Sinopse Seguinte: A chegada da adolescência vem sempre acompanhada de momentos que podem marcar nossas vidas para sempre. Afinal, é nessa época que começamos a pensar em quem somos e o que queremos para o futuro, além de nos darmos conta de que, às vezes, a vida simplesmente foge do controle. Nesta antologia, Camila Fremder, Clara Alves, Iris Figueiredo, Jim Anotsu, Julie Dorrico, Keka Reis, Luly Trigo, Olívia Pilar, Socorro Acioli e Vitor Martins narram com honestidade experiências típicas do início da adolescência ― a mudança de escola, a separação dos pais, o despertar de um sentimento inesperado, o amadurecimento às vezes precoce… O resultado são contos diversos, que emocionam, fazem rir e promovem a reflexão ao mostrarem que, mesmo que a adolescência venha de repente, a gente sempre acaba se encontrando no meio do caminho. (Resenha: De Repente Adolescente)

Opinião: Quem não se sente nostálgico ao assistir filmes adolescentes? Ok, geralmente o filme é americano, o elenco tem 20 e poucos anos, as escolas têm armários e sempre (SEMPRE) tem um drama no baile. Então, se você é brasileiro e quer realmente se sentir nostálgico relembrando uma fase intensa, complicada e divertida como a adolescência vivida no Brasil, a antologia de contos De repente adolescente é a sua próxima leitura ideal!

Lançado pela Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras), o livro traz 10 jovens nomes da literatura brasileira como Iris Figueiredo, Clara Alves, Vitor Martins, Olívia Pilar, Luly Trigo e muitos outros em pequenos contos encantadores que, apesar de trazer a adolescência como tema principal, se divergem entre si e mostram as diferentes realidades do nosso país.

De repente adolescente pode facilmente servir como porta de entrada para muitos novos leitores que vão se apaixonar pelas histórias aqui desenvolvidas rapidamente. Seja pela identificação com uma jovem que passa o tempo da Educação Física na biblioteca, com a relação complicada com os pais, com os sonhos (aparentemente) impossíveis ou até mesmo com a escrita dos autores. Vale uma atenção especial aos contos de Iris Figueiredo, Jim Anotsu e Vitor Martins. Contos tocantes, simples e que conseguem surpreender os leitores de forma primorosa e emocionante.

No geral, não é possível dizer muito sobre cada história sem entregar os pontos principais. Contudo, fica a dica de uma antologia que vale muito a pena ser lida e degustada por todas as idades. O livro perfeito para um respiro!

Compre na Amazon

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: As Espiãs do Dia D – Ken Follett
Próximo artigoResenha: Procura-se um Namorado – Alexis Hall
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

Deixe uma resposta