Resenha: Mil Dias de Tormenta – Bernardo Mello Franco

Sinopse Editora Objetiva: Entre janeiro de 2015 e outubro de 2017, o Brasil viveu em estado de convulsão permanente, em uma espiral de escândalos que desafiou as melhores análises e previsões. Esses mais de mil dias de crise foram testemunhados de perto pelo jornalista Bernardo Mello Franco, em suas colunas na Folha de S.Paulo, agora reunidas em livro. (Resenha: Mil Dias de Tormenta – Bernardo Mello Franco)

Opinião: O dia 26 de outubro de 2014 marcava, com uma vitória extremamente apertada de apenas 3,27%, a reeleição da então presidenta da republica Dilma Rousseff para mais quatro anos de mandato. Seria o quarto mandato consecutivo do Partido dos Trabalhadores no poder e uma sequencia de derrotas da direita brasileira que não conseguia firmar um líder que unificasse o país para quebrar a série de eleições do PT. Pelo comportamento histórico, dali pra frente as bases voltariam a se unir e tocar o país rumo a um período de retomada do crescimento, tão necessário naquele momento.

Porém, o que vimos foi Brasília mergulhando no universo de House of Cards, numa luta desesperada para que políticos se salvassem, ou tentassem se salvar, da maior operação policial da história do país. Nesse movimento, em meio a uma base de apoio totalmente fragmentada e sem dialogo com o congresso, Dilma e o PT se viram isolados pela fome de poder de seus aliados, atrelados há anos de acordos obscuros feitos nos porões de Brasília para saquear o país, resultando no derretimento do novo mandato da então presidente.

No livro de Bernardo Mello Franco, publicado em 2018, pela Editora Objetiva podemos acompanhar toda essa trajetória de derretimento do poder petista ao longo dos quase mil dias que atormentaram Brasília. O livro traz, em ordem cronológica, os textos do jornalista para sua coluna no jornal Folha de São Paulo.

Com um olhar de quem viveu intensamente os bastidores de Brasília naqueles dias, Mello Franco, traz ao leitor um acervo de suas opiniões bem imparciais registrando um dos momentos mais tensos que o Brasil já viveu. Sem dúvida alguma, uma obra que entra para a estante dos livros de história, apesar do lançamento muito recente ao acontecimento, mas consolida o dia a dia dos corredores do congresso em meio a jogadas e negociatas que vão além dos nossos olhos no dia a dia do povo brasileiro.

Nesse momento de esquizofrenia política que vive o país, se você quiser ler esse livro precisa deixar de lado suas convicções políticas e acompanhar os acontecimentos de mente aberta, sem revoltas com críticas que sejam feitas para um lado ou outro. Nesse jogo de poder entre quem está dando ou levando o golpe, só o tempo e a história poderão nos mostrar quem, de fato, estava certo nesse circo. Se é que dá pra dizer se tem algum lado certo ou errado.

Avaliação: 5 de 5 estrelas

Sobre o autor: Bernardo Mello Franco nasceu no Rio de Janeiro, em 1983. É colunista do jornal O Globo. Também passou pelo Jornal do Brasil e pela Folha de São Paulo, onde escreveu os textos reunidos neste livro. Já foi correspondente em Londres  e atuou como repórter político no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

Saiba mais sobre esse livro.

Resenha: Mil Dias de Tormenta – Bernardo Mello Franco

Deixe uma resposta