Sinopse Record: Ainda arrasado após a perda da esposa, Tom Kennedy se muda com o filho Jake para o pacato vilarejo de Featherbank, em busca de um recomeço mais do que necessário. Mas Featherbank tem um passado tenebroso. Vinte anos antes, um pervertido assassino em série sequestrou e matou cinco meninos. Até finalmente ser pego. O assassino era conhecido como “O Homem-Sussurro”. Claro, um crime antigo não deveria incomodar Tom e Jake, que pretendem tão somente se estabelecer na nova casa. Só que agora outro garoto desapareceu. E, depois, Jake começa a agir de modo estranho. Ele diz que ouve um sussurro na janela… (Resenha: O Homem-Sussurro – Alex North)

Opinião: Apesar de não trazer nenhuma reviravolta marcante ou plot twist de tirar o fôlego, O Homem-Sussurro, lançado com uma barulhenta campanha de marketing em 2019 pela editora Record, tem uma construção interessante, curiosa e que prende a atenção dos leitores entre o suspense e o flerte com o sobrenatural.

Em O Homem-Sussurro, Alex North, pseudônimo de um autor conhecido, vai trilhar o tradicionalíssimo caminho de uma série de crimes não solucionados totalmente. Neste caso, crianças raptadas e cruelmente assassinadas em uma pacata cidadezinha. O criminoso vai preso, mas um dos corpos jamais é encontrado. Esse “fantasma” vai perseguir o investigador Pete pelo resto de sua vida. Só que os sequestros voltam a acontecer vinte anos depois e é aí que o livro vai se debruçar. Paralelamente, acompanhamos a chegada à cidadezinha de um pai, viúvo, com seu filho. Eles buscam um recomeço em outra casa, outro local. Mas o garotinho, Jake, é rodeado de mistérios. Ele conversa com uma amiga imaginária. Ele ouve sussurros vindos da janela…

Se a porta aberta você deixar, o sussurro por ela vai entrar.

A trama de O Homem-Sussurro se subdivide em histórias paralelas entre seus personagens. A ligação vai acontecer em algum momento, mas o interessante aqui é que o autor desenvolveu minuciosamente as tortuosas trajetórias de vida de cada personagem. O cuidado na parte do drama familiar se destaca mais, na minha opinião, do que o mistério em si. No fundo, o mistério que envolve o rapto atual das crianças também vai passar por traumas de infância que vão moldar personalidades. Alex North criou um suspense dramático. Cada peça vai se encaixando para construir perfis psicológicos que vão atuar no desenrolar da história.

A família protagonista, Tom e seu filho Jake, traz na bagagem a tentativa do recomeço após a morte da mãe. Jake é o garoto que encontrou o corpo dela. Ele conversa com uma menina que ninguém mais vê. Ele faz desenhos misteriosos. Ele tem o comportamento de um menino que precisa de carinho porque algumas das bases que o sustentam não existem mais. Enquanto seu pai, Tom, precisa desesperadamente superar a perda da esposa para, justamente, se reconectar com ele, seu filho. Mas Tom tem fantasmas da infância, lembranças de um pai alcoólatra, que ainda perturbam seu sono. Essa família em si já carrega uma construção minuciosa e pra lá de interessante no livro. Ponto altíssimo do autor. Mesmo nos momentos em que exagera nos desarranjos familiares e força a barra em alguns comportamentos.

Em outra ponta, temos o investigador Pete e sua busca por quem decidiu retomar os crimes antes perpetrados pelo homem-sussurro. O fato de o corpo de um garoto ainda não ter sido localizado, mesmo vinte anos depois, ainda atormenta os sonhos de Pete. E agora, ele não quer deixar nada escapar. Aqui também encontramos um personagem complexo cuja vida trilhou altos e baixos e que o passado ainda é um livro em aberto. Essas mesmas características de passados mal resolvidos vão caracterizar mais personagens, incluindo os responsáveis pelos mistérios a serem solucionados. As motivações são claras e bem explicadas. E vale ressaltar, a todo momento O Homem-Sussurro flerta com o sobrenatural. Embora passe longe de ser um livro de terror, a obra faz insinuações com o sinistro criando cenas interessantes de tensão e medo. E as explicações para isso também vão ser muito bem dadas e, em certo aspecto, bem pensadas.

Longe de ser um suspense marcante, O Homem-Sussurro tampouco é um livro ruim. Ele se encaixa ali no meio termo em que a leitura é agradável e o conjunto da obra é bem escrito, bem desenvolvido e bem amarrado. Como disse, o drama que permeia seu elenco me chamou mais atenção do que o suspense em si, e aí reside uma qualidade notável que faz desse livro uma obra que merece muito ser lida. Mais do que um thriller de caça a um assassino, O Homem-Sussurro é uma história sobre acertos de contas e recomeços.

Compre na Amazon

O Autor: Alex North é o pseudônimo de um conhecido autor inglês. Ele nasceu em Leeds, na Inglaterra, onde vive com a esposa e o filho. Estudou Filosofia na Universidade de Leeds e, antes de se tornar escritor, trabalhou no Departamento de Sociologia. Embora sempre tivesse interesse em histórias de arrepiar, assustadoras, ele não se lembra de ter nenhum amigo imaginário e sinistro quando criança. Mas não pode garantir o mesmo em relação à vida de adulto. O Homem-Sussurro, o primeiro thriller que escreveu sob esse pseudônimo, foi um verdadeiro êxito internacional, tendo os seus direitos vendidos para mais de 20 países.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Minha Sombria Vanessa – Kate Elizabeth Russell
Próximo artigoResenha: As Sombras de Outubro – Søren Sveistrup
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta