Sinopse Faro Editorial: Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. Até que um dia algo muito maior que uma grande amizade cresce entre eles. Mas então, avançamos cerca de uma década nesta história e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael não está mais por perto. O que leva à pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta é quase uma história de amor. Mas seria muito simples defini-la assim. (Resenha: O Homem de Lata – Sara Winman)

Opinião: Desde a primeira vez que botei os olhos nesse livro eu já sabia que ia gostar. Só não imaginava que gostaria tanto. Nunca tinha lido nada da Sarah Winman antes e nem ouvido falar dela. O homem de lata foi o primeiro contato com ela e já foi absurdamente perfeito.

Até você pegar o ritmo e sacar o que está acontecendo, quem são aquelas pessoas e onde estão, o livro pode parecer um pouco perdido. Narrado através de fluxos de pensamentos e misturando diversos episódios do passado com o presente, Sarah Winman nos enlaça numa belíssima e encantadora história. A escrita é muito bonita – chegando até a ser poética muitas das vezes – e consegue abordar tão bem uma montanha de sentimentos, traumas e acontecimentos em APENAS 160 páginas.

Os personagens são muito bem trabalhados (inclusive os secundários) para fazer com que o leitor se identifique com todos eles em algum momento da narrativa. O livro toca diversas vezes em questões muito pessoais de uma forma muito direta e única. Às vezes pode até parecer vulgar mas, na verdade, é simples e realista.

Em alguns momentos, me lembrou um pouco O segredo de Brokeback Mountain – tanto o livro, quanto o filme – por trazer um romance gay tão natural em uma época ainda tão cheia de preconceitos e dificuldades para a comunidade LGBTQIA+.

É uma história sobre o tempo e sobre a importância de saber aproveitar cada segundo de felicidade e não deixar as oportunidades irem embora, correr atrás do que você realmente deseja e acredita. Um livro muito atemporal e reflexivo, que com certeza vai melhorar ainda mais nas releituras. É um texto riquíssimo e vale a pena ser lido e recomendado.

Ao mesmo tempo, é tão cheia de detalhes e reviravoltas (assim como a vida, não é mesmo?!) que fica difícil falar muito mais sobre ela sem deixar escapar nenhum spoiler. Então, fica aqui a recomendação de um pequeno grande livro que ficou com 5 estrelas e, sem dúvidas, favoritado!

Compre na Amazon

A Autora: Sarah Winman nasceu em 1964 na Inglaterra e é uma atriz e escritora.Em 2011,seu romance de estreia tornou-se um best-seller internacional e ganhou vários prêmios , incluindo New Writer of the Year no Galaxy National Book Awards. O Homem de Lata também está concorrendo a diversos prêmios, e segue como finalista do Costa Novel Of the Year do ano de 2017.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Os Amadores – Sara Shepard
Próximo artigoResenha: A Morte da Sra. Westaway – Ruth Ware
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

Deixe uma resposta