Sinopse Paralela: Elsie e Ben pareciam ter todo o tempo do mundo: vinte e poucos anos, recém-casados, apaixonados. Entre eles as coisas sempre aconteceram depressa, como uma explosão irrefreável de energia. Elsie só não tinha como saber que o brilho de seu romance seria tão fugaz. Pouco mais de uma semana depois de se casar, Elsie perde Ben em um acidente e sente o futuro se desfazer diante de seus olhos. Só o que resta é um eterno agora, carregado de questões não resolvidas do passado. Para atravessar sua dor, Elsie precisará inevitavelmente olhar para trás. Não só para entender a dimensão de sua perda, mas também para conhecer a nova família que nunca chegou a ter ― e para descobrir, enfim, quem ela se tornou depois de ter seu final feliz interrompido. (Resenha: Para Sempre Interrompido – Taylor Jenkins Reid )

Opinião: “Para sempre interrompido” é o romance de estreia que já indica traços do sucesso que sua autora teria no futuro. Taylor Jenkins Reid se arriscou logo de cara a contar uma história extremamente triste, mas muito reconfortante ao mesmo tempo. Imagine viver um amor avassalador, se casar e perder a pessoa amada em apenas 6 meses. Pois esse é exatamente o enredo desse livro.

Elsie conhece Ben pelas linhas do destino (que, aliás, é bem presente nos 3 primeiros romances da autora) e logo os dois se casam, sem nem antes conhecerem suas respectivas famílias. Porém, Ben acaba morrendo em um acidente e Elsie acaba se afogando em um mar de tristeza, luto e problemas. Casados há apenas uma semana, nem a certidão de casamento ela possui, e o primeiro encontro com a sogra não é nem de longe o ideal.

Em uma narrativa intercalada – que se tornou típica das obras de Reid – entre os meses antes e depois do acidente, o leitor vai descobrindo as facetas desse amor à primeira vista e, também, a dor sentida por Elsie e se ela será capaz de superar a perda do marido. Durante a primeira metade do livro, a autora se encarrega de mostrar o verdadeiro inferno que a personagem está vivendo. Sem um relacionamento muito bom com os pais, tendo que resolver as pendências da morte de Ben com uma sogra não muito fácil de lidar e contando apenas com a ajuda da melhor amiga para se reerguer, Elsie está em seu pior momento.

Porém, Taylor Jenkins Reid faz questão de abraçar a personagem (e os leitores também) e mostrar que nem tudo está perdido. Durante a segunda metade, com um salto temporal de dois meses após a morte de Ben, Elsie e a sogra, Susan, começam a se entender e percebem que podem se ajudar a superar o trauma, o luto e a dor.

O livro possui uma forma de contar a história que muito se assemelha aos filmes de sessão da tarde. Isso acaba deixando a história um tanto quanto previsível e fazendo com que os leitores já saibam praticamente tudo que irá acontecer apenas lendo a sinopse. Não é um ponto necessariamente ruim. A pessoa que está precisando receber o tipo de mensagem que o livro transmite vai saber facilmente que essa é uma ótima pedida de próxima leitura.

E esse é exatamente o ponto que deve-se chegar ao terminar essa leitura. “Para sempre interrompido” foi o primeiro livro publicado de Taylor Jenkins Reid e é possível enxergar claramente uma melhora imensurável em sua escrita. É injusta a comparação deste com, por exemplo, Daisy Jones and The Six. São livros diferentes, com propostas diferentes, escritos em momentos diferentes e por autoras diferentes. Sim, porque, obviamente, a Taylor Jenkins Reid que escreveu “Para sempre interrompido”, não é a mesma que escreveu “Amor(es) verdadeiro(s)”, que não é a mesma que escreveu “Malibu renasce”. O crescimento de Taylor como autora é inegável e muito bonito de se ver (ou ler, rs) em todas as suas obras.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Malibu Renasce

Amor(es) verdadeiro(s)

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Depois do Sim

Para Sempre Interrompido

A Autora: Taylor Jenkins Reid nasceu em Acton, Massachusetts. É autora de Forever, Interrupted (2013), Em outra vida, talvez? (2015), Daisy Jones and The Six (2019), Os sete maridos de Evelyn Hugo (2019), Amor(es) verdadeiro(s) (2020) e Malibu Renasce (2021). Mora em Los Angeles com o marido, a filha e o cachorro.

Compartilhar
Artigo anteriorJane Harper
Próximo artigoResenha: Força da Natureza – Jane Harper
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

Deixe uma resposta