma corrida contra o tempo para garantir seu resgate com vida, Will vai se infiltrar na organização terrorista que sequestrou Sara e tentar desmantelar um plano que pode afetar milhões de vidas.

O ponto alto da obra é o aprofundamento que Slaughter fez das motivações desses pequenos núcleos terroristas. Bem longe de grandes organizações como a Al-Qaeda, a obra se debruça em movimentos locais, motivados tanto pelo racismo, preconceito contra homossexuais ou pela perda de espaço de trabalho para imigrantes quanto por puro e simples ódio. Tudo bem fundamentado em explicações encontradas nas mais loucas interpretações bíblicas ou pelo patriotismo cego. Os discursos dos personagens e as explicações detalhadas que nos são fornecidas são extremamente atuais e nos abrem horizontes inimagináveis de como esse momento que vivemos é, de fato, perigoso.

Publicado em 2019, o livro tem claras inspirações no momento em que os Estados Unidos passavam pela avalanche do governo Donald Trump, com ideias supremacistas e extremistas. Mas a trama acaba por refletir, também, muito das características de divisão e polarização que vem se espalhando pelo mundo, incluindo o Brasil.

Em A Última Viúva, os leitores vão encontrar uma obra viciante com desdobramentos e reviravoltas surpreendentes e seguindo aquele estilo de construção narrativa minuciosa, detalhista e envolvente que tanto caracterizam a autora. Roubando a cena em diversos momentos com suas tiradas sarcásticas, Fatih Mitchel mais que se consolida como uma das melhores personagens da série. E aos que vem acompanhando livro a livro na ordem de publicação, mesmo com o absurdo da editora ter ignorado os livros 5 a 7, fica nítida a evolução dos personagens em uma construção super detalhada e que nos faz íntimos de cada um e também um pouco participantes dessas histórias.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Tríptico (#Will Trent 1)

Fissura (#Will Trent 2)

Gênese (#Will Trent 3)

Destroçados (#Will Trent 4)

Esposa Perfeita (#Will Trent 8)

A Última Viúva (#Will Trent 9)

A Esposa Silenciosa (#Will Trent 10)

A Boa Filha

Ninguém Pode Saber

A Autora: Karin Slaughter é uma das escritoras mais populares e bem-sucedidas do mundo, tendo alcançado o primeiro lugar em listas de mais vendidos em diversos países. Seus livros foram lançados em mais de trinta idiomas, com mais de trinta milhões de exemplares vendidos. Nascida na Geórgia, a autora mora em Atlanta, nos Estados Unidos.

 

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Hell House – Richard Matheson
Próximo artigoResenha: Devoradores de Estrelas – Andy Weir
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta