Resenha: O Raul Que Me Contaram - Tiago Bittencourt

Sinopse Editora Martin Claret: O Raul que me contaram – A história do Maluco Beleza revisitada por um programa de TV pode ser encarado como uma biografia ou como uma série de entrevistas, mas acima de tudo é um relato pessoal sobre encontros com personagens que resgatam a jornada do cantor Raul Seixas pela vida. O livro traz na íntegra as conversas com Cláudio Roberto, Jerry Adriani, Marcelo Nova , Roberto Menescal, Marco Mazoll, Sylvio Passos, Jay Vaquer, Tânia Menna Barreto, Kika Seixas, Vivian Seixas, entre outros. Há também figuras pouco exploradas no universo raulseixista. O Dr. Luciano Stancka conta sobre o comportamento do seu paciente famoso e quando o encontrou morto na cama. A prima Heloisa Seixas relembra as “traquinagens” de Raul quando criança. (Resenha: O Raul Que Me Contaram – Tiago Bittencourt).

Opinião: O livro de hoje é um mergulho em momentos da vida de um dos pioneiros do rock brasileiro, com 17 discos lançados ao longo dos seus 26 anos de carreira, conhecido popularmente como Maluco Beleza. O Raul Que Me Contaram – A história do Maluco Beleza revisitada por um programa de TV, livro de estreia do jornalista Tiago Bittencourt, publicado em 2017 pela Editora Martin Claret, em uma caprichosa edição que nos leva a uma viagem pelo universo desse que é considerado um dos pais do rock brasileiro, Raul Seixas, pelo olhar daqueles que viveram e conviveram nos maiores momentos desse artista.

A ideia de escrever o livro surgiu logo após a realização de um programa feito para a TV Brasil, com grande repercussão, que passeava pela vida de Raul através de entrevistas com personagens que foram fundamentais no seu dia a dia. Dessa vez, ainda mais profundo, o desafio foi levar ao leitor um relato pessoal do autor, Tiago Bittencourt, nos vários encontros que teve para a produção do programa. O livro não é bem uma biografia sobre Raul, e esse foi um dos pecados cometidos pelo Marketing que fizeram em seu lançamento, pois deixa um certo gostinho amargo naqueles que esperavam por isso.

Particularmente, minha experiência com Raul era de ouvir as músicas em festas da família… e olha que minha família é bem gigante. Tenho uma tia que é fanática por ele e sempre, em todas as  festas, ouve e se emociona com suas músicas. O mais curioso é que o livro conseguiu me fazer sentir todo esse sentimento que a fez se apaixonar por tudo que o cantor significou para a música brasileira. O livro tem uma carga emocional muito forte, acredito que foi escrito para aqueles que são fãs assíduos de Raul, mas consegue, com perfeição, atingir o coração até mesmo desses que ouvia suas músicas sem entender toda a importância do artista para a música brasileira, como eu.

O livro traz, na íntegra, entrevistas com 25 personagens que viveram e conheceram todo o universo do Maluco Beleza. Nomes como Jerry Adriani, Roberto Menescal, Marco Mazolla, Sylvio Passos, Jay Vaquer, Tânia Menna Barreto, Kika Seixas, Vivian Seixas, entre muitos outros relatam em suas entrevistas curiosidades que mostram como o artista criou uma personalidade tão marcante e única. Curiosamente a entrevista que mais me marcou, pela sua dramaticidade, é do Dr. Luciano Stancka, médico e amigo de Raul Seixas. O médico  relata como foi encontrar Raul morto em sua cama…

“Chegamos lá, Raul estava deitado na sua cama, duro, gelado… morto. É muito frustrante”.

Vale destacar também que apesar de suas 451 páginas, a leitura flui naturalmente, como páginas de uma revista com o melhor conteúdo, recheada de fotografias de personagens em locais que hoje preservam a memória do artista, se tornando um verdadeiro acervo de louvação a memória do artista.

Por fim, o livro deixou em mim um carinho e respeito muito grande por Raul Seixas. Acho que essa leitura vale a pena para os apaixonados por música e por personalidades que marcaram sua época. Diferente de uma biografia que passa por toda vida de um personagem, aqui sentamos à mesa com amigos e degustamos histórias que emocionam e nos levam a conhecer mais profundamente o bem e o mal desse pai do rock brasileiro.

Avaliação: 4 Estrelas

Sobre o autor: Tiago Bittencourt nasceu em 20 de setembro de 1985 em Salvador (BA). É jornalista concursado da Empresa Brasil de Comunicação e reside em Brasília desde 2014, onde trabalha na TV Brasil. Foi apresentador do programa Brasileiros Mundo Afora, já atuou como repórter e produtor do Caminhos da Reportagem e realizou trabalhos em outros veículos de comunicação. É pós-graduado em Linguagens e Mídias Audiovisuais pelo Centro Universitário Jorge Amado (BA). O livro O Raul que Me Contaram – A História do Maluco Beleza Revisitada por um Programa de TV é a sua estreia como escritor.

Compre este livro!

Deixe uma resposta