Sinopse Suma: Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela dedicou sua brilhante carreira científica a resolver os mistérios que envolviam o artefato. Por que um robô gigante de origem desconhecida estava enterrado em pedaços ao redor do mundo? Anos de investigação renderam respostas intrigantes e perguntas ainda mais complexas. Mas a verdade está mais perto do que nunca, agora que um segundo robô, mais titânico que o primeiro, se materializou na Terra. E, quando outras máquinas colossais pousam no planeta, a humanidade vive seu pior pesadelo. Rose e seu time do Corpo de Defesa da Terra tentam impedir a invasão. É possível virar o jogo, se conseguirem desvendar os últimos segredos de uma avançada tecnologia alienígena. A arma mais poderosa da humanidade é seu conhecimento — e esta é uma batalha de vida ou morte pelo controle da Terra… e talvez até das estrelas. (Resenha: Deuses Renascidos – Sylvain Neuvel)

Opinião: Robôs alienígenas gigantes protagonizando uma disputa que pode significar a sobrevivência da humanidade. Junto a eles há tensão política, interesses não muito bem revelados, um improvável retorno a vida após a morte e uma tecnologia capaz de vaporizar cidades inteiras num estalar de dedos. Esses são os ingredientes do segundo volume da trilogia “Arquivos Têmis”, que colaboram em muito para colocar a série em um patamar de clássico da ficção científica atual.

Deuses Renascidos se passa dez anos depois dos eventos narrados no primeiro livro (leia nossa resenha de Gigantes Adormecidos). As coisas não mudaram muito, e a equipe ainda se vê às voltas com dúvidas sobre a tecnologia usada na construção do misterioso robô cujas partes do corpo estavam espalhadas ao redor do mundo. Se entender o robô é difícil, pelo menos existe a certeza de que ele pertence a uma civilização extraterrestre mais avançada. Mas eis que um robô surge do nada no meio de Londres. Ou melhor, são treze robôs que aparecem nas cidades mais populosas do mundo. E aí, meu povo, como faz? A humanidade está ameaçada? E do que esses robozinhos são capazes? As respostas virão numa leitura alucinante!

Sylvain Neuvel manteve o estilo narrativo de dividir os capítulos em entrevistas ou trechos de diários e depoimentos, isso confere uma agilidade absurda para a trama. É um recurso narrativo que não só funcionou como encaixou perfeitamente bem para a série. Some-se a isso as tiradas de humor dos personagens que estão mais afiadas e conferem um clima descontraído sensacional. Sério, diversas passagens me arrancaram bons risos. E falando neles, os personagens que já haviam mostrado seu lado cativante no primeiro livro, aparecem bem à vontade, com seu lado pessoal sendo mais aprofundado e segredos e histórias de vida sendo revelados. É impressionante a capacidade do autor na criação de tipos simpáticos, até mesmo os menos bonzinhos. Ah, e finalmente a figura do misterioso interlocutor sendo revelada.

Como disse em outras resenhas, é muito comum que os livros 2 de uma trilogia sirvam muito para ligar as obras 1 e 3. Ou seja, sua história é uma trama de transição. Não gosto disso, mas entendo que às vezes o recurso funciona. No caso de Deuses Renascidos, encontramos o contrário. O livro tem início, meio e fim muito bem definidos em uma história de tirar o fôlego, sem se desconectar do que veio antes e com a deixa para o que vem depois. Os melhores ingredientes para uma grande história estão presentes e convencem. Há um domínio narrativo fantástico e nós sentimos segurança até nas explicações menos convencionais. Tudo amarradinho e sem lacunas.

Sylvain Neuvel é um autor promissor e que precisa ser conhecido. “Arquivos Têmis” ganhou (mais) fôlego e mostrou que está em linha ascendente, o que gera todas as expectativas do mundo para o terceiro, e último, livro. Aos fãs da boa literatura, em especial da ficção científica, por favor leiam esta série. Gigantes Adormecidos e Deuses Renascidos têm tudo para se transformarem em um marco. O único problema será controlar a ansiedade na espera pelo próximo livro.

Avaliação: 5 Estrelas

O Autor: Sylvain Neuvel saiu da escola aos quinze anos. Desde então, foi jornalista, trabalhou em descontaminação do solo, vendeu sorvete na Califórnia e correu o Canadá vendendo móveis. É Ph.D em linguística pela Universidade de Chicago. Foi professor de linguística na Índia e engenheiro de software em Montreal. Também é tradutor juramentado, mas o que queria mesmo era ser astronauta. Gosta de consertar eletrodomésticos, mexer com robótica e é meio obcecado com o Halloween. Também é completamente apaixonado por brinquedos. Como a namorada quer convencê-lo de que tem brinquedos demais, escreve sobre alienígenas e robôs gigantes como desculpa esfarrapada para construir bonecos militares (para o filho, é claro).

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Caraval – Stephanie Garber
Próximo artigoJane Austen | “Orgulho e Preconceito” ganha edição de luxo da Martin Claret
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta