Sinopse Jangada: Em 1890, depois de um escândalo que afetou sua reputação, Charlotte Pauly deixa Berlim e vai lecionar para a pequena Emily, em Chalk Hill, uma mansão vitoriana nos arredores de Londres. Charlotte logo percebe uma estranha atmosfera na antiga casa. A menina de 8 anos é sempre atormentada por pesadelos e visões fantasmagóricas da mãe, que se afogou no rio da propriedade em circunstâncias misteriosas. Quando Charlotte tenta saber a respeito da morte de Lady Ellen, o pai de Emily, Sir Andrew, reage com hostilidade. Com tudo envolto em um grande mistério, somente com a ajuda de Tom Ashdown, um jornalista londrino designado para investigar o caso, é que Charlotte poderá verificar o que há por trás dos fenômenos sobrenaturais que assolam a mansão e descobrir uma trágica verdade escondida nas paredes de Chalk Hill. (Resenha: Mistério em Chalk Hill – Susanne Gogan)

Opinião: Suspenses de época, na minha opinião, carregam um certo charme e atração irresistíveis. Ainda mais quando se passam em meio a aristocracia inglesa, como é o caso de Mistério em Chalk Hill. Sem ambiciosas pretensões, mas extremamente bem desenvolvido, o livro é um passeio por um período interessante dos fins do século XIX com uma pitada de tensão e ares sobrenaturais. Junção pra lá de bem feita de ingredientes que resultaram em uma excelente obra.

Exalando os ares da série Downton Abbey, Mistério em Chalk Hill narra os estranhos acontecimentos que têm tirado o sossego da pequena Emily, uma garotinha de oito anos de idade cuja mãe morreu afogada no rio que corta a propriedade em que vivem. Filha de um deputado, Emily é cercada de todos os mimos que a aristocracia dispunha na época, sendo que sua educação ficava a cargo de uma preceptora, nossa protagonista Charlotte. É através do seu olhar que vamos acompanhar a história, e junto a ela vamos investigar e desvendar inúmeros segredos e mistérios que mostram que nem tudo é o que parece dentro dos muros e portões de Chalk Hill.

A reconstituição de época é perfeita e Susanne Gogan conseguiu construir um clima de suspense com ares sombrios que convence e envolve. O cenário de um casarão às margens de uma floresta e cortado por um rio possui uma força vigorosa para uma história em que o sobrenatural passeia por algumas cenas. E centrar a trama em uma criança sempre é uma boa saída para jogar o clima de tensão nas alturas. Complementando o enredo, a autora ainda explorou as descobertas e os primeiros contatos entre ciência e experiências psíquicas, algo que dava seus primeiros passos na época. Mesmo produzindo ficção fantástica, Susanne manteve os pés na realidade e trouxe acontecimentos do período para enriquecer a trama, como as citações a Conan Doyle, por exemplo.

Em meio a tantos thrillers carregados de ação e tecnologia ambientados nos nossos tempos, Mistério em Chalk Hill se destaca justamente por se passar em um período distante e rico da história, mas pouco visitado pelos autores de suspense ultimamente. Ele envolve os leitores, sustenta tranquilamente o mistério até as páginas finais, e traz um desfecho sem furos, sem grandes malabarismos, mas correto e adequado. É uma leitura fascinante!

Avaliação: 5 Estrelas

A Autora: Susanne Gogan nasceu em 26 de julho de 1967, Möchengladbach, na Alemanha, onde é autora e tradutora renomada e mora com a família. Em 2012, recebeu o prêmio DeLiA, da Associação de Autores Alemães de Literatura Romântica, pelo romance “Die Sprache der Schatten”.

Deixe uma resposta