Sinopse Editora Rocco:

Até bem pouco tempo, Eragon nada mais era do que um pobre garoto da fazenda, e seu dragão, Saphira, apenas uma pedra azul na floresta. Em Herança, o destino de toda uma civilização está sobre seus ombros. Fortalecidos por longos treinamentos e incontáveis batalhas, Eragon e Saphira somam muitas vitórias, mas também colecionam as dores de perdas muito difíceis. Agora, a derradeira batalha está para começar. O Cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que qualquer um ousou imaginar. Mas será que eles serão capazes de derrubar o poderoso tirano Galbatorix e restaurar a justiça no reino da Alagaësia? E se conseguirem, qual será o custo da vitória? (Resenha: Herança – Christopher Paolini).

Opinião:

Olá compulsivos, tudo bom? No quarto e último livro da série O Ciclo da Herança Eragon e Saphira tem a frente a  batalha final contra Galbatorix e seu império de extermínio, de impeidade e de ilusões. Durante toda série vimos a transformação de Eragon em um cavaleiro de dragão; conquistando poderes, força, liderança e a amizade de seu dragão Saphira. Uma dragão com tantos sentimentos e que deram o tom necessário para seu cavaleiro ser destemido igual a ela. Em a Herança temos a conclusão dessa jornada de evolução de vida.

Nós leitores temos a incrível capacidade de enxergar as entrelinhas de uma história. Sejam elas de fantasia, sci-fi, romances ou históricas; nós sempre estaremos tirando delas lições que refletem no nosso dia a dia e posicionamentos diante da vida real. A Herança é a conclusão de toda uma jornada de conhecimento, evolução e amadurecimento. Isso é claro, pois, vimos Eragon um garoto fazendeiro tomar posse de um ovo de dragão e junto a Saphira partirem para um jornada que requer sabedoria, maturidade e conhecimento. Em todo o processo, por mais cansativas que foram as páginas, eles foram capazes de se tornarem grandes e poderosos, de causar medo em inimigos até então destemidos por muitos.

Deixando toda essa melancolia de lado, vamos aos fatos. Neste livro, Eragon continua sua busca para deter Galbatorix e matá-lo de uma vez por todas. Enquanto isso Nasuada comanda o exército dos Varden na tentativa estreita de encurralar o imperador. Este é um ponto que consegue deixar o livro interessante e provoca o leitor a criar altas expectativas da grande guerra.

Como um fã de Tolkien, quando uma história se fala em grande guerra, esperamos algo em que muitos povos e exércitos participem, tomem lados e provoque o inimigo. Senhor dos Anéis claramente enaltece essas qualidades simples, mas que fazem uma grande diferença no ápice dos acontecimentos. Com toda certeza, Paolini é um fã de Tolkien, e ele consegue dar um tom receptivo para a grande guerra. O que na verdade, já ocorre nos livros anteriores pois, são nos outros três livros que ocorreram toda arquitetura da guerra com suas batalhas memoráveis e aqui estamos somente vendo as conclusões das escolhas de todos.

Herança é um livro de conclusão sem apresentar ideias inovadoras ou novas proporções. É possível enxergar algumas pontas soltas mas que não possuem uma tenacidade provocativa e que abala as estruturas de uma história concreta. É uma história de guerra e toda ela se move por essa guerra, o grande dia em que Eragon e seu maior inimigo Galbatorix poderão se enfrentar e no campo de batalha, enquanto seus exércitos se enfrentam, decidirem por meio da força e magia quem é o maior cavaleiro de dragão.

A história se conclui positiva e dentro daquilo que o leitor espera de saga ou série como essa. Possui todos os defeitos que os outros três livros apresentaram, sem mostrar qualquer tentativa do autor de melhorar pontos que deixam a história fraca e mansa. A Herança alcança o obejetivo de encerrar uma saga carregada de todo o ápice que as escolhas de seus perosonagens provocaram. É uma leitura cheia de altos e baixos, mas, vale a pena concluir algo tão provocativo como o Ciclo da Herança. Leiam!

Avaliação: 4 estrelas.

Sobre o autor: Christopher Paolini nasceu no dia 17 de Novembro de 1983 no sul da Califórnia. Exceto por alguns anos em Achorage, no Alasca, ele passou a vida inteira no Paradise Valley, em Montana, onde ainda reside. Ele vive com os pais e a sua irmã mais nova, Angela, numa rústica quinta nos bancos de Yellowstone River. Eles têm dois animais de estimação: Otis, um gato preto e branco e Annie, uma cocker frisada.
Christopher foi educado pelos seus pais. Ele frequentemente escrevia pequenas histórias e poemas, fazendo visitas à biblioteca e lendo muito. É o autor da série Ciclo da Herança, cujo primeiro livro foi adaptado para os cinemas do mundo todo.

Confira a resenha de Eragon, Eldest e Brisingr acessando os links abaixo:

Resenha: Eragon – O Ciclo da Herança

Resenha: Eldest – O Ciclo da Herança

Resenha: Brisingr – O Ciclo da Herança

Compre esse livro na Amazon!

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Drácula – Bram Stoker
Próximo artigoResenha: A Torre do Amor – Eloisa James
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta