Por Jeff Rodrigues

A II Guerra Mundial é um dos episódios históricos com maior produção tanto em pesquisa quanto em ficção. Centenas de livros chegam todos os anos às livrarias com novas revelações, cada vez mais chocantes, sobre a ilimitada máquina nazista de absurdos.

Separamos para vocês seis obras lançadas nos últimos anos e que consideramos indispensáveis para se conhecer um pouco mais sobre este triste período de nossa história.

 

No Bunker de Hitler | Joachim Fest

Objetiva
Resenha: Em breve
Para Comprar: Amazon

Sinopse: Um livro definitivo sobre o declínio de Hitler. O cotidiano do ditador naqueles dias dramáticos, os surtos de euforia e a depressão diante da derrota inevitável. Um relato histórico precioso escrito por um dos maiores especialistas em Terceiro Reich. O autor relembra em seu relato um acontecimento que significou, para uma geração inteira, nada menos do que o fim do mundo. Mais do que isso, ele nos revela os bastidores desse apocalipse, mostrando como o ocaso de um violento ditador arrastou consigo um país inteiro. O livro traz ainda perfis dos principais membros da entourage pessoal de Hitler, dominada pela competição e pela intriga até os instantes finais do Führer.

Hitler | Joachim Fest

Nova Fronteira
Resenha: Em breve
Para Comprar: Amazon

Sinopse: Joachim Fest é o mais renomado biógrafo de Adolf Hitler. Sucesso de crítica e de público, a célebre biografia do Füher está de volta agora em um boxe de luxo preparado pela Nova Fronteira, dividida em dois volumes. O primeiro volume narra a trajetória de Hitler desde sua infância na Áustria, em fins do século XIX, até sua chegada ao poder, em 1933, na Alemanha de Weimar. Já o segundo volume abrange o período que vai da sua ascensão, em 1933, até a queda da Alemanha nazista, com o ditador cercado, bombardeado, demolido, enlouquecido e, por fim, suicida, em 1945. Os dois volumes trazem ainda caderno extra com imagens do ditador alemão em diversas fases da vida. Fruto de extensa pesquisa, a obra de Fest tornou-se o clássico retrato de um homem, de uma nação e de uma era.

A Conquista de Berlim | Vassily Tchuikov

Contexto
Resenha: A Conquista de Berlim – Leitor Compulsivo
Para Comprar: Amazon

Sinopse: Conhecemos muitos relatos sobre a Segunda Guerra Mundial e uma parte deles é sobre o que aconteceu após o dia D, com a vitória dos Aliados sobre os alemães. Mas, até agora, não dispúnhamos de uma obra que desse um testemunho sobre como a guerra foi vencida pelos soviéticos. O Marechal Tchuikov, autor deste livro extraordinário que finalmente chega aos leitores brasileiros, foi um dos maiores heróis da União Soviética. Sob a liderança dele os soviéticos venceram os inimigos em Berlim, onde destruíram o que restava do Terceiro Reich e levaram o líder nazista ao suicídio. Este não é um livro de um historiador, um jornalista, um intelectual. Tchuikov era um soldado, um militar de campo, desses que precisavam sentir o ruído da batalha. Assim, ele descreve em detalhes as táticas militares, os armamentos e sua visão sobre o inimigo. Escrita em plena Guerra Fria, esta obra traz um relato vivo e apaixonado da vitória soviética sobre os nazistas, do ponto de vista de um dos seus protagonistas.

As Crianças Esquecidas de Hitler | Ingrid von Oelhafen & Tim Tate

Contexto
Resenha: As Crianças Esquecidas de Hitler – Leitor Compulsivo
Para Comprar: Amazon

Sinopse: As garras do nazismo foram tão profundas, amplas e duradouras que ainda hoje nos surpreendemos com detalhes dos seus horrores. O programa Lebensborn, criado por Heinrich Himmler, foi responsável pelo rapto de nada menos que meio milhão de crianças por toda a Europa. Esperava-se que, depois de passar por um processo de “germanização”, elas se tornassem a geração seguinte da “raça superior” ariana. Foi assim que Erika Matko tornou-se Ingrid von Oelhafen. Com um texto que remete aos bons livros de suspense, acompanhamos Ingrid desvendando seu passado – e toda a dimensão monstruosa do programa Lebensborn e sua consequência na vida de tantos inocentes. Embora os nazistas tenham destruído muitos registros, Ingrid descobriu documentos raros sobre o programa, incluindo depoimentos do julgamento de Nuremberg.

O Pavilhão dos Padres | Guillaume Zeller

Contexto
Resenha: Em Breve
Para Comprar: Amazon

Sinopse: De 1938 a 1945, 2720 padres, religiosos e seminaristas são deportados para o campo de concentração de Dachau. Reunidos em Blocks específicos – que ficarão conhecidos pelo nome “pavilhões dos padres” –, 1034 deles deixarão suas vidas ali. Mais de 70 anos depois de sua liberação, o campo de concentração de Dachau permanece o maior cemitério de padres católicos do mundo.

Filhos de Nazistas | Tania Crasnianski

Vestígio
Resenha: Em Breve
Para Comprar: Amazon

Sinopse: Até 1945, seus pais eram considerados heróis. Depois da derrota alemã, ficou claro que eram carrascos. Gudrun, Edda, Niklas e os outros retratados neste livro são os filhos de Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele, alguns dos principais responsáveis pelo horror nazista. Crianças ou adolescentes durante a guerra, eles a viveram sob a proteção de seus pais afetuosos e poderosos. Para eles, a queda do Reich foi um verdadeiro choque de realidade. Inocentes, inconscientes dos crimes de seus pais, descobriram então toda a sua extensão. Alguns julgaram e condenaram. Outros continuaram reverenciando esses homens execrados por toda a humanidade. Filhos de nazistas retrata a ascensão e o cotidiano, ao mesmo tempo extraordinário e banal, desses altos funcionários que realizavam diariamente seu trabalho de morte – e depois conviviam com suas famílias, instaladas por vezes ao lado dos campos de concentração e extermínio – e descreve as existências singulares de seus filhos ao se tornarem adultos: a queda, a miséria, a vergonha ou o isolamento. Que laços eles mantiveram com seus pais? Como viver com um nome amaldiçoado pela História? Em que medida a responsabilidade pelos crimes é transmitida aos descendentes?

Deixe uma resposta