Sinopse Rocco: Algumas das histórias de Modern Love não são nada convencionais, enquanto outras parecem bem familiares. Algumas revelam como a tecnologia mudou para sempre o namoro, outras exploram as lutas atemporais vividas por quem já procurou amor. Acima de tudo, todas constituem relatos honestos que mostram como os relacionamentos começam, como geralmente fracassam e, quando temos sorte, perduram. (Resenha: Modern Love – Daniel Jones)

Opinião: Histórias de amor acontecem a todo instante pelo mundo inteiro. Elas são diversas e passam por encontros casuais, gestos de desprendimento, atitudes de solidariedade, casamentos que encontram recomeços, doenças que colocam sentimentos à prova, amizades verdadeiras e leais… A crônica do dia a dia é repleta desses relatos e muitos de nós certamente já passaram por situações em que o amor falou mais alto ou deu o ar de sua graça. Alguns desses causos passaram a povoar as páginas do The New York Times e ganharam notoriedade ao serem adaptados pela Amazon para uma série. Chegamos assim à coletânea Modern Love.

Modern Love reúne histórias emocionantes, tocantes, que sensibilizam, geram identificação e provocam um sorriso em nossos lábios, mas como toda coletânea também há um bom número de relatos que deixam a desejar, são sem graça ou passam batido. É um conjunto de crônicas que em alguns aspectos lembram mais do cotidiano norte-americano do que o nosso, tupiniquim, mas há também as tramas universais. Faço um paralelo bem claro com a crônica brasileira, como os escritos por Nelson Rodrigues, com a diferença de que Modern Love se concentra em relacionamentos e seus desdobramentos. Nas dificuldades e nas lições que o amor, os encontros e os desencontros colocam em nossas vidas.

“Ou talvez isso seja amor: esse salto de fé, uma crença no impossível, a capacidade de acreditar que uma menininha em uma pequena cidade em Rhode Island se casaria com o Paul McCartney quando crescesse. Ou a crença de uma mulher de luto de que o amor de mãe é tão forte que a filha que ela perdeu consegue ouvi-la cantar uma canção de ninar.”

Impulsionada pelo sucesso da série de streaming, é importante ter em mente que Modern Love, o livro, tem uma pegada totalmente diferente. A dinâmica de uma série, para boa parte desses relatos, funciona muito bem e, de fato, justifica a popularidade alcançada pelos oito episódios da primeira temporada. Aqui, destaco que o que nós assistimos na televisão são histórias bem selecionadas. Ao embarcar no livro, os leitores vão se deparar com um conjunto de 42 crônicas muito diversificadas. Algumas vão fluir, outras vão empacar.

Classifico Modern Love como um livro para ser lido aos poucos, sem compromisso. Não é o tipo de obra que precisamos pegar e devorar em uma sequência de dias. Tampouco exige uma ordem de leitura. E falo isso porque em diversos momentos tive minha atenção dispersa pela história que estava lendo e decidi pular para outra e retornar em hora mais oportuna. São causos que vão provocar reações diversas em cada um, dependendo muito de nossas experiências pessoais, humores e estilos de vida. É um livro atemporal que traz bons momentos de reflexão sobre os caminhos do amor.

Compre na Amazon

O Organizador: Daniel Jones é editor da coluna “Modern Love” do The New York Times, desde a sua criação em 2004. Autor de outros livros, Jones participa semanalmente do podcast Modern Love e é consultor na Amazon Studios. Vive em Massachusetts e Nova York.

Compartilhar
Artigo anteriorRenegados | Conheça novo livro de Marissa Meyer
Próximo artigoO Silêncio da Cidade Branca: Conheça o novo thriller da Intrínseca
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta