Sinopse Paralela: Luc O’Donnell, infelizmente, é um cara famoso. Quer dizer, mais ou menos. Sendo filho de duas estrelas do rock, ele é uma das subcelebridades preferidas dos tabloides. E agora que seu pai está voltando aos holofotes, ele se tornou o centro das atenções, o que significa que uma foto comprometedora pode ― e vai ― estragar tudo. Mas Luc tem um plano: para limpar sua imagem, ele só precisa de um namorado normal e bonzinho, e Oliver Blackwood é as duas coisas, além de advogado, vegetariano e basicamente alérgico a qualquer tipo de escândalo. O único problema é que, tirando o fato de ambos serem gays e solteiros e precisarem de acompanhantes para um evento, Luc e Oliver não têm nada em comum. É por isso que eles estabelecem um namoro falso, até quando for necessário. Mas o perigo de namorar de mentira é que se parece muito com namorar de verdade. E, quando sentimentos verdadeiros começam a surgir, eles precisam descobrir como fazer dar certo ― não para as câmeras, mas para si mesmos. (Resenha: Procura-se um Namorado – Alexis Hall)

Opinião: Esqueça esse livro se você buscando algo construtivo, com lições morais e uma super história de amor digna de uma Jane Austen. E falo isso logo de cara porque já meio que me cansei um pouco da quantidade de defeitos que leio por aí em livros super honestos, mas que as pessoas compram colocando expectativas além do que é muito bem prometido na capa e na sinopse. Procura-se um Namorado é uma comédia romântica. Similar a qualquer outra que vocês já devem ter assistido aos montes nos cinemas. A diferença aqui, se é que importa, é que se trata de um casal gay.

Feitas essas recomendações, mergulhe de cabeça nesse livro se você, como eu, curte uma comédia romântica leve, descompromissada, com personagens bem construídos e excelentes tiradas para nos fazer gargalhar um pouco. Procura-se um Namorado é uma história deliciosa de ser lida – eu devorei em dois dias, e tem tudo para se tornar um daqueles livros light preferidos. Justamente porque ele entrega exatamente o que promete e proporciona boas horas de leitura.

Luc, a pseudocelebridade que domina os escândalos preferidos dos tabloides ingleses, precisa urgentemente dar um jeito na vida e se tornar alguém apresentável para a sociedade. Seu emprego está em risco. Para isso, ele decide arrumar um namorado que seja respeitável. Tipo, um cara perfeito. Claro que isso é um plano provisório, com data exata de término. Vai durar apenas o tempo necessário para que problemas de trabalho sejam resolvidos. E aí ele encontra alguém na mesma situação. O perfeitinho é Oliver, um advogado pra lá de meticuloso, detalhista, intelectual e dono daquele V no abdômen que mexe com a imaginação. Oliver precisa de alguém para acompanhá-lo na festa de bodas de seus pais. Pronto. Acordo fechado. Começa um namoro de mentira.

Deu pra captar onde essa história vai desaguar ne? É lógico que os sentimentos vão aflorar e uma paixão vai nascer nesse namoro de mentira. Mas até lá… Bem, basta dizer que teremos uma sequência impagável de situações desastradas, absurdas, cômicas e também dramáticas. Luc e Oliver são o oposto um do outro. Mas lá no fundo eles guardam as mesmas inseguranças com relação a desenvolver um relacionamento, se abrir e confiar em alguém. Em mostrar toda a sua vulnerabilidade esperando que o outro compreenda e seja um conforto. Um refúgio. E não saia correndo e vá vender sua história para o jornal mais próximo.

Luc foi abandonado pelo pai (um astro do rock), foi apunhalado de forma pesada pelo ex-namorado e se sente o lixo do lixo do lixo. Alguém impossível de ser notado por outras pessoas. É um jovem com a autoestima abaixo de zero, extremamente vulnerável e que vai só se afundando mais nesse poço de desilusões e decepções. Por tudo que já viveu, ele é reticente demais em confiar em alguém. Porque ele já sentiu na pele, das piores formas, o que isso pode trazer de ruim. Então, ele curte a vida sem limites bebendo, se entregando a sexo casual e sendo fotografado nas situações mais vexaminosas.

Oliver é o cara bem-sucedido, apaixonado pela profissão e super metódico. Vegetariano, preocupado com o corpo e frequentador assíduo de academia, ele tem uma rotina bem definida, conversa sobre todos os assuntos, sabe ser simpático, compreensivo, atencioso, faz uma rabanada como ninguém e solta algumas palavras e frases dignas do século XVIII. Mas ele também guarda suas inseguranças, bem trancadas: menosprezado por pais dominadores e que não se importam em debochar de suas preferências sexuais, ele nunca conseguiu desenvolver um relacionamento duradouro. E acha que isso acontece unicamente porque ninguém seria capaz de manter um relacionamento duradouro com ele.

Então, é essa história que vocês vão encontrar em Procura-se um Namorado. Esses dois jovens vão se lançar em um namoro de mentira para resolver problemas temporários. Para isso, vão precisar se conhecer mais, tolerar um ao outro, oferecer apoio e conseguir se entender com todo o conflito de sentimentos que essa relação, de mentira, vai desencadear. Tudo isso vem embalado numa narrativa super gostosa, fluida, com humor aos montes e uma galeria de personagens excêntricos que qualquer um de nós deve conhecer também. É uma história de amor, de drama, de comédia e é muito boa para horas descompromissadas de leitura.

À despeito de toda a carga de humor que sustenta boa parte da trama, vale destacar que as inseguranças, vulnerabilidades e traumas que movem esses dois personagens são muito bem trabalhadas. Há questões sérias que a história trabalha de forma leve, mas que estão ali presentes e que sabemos que acontecem aos montes com todo o tipo de casal. Principalmente no que toca a se entregar a um relacionamento e se permitir confiar a ponto de se abrir inteiramente. Contar detalhes da vida, da família, dos medos, das fraquezas. É bacana como tudo isso é bem exposto e trabalhado na obra. E como, no final, a maturidade dos personagens foi crescendo à medida que eles se entendiam e entendiam um ao outro.

Procura-se um Namorado é a minha indicação de leitura para todos os que curtem deliciosas histórias de amor. Vocês vão rir, se divertir e se apaixonar pelo Luc e pelo Oliver.

Compre na Amazon

O Autor: Alexis Hall é basicamente uma pilha de chapéus que ganhou vida. Ele não gosta de escrever biografias nem de falar de si mesmo na terceira pessoa. Alexis vive no sudeste da Inglaterra com sua coleção de chapéus e às vezes escreve livros, especialmente romances envolvendo personagens LGBTQIAP+.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: De Repente Adolescente – Antologia de contos
Próximo artigoResenha: A Cidade de Vapor – Carlos Ruiz Zafón
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta