Sinopse Jangada: Um livreiro se vê envolvido em uma investigação do FBI, pois um assassino dotado de uma mente doentia e brilhante passa a seguir sua lista com os assassinatos mais engenhosos da ficção policial. Há algum tempo, antes de se tornar sócio da Livraria Old Devils, localizada em Boston – uma meca para os fãs de mistério –, o aficionado por romances policiais, Malcolm Kershaw, também conhecido como Mal, escreveu um artigo para o blog da livraria com uma lista dos assassinatos literários mais insolúveis, quase impossíveis de serem decifrados – que ele chamou de “Oito Assassinatos Perfeitos”. Para surpresa de Mal, Gwen Mulvey, uma agente do FBI, bate à sua porta em um dia de inverno em fevereiro. Ela quer sua ajuda para desvendar uma possível relação dessa antiga lista com uma série de assassinatos não solucionados. E Gwen não é a única que tem interesse por esse livreiro… O assassino está lá fora, observando cada um de seus passos. (Resenha: Oito Assassinatos Perfeitos – Peter Swanson)

Opinião: A trama despretensiosa de Peter Swanson em Oito Assassinatos Perfeitos esconde uma galeria fascinante de referências, e homenagens, a grandes autores e obras do suspense mundial. Antes de mais nada, o livro acaba se transformando em uma viagem por histórias, tramas e situações icônicas de obras que de alguma forma influenciaram ou marcaram os thrillers ao longo dos anos.

Quando falo em “despretensiosa”, quero dizer que a história por trás de Oito Assassinatos Perfeitos não traz nada de inovador tampouco se prende a grandes reviravoltas ou plots de tirar o fôlego ou surpreender os leitores. Nem acredito que esse tenha sido o objetivo do autor. Pelo contrário, ele seguiu religiosamente uma cartilha em que os grandes clássicos citados é que são os protagonistas pra valer da obra.

Tudo começa quando Malcolm, sócio de uma livraria especializada em thrillers, é procurado por uma agente do FBI que, investigando assassinatos, fez a conexão destes com uma antiga lista que ele havia postado no blog da livraria. O tema da lista? Isso mesmo: os oito assassinatos perfeitos da ficção. Aparentemente alguém está seguindo essa lista e realizando os crimes no mundo real. De forma “perfeita”. Poderia Malcolm ajudar a desvendar algo ou levar a agente a algum lugar que identificasse o autor por trás desses crimes?

Bom, nem preciso dizer que teremos a tradicionalíssima investigação com caça de provas, pistas soltas e uma sequência infindável de referências aos mais diversos títulos do suspense. Pra fã nenhum botar defeito. Aliás, a sacada do autor em elencar tão bem essas obras e ir fazendo conexões ou citações ao longo da história é um dos pontos altos do livro. Além, é claro, de trazer pra nós uma boa listinha de títulos para lermos futuramente.

Oito Assassinatos Perfeitos vai se desenrolar trazendo a investigação e uma boa dose de segredos que vão surgindo e levando os leitores a se perguntar quem, de verdade, está por trás de tudo em meio aos poucos personagens que povoam as páginas do livro. Mas como disse, não tive nenhuma surpresa ou A revelação chocante. Tudo seguiu um curso bem linear rumo ao desfecho. Até porque, volto a dizer, acho que o grande ponto desse livro sejam justamente as referências a esses oito crimes da ficção, bem mais que sua história propriamente dita.

A charada é fácil de matar? Não. As peças foram bem embaralhadas e os crimes da ficção serviram bem para dar sustentação às justificativas do autor. Incluindo aqui um narrador-protagonista bem convincente e ambíguo até o último fio de cabelo.

Os fãs de suspense com certeza vão se deliciar com a leitura, rápida e fluida, de Oito Assassinatos Perfeitos. É um daqueles livros leves, apesar dos crimes, que tomam boas horas de leitura, nos distraem e instigam nosso lado detetive. Ah, e terminamos a obra com aquela boa listinha de indicações de livros que falei anteriormente, da qual vários títulos estão disponíveis em português. Vale conferir!

Compre na Amazon

O Autor: Peter Swanson é autor de sete romances, entre eles, The Kind Worth Killing, vencedor do New England Society Book Award e finalista do CWA Ian Fleming Steel Dagger. Seus livros já foram traduzidos para 30 idiomas, e suas histórias, poemas e outros trabalhos foram publicados em veículos de prestígio, como Asimov’s Science Fiction, The Atlantic Monthly, Measure, The Guardian, The Strand Magazine e Yankee Magazine. Ele mora nos arredores de Boston, onde está trabalhando em seu próximo romance de suspense.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado – Lois Duncan
Próximo artigoResenha: Natureza-Morta – Louise Penny
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta