Sinopse Pensamento: A médium clarividente Lorraine Warren e seu marido, o respeitado demonologista Ed Warren, estudaram, por mais de meio século, fenômenos paranormais ao redor do mundo. Seus casos inspiraram os filmes Invocação do Mal, Amityville e Annabelle. Esta obra reúne as cinco décadas de experiência em investigação de campo desse casal, juntamente com as suas perspectivas histórica, científica e religiosa, para revelar que até mesmo o que é considerado paranormal não pode ser ignorado, tem padrões de comportamento previsíveis e pode ser mensurado cientificamente. Por meio de milhares de palestras, estudos de caso e análise de cartas de clientes, eles revelam o que é conviver com fantasmas, poltergeists e infestações malignas, como investigá-los e solucionar seus mistérios. (Resenha: Invocadores do Mal – Cheryl A. Wicks)

Opinião: Uma exploração pelos caminhos ocultos do nosso mundo é a melhor definição para Invocadores do Mal, livro que mescla entrevista com memórias de vida do famoso casal Ed e Lorraine Warren. Apesar do título, esta não é uma obra de terror, embora as pessoas mais facilmente impressionáveis certamente podem se incomodar com certos detalhamentos dos casos investigados pela dupla.

Mundialmente conhecidos pelos casos que investigaram ao longo da vida, o demonologista (especialista no estudo de demônios), Ed Warren, já falecido, e sua esposa, a clarividente e médium Lorraine Warren, levaram a outro patamar os fenômenos inexplicáveis que assombravam dezenas de pessoas, principalmente nos Estados Unidos. A partir da leitura de Invocadores do Mal, entendemos com riqueza de detalhes episódios que ganharam fama através de adaptações para o cinema, como a mansão de Amityville e a boneca Anabelle, por exemplo. A principal diferença, e qualidade, obviamente, é que o livro não tem floreios ou amenizações. O horror vivido pelas pessoas envolvidas é friamente descrito, acompanhado de explicações e comentários feitos pelo casal.

Aspecto interessante a ser destacado é que em diversos momentos a obra faz breves históricos da evolução da sociedade, e de seu pensamento, frente a acontecimentos paranormais ou até mesmo de possessão demoníaca. A visão da Igreja e sua extrema discrição com relação aos casos, somada a um terrível detalhamento dos estágios de uma possessão demoníaca faz qualquer ficção cinematográfica perder seu efeito. E por fim, cursos ministrados pelo casal foram acompanhados pela autora da obra e tiveram algumas partes transcritas no livro, resultando em um completo guia para interessados no tema e também para leigos que possuam alguma curiosidade sobre o “desconhecido”.

Independente de suas crenças, e elas podem ser afetadas após a leitura desse livro, Invocadores do Mal é um relato importante e que merece nossa atenção. Ele desmistifica lendas urbanas, lança luz a fatos ignorados e esclarece pontos distorcidos pela mídia ou pelo correr dos anos. Acredito que todos concordamos que há muitas coisas não explicáveis pela ciência ou pelo nosso racional, os Warren apresentam suas explicações, ou suas teorias. Descubra o que eles têm a dizer e formule, ou não, sua opinião.

Avaliação: 4 Estrelas

//

Leia também

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Gerald Brittle

 

2 COMENTÁRIOS

    • Basicamente temos a mesma história, Kaique, porém as formas de abordagem de cada livro são muito diferentes. Se vc curte o assunto, eu recomendo embarcar na leitura dos dois livros que vale a pena sim 😉

Deixe uma resposta