Sinopse: No interior do Rio Grande do Sul, dois amigos caminham pela mesma estrada todos os dias. Mais do que o lugar favorito deles, a estrada é onde Joel se liberta da pressão de ser alguém que não é entre os colegas e onde Artur escapa da imagem do menino violento de treze anos que pode ser expulso da escola a qualquer momento. Quando eles descobrem, porém, que não são as únicas pessoas da escola frequentando a estrada, precisam criar um plano para tomar de volta o único lugar em que podem ser eles mesmos. A estrada infinita é uma jornada pelos caminhos da amizade e as descobertas da adolescência. Uma história sobre aprender a encontrar, dia após dia, o infinito dentro de cada trajetória. (Resenha: A Estrada Infinita – Denys Schmitt)

Opinião: Nosso processo de educação, crescimento e aprendizado nos condiciona, em certos aspectos, a reproduzir aquilo que as convenções sociais determinam e ensinam ser o correto. É como se todos trilhássemos a mesma estrada e tudo seguisse um mesmo roteiro. Predeterminado. E parece simples. Basta seguir, questionar dentro do que é certo ser questionado e crescer para juventude e vida adulta. Mas cada um de nós, da mesma forma que nossos pais, avós, bisavós já foi criança e pré-adolescente um dia…

A Estrada Infinita, de Denys Schmitt, traz exatamente esse período da nossa vida, mas com a visão real de quem passa por todos os desafios pessoais que nos fazem crescer, escolher nossos rumos e sermos nós mesmos. Sem reproduzir o predeterminado. Porque ninguém é igual a ninguém e as estradas que decidimos seguir, sozinhos ou acompanhados, são construídas por nós mesmos. Diariamente.

Assim, acompanhamos Joel e Artur, dois melhores amigos como todos nós temos ou já tivemos. Garotos que dividem as diversões, as curiosidades, a paixonite pela “menina mais linda da escola”, as aventuras que fazem a rotina da vida ainda sem os compromissos e correrias. Também enfrentam o bullying tão comum e por tanto tempo considerado normal, como parte do processo de crescimento, principalmente de garotos de cidades do interior brasileiro. Em resumo, Joel e Artur e também Camila são personagens tipicamente nacionais. Iguais a qualquer um de nós. Gera identificação imediata. Pelo menos comigo foi instantâneo até por eu também ter crescido e vivido até a adolescência em uma cidade de interior das tradicionalíssimas Minas Gerais.

E a construção da história de aventuras, descobertas e força de amizade é apresentada aos leitores em um tom de lirismo e poesia únicos. Sério. Denys demonstrou um dom de descrever cenários e transformar situações corriqueiras em cenas lúdicas que é fascinante. Fez a leitura se desenrolar em imagens nítidas em nossa mente. Como se fôssemos também personagens a desbravar o Túnel de Árvores, a chácara ou a vinícola sentindo o ar fresco, os sons da natureza e o gostinho de que há um mundão imenso de coisas a conhecer pela frente.

A Estrada Infinita é uma obra comovente sobre a força da amizade e todas as aventuras, descobertas e sentimentos que partem dela ou são sustentadas por ela. É sobre entender o amor em suas mais diversas formas e perceber que a nossa estrada de vida é construída por nós mesmos, da forma como nós somos e acompanhados por quem, de verdade, merece trilhar esses caminhos conosco.

Compre na Amazon

O Autor: Denys Schmitt é natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com formação em produção editorial e em cinema, é apaixonado por histórias em seus mais diferentes formatos. Suas últimas publicações incluem a flash fiction “Dessa vez eu vou ser o Diabo” na segunda temporada da newsletter Faísca (Mafagafo, 2020) e o conto “A versão perfeita de mim mesmo” na coletânea As crônicas da Unifenda (Plutão Livros, 2020).

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Minha versão de você – Christina Lauren
Próximo artigoResenha: Acorda Pra Vida, Chloe Brown – Talia Hibbert
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta