Sinopse Suma: Fitz acabou de sobreviver à sua primeira missão, mas foi por pouco. Fraco e doente, ele está prestes a quebrar seus votos de fidelidade ao rei e fugir da vida que o aguarda na corte, mas tramas sombrias o atraem de volta à Torre do Cervo. O rei está doente e o príncipe-herdeiro precisa assumir a responsabilidade de proteger os Seis Ducados dos constantes ataques dos Salteadores dos Navios Vermelhos, um povo brutal que incendeia vilas e destrói a mente de qualquer aldeão capturado. Apenas Fitz está atento às perigosas armações políticas se espalhando na corte; por isso, o destino do reino pode estar em suas mãos. No entanto, salvá-lo requer o maior sacrifício de todos. (Resenha: O Assassino do Rei – Robin Hobb)

Opinião: Se O Aprendiz de Assassino pecou um pouco por sua narrativa lenta e em alguns momentos enfadonha, algo natural numa obra introdutória de um universo maior, O Assassino do Rei tem fôlego, ação e mistério de sobra para sustentar uma leitura mais fluida e envolvente. A série, já mais do que consagrada nos cânones da literatura de fantasia, toma forma e ostenta todo o seu potencial nesse segundo volume, além de expandir mais alguns caminhos em tramas e subtramas que devem ser resolvidas, ou não, no capítulo final.

ATENÇÃO! SE VOCÊ NÃO LEU O APRENDIZ DE ASSASSINO, HÁ RISCO DE SPOILER ABAIXO!

As intrigas e tramas políticas d’A Saga do Assassino constituem o que considero pessoalmente como o ponto alto dessa série. Há um clima de tensão palpável no ar desde o começo desse livro II devido à misteriosa doença do rei Shrewd. Somam-se a isso as ameaças dos Navios Vermelhos, as conspirações do príncipe Regal e a uma certa falta de tato do príncipe-herdeiro, Verity, para se fazer entender por seu povo. Todo esse caldeirão vai borbulhando ao longo do livro e deixando claro que a qualquer momento haverá um transbordamento com sérias consequências. Regal quer o trono e se mostra capaz de qualquer coisa para atingir esse objetivo.

É nesse cenário que nosso protagonista Fitz, agora um pouco mais maduro, embora nem tanto, ganha mais destaque por chamar pra si responsabilidades e fazer jus ao título de personagem principal da trama. Fitz combina sagacidade com visão, impulsividade com coragem e, acertando ou errando, começa a chamar atenção como sendo alguém com pulso para liderar, estar à frente e assegurar respeito. Há nobreza nas suas atitudes.

Assim, O Assassino do Rei vai desenrolar ao longo de mais de seiscentas páginas apresentando a evolução do caos em Torre do Cervo. Haverá tanto batalhas de guerra contra os Navios Vermelhos quanto batalhas de bastidores pelos corredores do castelo e entre a fidalguia dos Ducados. É um jogo em que se mede forças não só para proteger os Seis Ducados como para ganhar apoios e poder.

Seguindo com uma narrativa extremamente detalhada e com pouca pressa para o avançar dos fatos, a obra vai trazer tanto o lado de Verity e a proteção do reino quanto as intrigas de Regal para arregimentar apoios. No centro de tudo isso, o rei doente e sem condições de comandar e Fitz servindo como um fiel da balança para assegurar que nada saia dos eixos. Ele segue com sua lealdade e segue sendo um alvo tanto por ser bastardo quanto por se entregar aos feitiços da Manha (que vamos entender um pouco mais através de explicações ao longo desse livro).

O universo criado por Robin Hobb é meticuloso, detalhado e rico. Talvez por isso a saga tenha ocupado seu espaço entre as grandes obras do gênero. Contudo, há muitas histórias que se desdobram dentro desses livros e que permanecem em aberto. Finalizada a leitura de O Assassino do Rei, os leitores se deparam com uma quantidade gigante de perguntas sem respostas, o que impulsiona a curiosidade para o desfecho, no próximo volume.

Quem foi cativado pela leitura de O Aprendiz de Assassino, tem nesse segundo livro um deleite de qualidade narrativa, ambientação e boas intrigas e mistérios. É uma grande obra que, mesmo com (raros) momentos de divagações desnecessárias, envolve e fascina em igual medidas. E Fitz segue sendo, com seus erros, teimosias, lealdades e amores, um grande protagonista!

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Fúria do Assassino – Saga do Assassino #3

O Assassino do Rei – Saga do Assassino #2

O Aprendiz de Assassino – Saga do Assassino #1

A Autora: Robin Hobb é escritora de fantasia, mais conhecida pela trilogia A Saga do Assassino. Suas obras já foram traduzidas para mais de vinte países e ganharam vários prêmios ao redor do mundo. Atualmente, ela vive em Tacoma, Washington.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: A Lista do Juiz – John Grisham
Próximo artigoResenha: A Firma – John Grisham
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta