Sinopse Suma: A guerra está declarada contra as aranhas que ameaçam varrer a raça humana do mapa. A única coisa mais aterrorizante que milhões de aranhas é a ideia de que todas elas trabalham em conjunto. A primeira onda devorou milhões de pessoas, a segunda fez hospedeiros e criou locais seguros para suas rainhas. Agora o governo precisa correr contra o tempo para impedir a chegada da terceira onda. A presidente dos Estados Unidos e a alta cúpula militar defendem estratégias opostas: matar as aranhas a qualquer custo, sem se importar com o preço de vidas humanas perdidas, ou esperar que os cientistas cheguem a uma solução melhor pesquisando essas criaturas ancestrais. O mundo está à beira do apocalipse. Mas qual ameaça é mais perigosa ― as aranhas ou a sede de poder de quem deseja reinar sobre o caos? Preparem-se: o Dia Zero chegou. (Resenha: Dia Zero – Ezekiel Boone)

Opinião: O capítulo final do apocalipse das aranhas, Dia Zero, encerra com chave de ouro uma das melhores séries de terror dos últimos tempos, mesmo com minha decepção com o volume dois, A Expansão. Ezekiel Boone conseguiu unir todas as dezenas de histórias paralelas e dar fim a cada uma de forma satisfatória, além de apresentar um bom desfecho para a ameaça aracnídea.

Aos que não se lembram bem, vamos a alguns pequenos spoilers, mas que não prejudicam ou entregam nada de importante para quem não leu nenhum livro e está se aventurando por essa resenha… A Colônia abriu a trilogia trazendo um surto de aranhas impossível de ser controlado, até porque elas vêm com força total dizimando tudo que encontram pelo caminho, principalmente nós, humanos. Sua sequência, A Expansão, trouxe uma segunda onda de aranhas e deu a deixa de que havia certa coordenação entre a atitude das pequenas. E assim chegamos ao Dia Zero.

O livro já começa em ritmo frenético e essa é uma das suas maiores qualidades. É ação o tempo inteiro com cenas bem desagradáveis para quem se dispor a imaginar o que está sendo descrito. Na corrida para salvar a humanidade, o grupo de cientistas busca desvendar o segredo que move essas aranhas contando com a ajuda de inusitados personagens e suas habilidades nerds. Paralelo a tudo isso, os Estados Unidos estão em guerra política e a presidente Pilgrim corre riscos de sofrer um golpe. Siiiim, Ezekiel Boone trouxe intrigas políticas para apimentar ainda mais a história.

Falar mais do isso é começar a entregar a trama. Vale ressaltar que uma das coisas que mais me irritou e decepcionou no volume dois, A Expansão, ainda se faz presente em Dia Zero, mas de forma um pouquinhozinho mais contida: a quantidade de tramas paralelas sem sentido. O livro peca na quantidade de histórias que não fazem a menor diferença para o conjunto da história principal. E sério, me pergunto qual o objetivo do autor com isso? Apenas mostrar dramas de pessoas “comuns”? Algumas páginas a menos, com personagens terciários a menos, faria uma boa diferença…

Os núcleos secundários que se unem aos protagonistas na busca pela eliminação das aranhas seguem no mesmo ritmo que estamos acostumados. Eles foram bem apresentados ao longo das obras anteriores, sobrando bastante espaço para o foco na ação e na adrenalina. Ainda há algumas reflexões e, em alguns casos, detalhamentos excessivos de pensamentos ou rotinas, mas também não vou ser o chato a criticar tudo.

Dia Zero, e a trilogia como um todo, trouxeram novos ares para o terror que envolve animais. Faz muito tempo, tanto que não me lembro quanto, que não vejo um lançamento do gênero explorar animais. E de forma original e bem construída. Tudo que envolve o processo de descoberta, nascimento, expansão e domínio das aranhas sobre a Terra foi minimamente bem desenvolvido e com ótimas explicações. Cada etapa de evolução foi bem explicada pelos cientistas. Houve um cuidado em fazer tudo parecer crível e real demais. Ponto positivaço! Some-se a isso um estilo narrativo gostoso de se ler e com algumas tiradas de humor e ironias boas de serem apreciadas. É uma série de terror deliciosa de ser devorada, com o perdão do trocadilho.

Compre na Amazon

//

Do Autor leia também:

A Colônia – The Hatching #1

A Expansão – The Hatching #2

Dia Zero – The Hatching #3

O Autor: Ezekiel Boone mora no norte do estado de Nova York, com a esposa, os filhos, e dois cachorros desobedientes. A Colônia é seu livro de estreia.

 

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Entrevista com o Vampiro – Anne Rice
Próximo artigoResenha: O Inverno da Bruxa – Katherine Arden
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta