Resenha: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Sinopse Paralela: Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas. (Resenha: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo)

Opinião: O imaginário popular faz das grandes atrizes de Hollywood pessoas quase perfeitas, exemplos a serem seguidos por sua extraordinária beleza, sucesso, riqueza e poder de sedução. Principalmente se pensarmos no período que compreende dos anos 1950 ao fim da década de 1990. Bem antes da internet se popularizar e as redes sociais derrubarem fronteiras e privacidades, atrizes de cinema eram estrelas que estampavam capas e páginas de revistas, influenciavam as pessoas e despertavam os sonhos de glamour em diversas meninas. Evelyn Hugo é uma dessas atrizes.

Consagrada no cinema, vencedora do Oscar, dona de uma trajetória de sucesso sem igual, Evelyn Hugo é uma das maiores, senão a maior, atriz viva. Sua vida foi um furacão a alimentar as colunas sociais por seus nada menos do que sete casamentos. Atores, diretores, produtores. Evelyn desposou gigantes da indústria do cinema e construiu uma carreira sólida, sempre sabendo muito bem se levantar nos momentos em que os obstáculos se colocavam à sua frente. Com a idade veio a reclusão. Avessa à entrevistas, sua biografia se resume ao que jornais e revistas publicavam ao longo de sua carreira. Isso muda quando ela decide contar sua vida para uma jovem jornalista. A missão da escolhida, Monique, será escrever a biografia oficial. Com todos os detalhes. Sem censura. Mas com compromisso de colocar a verdade de forma que ela seja bem entendida e interpretada sempre da forma mais correta e fiel.

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo é um dos livros sensação entre os leitores desde seu lançamento no Brasil, e não é por menos. A personagem Evelyn é fascinante e a narrativa de sua vida envolve os leitores em um mundo real muito distante dos holofotes. Nem tudo é glamour e luxo no cotidiano de Hollywood. Muito menos foi assim lá nos anos 1960 quando ela começou sua carreira. E é isso que a obra vai mostrar sem floreios. A trajetória de uma mulher em busca da realização de seu sonho. Uma trajetória que precisou vencer a sociedade conservadora e machista da época, os assédios, o jogo de poder de quem manda mais, as mesquinharias e vinganças de bastidores e um amor verdadeiro, sincero e proibido.

“Não ignore metade do que eu sou só para colocar um rótulo em mim…”

Evelyn Hugo é uma mulher forte e decidida. Em nenhum momento de sua vida ela titubeou ao se deparar com os desafios e, principalmente, com os obstáculos e quedas. A sucessão de capítulos, e maridos, vai desvendando alguém que sabia exatamente onde queria chegar e não media esforços para isso, mas que ao mesmo tempo renunciou a muita coisa em nome de sua paixão verdadeira. Não sei se Evelyn é o exemplo de mulher, simplesmente porque ela é falha como todos nós. Alguns de atos são nobres, gentis, desprendidos. Outros são questionáveis e talvez fossem julgados sem dó nas redes sociais de hoje. É esse conjunto que faz dela uma personagem, ops, uma mulher tão incrível. Porque a autora criou alguém real. Com acertos e erros. Tanto quanto eu ou você.

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo sutilmente investiga também o poder de nossas decisões. Ao deixar de lado certos caminhos para trilhar outros, Evelyn se distancia do que mais importante ele teve em sua vida. Isso custa um preço, lá na frente. Mas também aprendemos que sempre há tempo para viver aquilo que desejamos. Basta ter coragem. No fim, pode-se dizer que o livro mergulha fundo na alma humana. Desnuda-se uma mulher tão igual a tantas outras. Talvez a nossas mães, avós, filhas, amigas, vizinhas… Toda mulher tem um pouco da Evelyn. Seja na persistência, na garra, nos preconceitos vencidos, nas lutas diárias para se impor, nos assédios, nas humilhações, na glória, na alegria…

“A gente pode lamentar algumas coisas sem necessariamente se arrepender delas.”

A escrita de Taylor Jenkins é fluida e apesar de um ou outro trecho deixar a leitura um pouco lenta, principalmente no começo, assim que a trama engata de vez, é impossível abandonar a leitura. Vale destacar que há muitos segredos e revelações nessa história, e isso inclui absolutamente todos os personagens. Não se deixem enganar achando que se trata somente de uma atriz falando com um jornalista qualquer. Existem motivos, mistérios e reviravoltas de sobra nesse livro. E os maridos? Foram exatamente isso. Maridos. Evelyn foi maior que todos. Eles passaram. Ela ficou. E conseguiu viver da melhor forma possível o seu grande amor.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Malibu Renasce

Amor(es) verdadeiro(s)

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Depois do Sim

Para Sempre Interrompido

A Autora: Taylor Jenkins Reid é autora de One True Lovers, After I Do, Forever, Interrupted e Os Sete Maridos de Evelyn Hugo. Seus romances foram indicados como melhores livros de verão pela People, pela Cosmopolitan, pela Glamour, pelo Buzzfeed, pelo Goodreads e outros veículos. Ela mora em Los Angeles com o marido, a filha e o cachorro.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Changeling – Victor LaValle
Próximo artigo‘Mochileiro das Galáxias’ ganha edição especial em capa dura
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta