Sinopse: Para Ronnie Day, de 13 anos, a vida é cheia de problemas: Papai e Mamãe se separaram, o irmão Tim é uma peste constante, Melanie Ward o ama ou o odeia, e Jesus Cristo não fica em seu coração. Além disso, ele tem que passar pela igreja vermelha todos os dias, onde o Monstro do Sino se esconde com suas asas e garras e fígado nos olhos. Mas o maior problema é que Archer McFall é o novo pregador da igreja, e Mamãe quer que Ronnie assista aos serviços da meia-noite com ela. O delegado Frank Littlefield odeia a igreja vermelha por um motivo diferente. Seu irmão menor morreu em um terrível acidente na igreja há vinte anos, e agora Frank começou a ver o fantasma do irmão. E o fantasma exige: “Liberte-me”. As pessoas estão morrendo em Whispering Pines, e os assassinatos coincidem com o retorno de McFall. Os Day, os Littlefield e os McFall são descendentes das famílias originais que povoaram a comunidade rural das Apalaches. Essas famílias antigas compartilham um segredo de traição e culpa, e McFall quer que a congregação prove sua fé.  (Resenha: A Igreja Vermelha – Scott Nicholson)

Opinião: Praticamente desconhecido no Brasil, com sua obra sendo publicada por uma agência de tradutores e disponível apenas em e-book, Scott Nicholson se enquadraria bem naquela geração de autores de terror anos 1970 e 1980 cujas histórias tinham o sobrenatural-demoníaco influenciando e espalhando o caos na vida de pequenas cidades. Seu primeiro e mais cultuado livro, A Igreja Vermelha, foi publicado em 2002 e é uma boa mostra do talento gore do autor.

Apresentada sob o ponto de vista de diferentes personagens, A Igreja Vermelha traz a interessante premissa de um Segundo Messias enviado por Deus ao mundo para corrigir os erros de Jesus. Como não poderia deixar de ser, o palco dos eventos sangrentos é uma pequena cidade com famílias tradicionais e segredos muito bem guardados, mas não tão bem enterrados. Existe um passado de sangue que insiste em não ser esquecido. E quando um novo pastor assume a congregação da igreja vermelha, um rastro de sangue, mortes violentas, rituais macabros e manifestações demoníacas sacode a vida dos moradores.

Com uma ótima ambientação e descrições precisas do clima de cidadezinha de interior, Scott Nicholson entrega uma boa história de terror, com altos e baixos bem claros. Talvez por uma tradução não tão cuidadosa, alguns pontos do livro acabam ficando meio sem sentido, o que certamente vai desagradar muitos leitores. Por outro lado, a abordagem religiosa com a construção de uma fé cega, baseada na visão de um deus que exige sacrifícios, é o ponto alto da trama, que compensa quaisquer descuidos de linguagem. As sequencias finais mais tensas trazem cenas para embrulhar o estômago e mexer com os nervos dos leitores.

Aproveitando-se da facilidade com que ensinamentos religiosos podem ser adaptados para visões pessoais, e também da facilidade com que as pessoas abraçam causas sem muitos questionamentos, ainda mais quando se encontram em situações de vulnerabilidade, A Igreja Vermelha mostra que a fé pode ser maquiada como algo bom quando na verdade suas verdadeiras intenções são o mal. Nem sempre falar em nome de Deus significa buscar o bem.

Avaliação: 3 Estrelas

O Autor: Scott Nicholson é autor de 15 thrillers, 60 contos, 4 séries de quadrinhos e 6 roteiros. Ele vive nas Montanhas Apalaches da Carolina do Norte, quando não está escrevendo, ele gosta de jardinagem orgânica e música. Nicholson ganhou o grande prêmio nas Escritores Internacionais do Concurso Futuro em 1999. Nesse mesmo ano, ele foi o primeiro vice-campeão do Prêmio Darrell. Ele estudou escrita criativa na Appalachian State University e UNC-Chapel Hill.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: A Magia do Silêncio – Kankyo Tannier
Próximo artigoResenha: A Elite – Kiera Cass
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta