Sinopse Globo: Alice e Jake são recém-casados com um futuro promissor. O elo que os une parece se fortalecer ainda mais quando recebem um convite para se juntar ao Pacto, um misterioso e glamouroso grupo de casais que, por meio de um código de regras e reuniões sociais, promete manter os relacionamentos saudáveis e duradouros. O que a princípio parece ser o ambiente perfeito para o início da vida a dois logo se mostra uma experiência perigosa, onde nada é exatamente o que parece e que fará com que ambos questionem o verdadeiro significado do “felizes para sempre”. (Resenha: O Pacto – Michelle Richmond)

Opinião: Reza a tradição que o matrimônio que Deus uniu o homem não será capaz de separar. E assim, por sucessivas gerações, o casamento vem sendo encarado como algo sagrado e indestrutível ao mesmo tempo em que o divórcio, motivado por conflitos, brigas, abusos ou pelo fato de o amor não ser tão eterno assim, imperar e assegurar seu espaço na sociedade. Agora, se algum de vocês, ao se casar, pudesse garantir que a relação duraria até a morte… Vocês topariam?

O Pacto é um suspense original sobre como garantir que os casamentos não sofram nenhum desgaste ou terminem. É uma espécie de sociedade secreta. Uma seita que atrai casais, logo que dizem o “sim”, para se tornarem membros e a partir de uma série de regras e imposições, garantirem que o casamento não terminará. Sob hipótese alguma!

Assim, vamos acompanhar o drama de Alice e Jack, o jovem casal que vai topar entrar para O Pacto sem entender bem quais as consequências, até funestas, que esse aceite poderá trazer. Porque não basta simplesmente levar sua vida do jeito normal. As regras n’ O Pacto são rígidas a ponto de exigir presentes mensais, viagens de tempos em tempos, confraternizações com o grupo de membros também a intervalos de tempos, ligações telefônicas com obrigação de se atender rapidamente etc. etc. etc. E os membros são vigiados. Ah, e descumprir regras traz punições. Cada vez piores. Cada vez mais fora do comum.

A partir de uma narrativa viciante e frenética, Alice e Jack vão nos conduzindo pelas profundezas d’O Pacto e suas loucuras. À medida que o casamento dos dois é posto à prova, mais pelos estresses normais do cotidiano do que pelo fim de amor, eles começam a ser vítimas das punições, que podem chegar a torturas físicas e confinamento em um centro especial da sociedade, localizado no meio do nada e inacessível a pé. E o mistério em torno dessa seita vai só aumentando à medida que alguns segredos vão sendo revelados. Algumas mortes de antigas esposas começam a soar suspeitas ou convenientes demais. Alguma coisa parece errada demais dentro desse lugar. O que Alice e Jack não sabiam é que após entrar para O Pacto não é mais possível sair.

Meus amigos…. Que livro! Michelle Richmond conseguiu mexer comigo provocando reações bem conflitantes. Primeiro porque a trama é interessantíssima e muito original. Nunca li nada parecido. Além do fato do estilo narrativo ser muito envolvente, resultando em um suspense em que vamos devorando as páginas. Por outro lado, contudo, muitas das situações soaram surreais demais para uma trama que buscava a todo momento se sustentar na realidade. Eu sei que tudo é ficção, mas a história envolveu demais pelo lado do mundo real e em certos momentos fiquei me questionando se a autora não havia exagerado demais no poder de influência desse pacto.

Entre exageros e mistérios, suspense e tensão, O Pacto é um thriller que vale demais da conta ser lido. A ideia é muito original, envolvente e nos leva para um desfecho inimaginável e que, de certa forma, acaba por mostrar que o amor é capaz de vencer. Mesmo quando aparentemente acabe perdendo.

Compre na Amazon

A Autora: Michelle Richmond é autora de diversos best-sellers e em 2014 recebeu o prêmio literário Catherine Doctorow. Ela nasceu em Mobile, no Alabama, e atualmente vive com o marido e o filho em São Francisco. O Pacto é seu primeiro livro publicado no Brasil.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Conectadas – Clara Alves
Próximo artigoResenha: Baixo Esplendor – Marçal Aquino
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta