Resenha: O Aprendiz de Assassino – Robin Hobb

Sinopse Suma: Fitz tem seis anos de idade quando seu avô o joga aos pés de um guarda real e anuncia que a partir de então o pai deve cuidar do bastardo que produziu ― e o pai de Fitz é ninguém menos que Chilvary Farseer, o príncipe herdeiro dos Seis Ducados. Excluído pela realeza, mas importante demais para ser abandonado, Fitz é criado à sombra da corte, protegido pelo mestre dos estábulos e crescendo em meio aos criados e plebeus da Cidade de Torre do Cervo. No entanto, um bastardo real é uma peça perigosa, e o rei Shrewd não demora a convocá-lo. Carregando no sangue a magia ancestral do Talento e uma habilidade ainda mais instintiva de se comunicar com os animais, Fitz passa a ser treinado para se tornar um assassino a serviço do rei. Quando saqueadores selvagens começam a atacar as regiões costeiras dos Seis Ducados, Fitz recebe sua primeira missão. Embora alguns o vejam como uma ameaça, o jovem bastardo vai provar que pode ser a chave para a sobrevivência do reino. (Resenha: O Aprendiz de Assassino – Robin Hobb)

Opinião: Boas sagas de fantasia costumam reunir alguns elementos-base, quase clichês, que são fundamentais para seu sucesso junto aos leitores. O livro de abertura d’A Saga do Assassino, de Robin Hobb, combina todos esses elementos para gerar uma trama em que as intrigas político-palacianas acompanham o crescimento e amadurecimento de um jovem bastardo que pode ser a solução de muitos problemas do reino.

O Aprendiz de Assassino é o típico livro introdutório de uma história maior. Sua primeira metade é focada na apresentação do protagonista, o bastardo Fitz, entregue pelo avô nas portas do reino para que o pai verdadeiro o assumisse. Abdicado do trono, seu pai está isolado e cabe a um fiel criado dar conta de sua criação. Assim se passam inúmeros capítulos em que vamos desvendando através dos seus olhos o cotidiano de um reino à beira de enfrentar gigantescos problemas. Quando o rei decide lhe conferir uma educação mais à altura sem, no entanto, reconhecê-lo como membro da família, a vida de Fitz dá uma guinada e ele vai sendo introduzido nos costumes nobres. Treinado para ser um assassino, alguém que elimina obstáculos.

Em um segundo momento, da metade final do livro, temos a política entrando em cena a partir dos acordos nupciais, disputas pelo trono, assassinatos e tentativas de traição e um clima de tensão crescente com o reino ameaçado por invasões de saqueadores. Aqui a história flui melhor e ganha um ritmo de mais ação. Somos envolvidos pra valer naquilo que certamente vai se desenrolar a partir do volume dois.

O Aprendiz de Assassino é o típico livro que se não encanta e enche os olhos, também não possui defeitos que nos façam repeli-lo. Seu maior problema, na minha visão, é a quantidade de páginas desperdiçadas em detalhamentos que não acrescentaram em nada na história em detrimento de muita subtrama que poderia ter sido mais explorada e esmiuçada. Isso faz o livro ter altos e baixos com trechos bem chatinhos e outros extremamente envolventes.

Importante destacar que a pegada do livro é quase autobiográfica. Narrado em primeira pessoa por Fitz, a história toda gira em torno do seu crescimento, suas experiências, ideias e frustrações. O reino nos é apresentado sob o seu ponto de vista e em nenhum momento protagoniza a história. A trama política que considero a parte mais interessante envolve diretamente Fitz a partir do momento que ele tem missões a cumprir e é, também, uma pedra no sapato de postulantes ao trono. Então, diferente de muitas outras sagas, aqui não temos uma história sobre um país, um reino ou um lugar mágico. Trata-se de um livro sobre um garoto e sua vida de treinamentos rumo a um futuro ainda incerto.

O Aprendiz de Assassino é uma boa abertura para uma trilogia e deixa claro que tem uma grande história em formação para os próximos volumes. Uma leitura super válida para quem curte tramas meio medievais de batalhas, com muitas intrigas, segredos e ameaças à espreita. Ah, e um protagonista que facilmente nos cativa.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Fúria do Assassino – Saga do Assassino #3

O Assassino do Rei – Saga do Assassino #2

O Aprendiz de Assassino – Saga do Assassino #1

A Autora: Robin Hobb é escritora de fantasia, mais conhecida pela trilogia A Saga do Assassino. Suas obras já foram traduzidas para mais de vinte países e ganharam vários prêmios ao redor do mundo. Atualmente, ela vive em Tacoma, Washington.

Deixe uma resposta