Resenha: A Magia do Silêncio - Kankyo Tannier

Sinopse Editora Sextante: Celebrada como uma nova e original voz do budismo, a monja francesa Kankyo Tannier parte de sua rica experiência pessoal para nos mostrar o poder transformador da prática do silêncio. Não apenas o silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento). Escrito com sensibilidade e a dose certa de humor, A magia do silêncio traz dicas, meditações e exercícios práticos para incluir pequenos intervalos de paz na agitação do dia a dia. Ao fazer essas pausas, os sentidos despertam e voltam a se abrir para as maravilhas escondidas na vida cotidiana. (Resenha: A Magia do Silêncio – Kankyo Tannier).

Opinião: A humanidade vive dias cada vez mais conturbados. A todo momento somos atingidos por todo tipo de informação, perdemos horas e mais horas com o trânsito caótico das nossas cidades, somos atingidos por noticiários que raramente trazem notícias positivas. No meio de todo esse turbilhão temos o retrato da nossa sociedade cada vez mais estressada, cansada e desanimada com o amanhã. Os detalhes passam despercebido em nosso dia a dia e deixamos de lado a contemplação de coisas simples que podem nos conectar com algo muito maior e trazer a tão desejada, mas muitas vezes esquecida, paz interior.

No livro “A magia do silêncio: Um olhar moderno e descontraído sobre práticas e tradições milenares que conduzem à calma e à serenidade“, publicado pela Editora Sextante, da autora Kankyo Tannier, somos conduzidos a mergulhar em nosso interior num reencontro com a nossa própria intimidade. O livro serve como canal de condução para voltarmos a entender o nosso interior e nos conectarmos, de forma simples e objetiva, com momentos que nos fazem desligar e perceber que a nossa volta ainda há espaço para buscarmos algo simples, mas muito maior, do que temos recebidos no movimentos frenéticos do nosso dia a dia.

A autora Kankyo Tannier é budista e vem sendo chamada como a nova voz do budismo, sendo responsável por difundir essa filosofia de forma leve e de fácil assimalação para o público comum, como eu. Particularmente, não tinha muito conhecimento sobre a filosofia budista até ler esse livro. Um dos mitos que caíram pra mim é que o budismo não é uma religião, mas sim um filosofia de vida, ancorada em quatro verdades nobres: o sofrimento existe; tem suas causas; é possível eliminá-las e existe um caminho para eliminá-las.

Dividido em três partes e apenas 07 capítulos o livro é um guia de reencontro com o nosso interior. Com exercícios simples e que realmente funcionam, testados por mim, Tannier nos conduz a uma nova experiência em nossas vidas. Fechamos os nossos olhos e ouvidos para a turbulência e a nossa volta e nos conectamos a detalhes que passam despercebidos em maio ao turbilhão de emoções e informações que recebemos a cada segundo.

Muito maior do que poderia esperar, nessas páginas temos um reencontro com nós mesmos. Compreendemos que o silêncio não é a simples ausência do barulho, mas vai além e mostra que o silêncio dos nossos olhos e do nosso próprio corpo podem nos reconectar com o que perdemos de mais precioso: se sentir feliz curtindo a sua própria companhia. Se você tiver oportunidade e gostar desse tipo de livro, dê uma chance “A Magia do Silêncio“, você não irá se arrepender.

Avaliação: 5 / 5 estrelas

Sobre a autora: Kankyo Tannier é uma monja budista da tradição zen e está sendo chamada de “a nova voz do budismo” por difundir a filosofia milenar com uma abordagem leve. Ela viveu por mais de quinze anos no mosteiro Ryumonji, na Alsácia, França, antes de se estabelecer em uma floresta próxima, cercada de árvores e animais. Formada em direito, professora de canto e oratória, hipnoterapeuta e cuidadora voluntária de cavalos, Kankyo oferece oficinas de meditação, escreve um blog sobre a espiritualidade cotidiana (dailyzen.fr), já palestrou no TEDX e mantém um blog no HuffingtonPost da França. Uma monja moderna que se dedica a espalhar ensinamentos para que todos conquistem uma vida mais tranquila e feliz.

Clique aqui para comprar o livro.

Deixe uma resposta