Sinopse Rocco: Há cinco anos, a estudante do ensino médio Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa, em Dexby, Connecticut. Ninguém nunca mais ouviu falar dela e sua família ficou sem respostas sobre quem sequestrou e matou Helena ou o porquê. Quando Seneca Fraiser, de dezoito anos, vê uma postagem desesperada no site Caso Não Encerrado, ela sabe que é hora de mudar isso. Afinal, o desaparecimento de Helena é o motivo de ela ter ficado obcecada por casos não resolvidos e estar nesse site. Determinada a desvendar esse mistério, ela resolve passar o recesso de primavera em Connecticut trabalhando nesse caso junto com Maddy Wright, sua principal conexão do site Caso Não Encerrado. Mas desde o momento em que ela sai do trem, tudo começa a dar errado. Junto com outro usuário do site, Brett, eles vão descobrindo aos poucos os segredos que Helena mantinha até as semanas que antecederam seu desaparecimento. Mas o assassino está por perto… e está determinado a manter esse caso sem solução. (Resenha: Os Amadores – Sara Shepard)

Opinião: Você com certeza já leu, assistiu ou ouviu falar de Pretty Little Liars, certo? Pois bem, a autora da série de sucesso voltou ainda melhor com Os amadores. A pegada é mais ou menos a mesma. Adolescentes, dramas, assassinato e mistério, tudo muito bem dosado. Porém, é mais empolgante e (muito) mais elaborado.

Somos apresentados a um grupo de jovens que se conhecem através de um site de casos não encerrados e resolvem se unir para tentar solucionar a morte da irmã de um deles. De início, você pode até pensar “que coisa mais irreal, adolescentes tentando resolver crimes”, mas é aí que está a genialidade de Sara Shepard.

Ela não nos empurra uma narrativa forçada e sem limites, com heróis e heroínas imbatíveis e respostas rápidas. Temos protagonistas jovens, com suas limitações e com a total ciência de que não são policiais ou detetives. É muito interessante perceber como a autora nos entrega exatamente o que se propôs com o título “Os amadores”. Porque é exatamente isso que Seneca, Aerin, Maddy, Brett e Madison são.

O mistério inserido desde o primeiro capítulo é tão intrigante que é impossível parar de ler até chegar ao fim (sim, li as 320 páginas em um dia, rs). Isso sem contar com os personagens, que são extremamente bem construídos e REAIS – e isso foi o mais importante pra mim durante essa leitura. Você consegue se conectar e sentir o drama de cada um, entender suas atitudes e sofrer com eles também.

Aqui podemos ver um grande avanço na escrita de Sara Shepard. É uma história voltada para o público jovem, mas escrita de uma forma bem mais madura e cativante que os livros de Pretty Little Liars.

O plot final é totalmente inesperado, e quando acontece você fica pirado com o quanto aquilo estava embaixo do seu nariz o tempo todo. Além de deixar uma brecha muito interessante para os próximos 2 livros dessa trilogia (que eu já estou aguardando ansiosíssimo).

O livro acabou ficando com 4.5 estrelas, porque algumas coisas se encaixaram um pouco rápidas demais na hora no final. Mas isso não atrapalhou a experiência de acompanhar essa investigação incrível.

Com um quê de Scooby Doo e Nancy Drew, Os amadores tem tudo para cair no gosto dos jovens (e, me arrisco a dizer, até dos adultos também) que estão procurando uma leitura rápida, fácil e divertida e curtem um bom romance policial com a pegada da era digital.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

Os Amadores

As Elizas

A Autora: Sara Shepard já sonhou em ser estrela de novela, designer de Lego, cineasta, geneticista e editora de moda, mas quando cresceu virou escritora mesmo. Ela se formou na Universidade de Nova York e é mestre em escrita criativa pela Brooklyn College. Atualmente, vive em Tucson, Arizona, com o marido e três cães indisciplinados. A série Pretty Little Liars, inspirada em sua infância e adolescência passadas em uma das cidades mais abastadas da Filadélfia, foi vendida para vários países e também adaptada com sucesso para a televisão.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett
Próximo artigoResenha: O Homem de Lata – Sara Winman
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta