Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean – Jenny Han

Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

1
15684
Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean - Jenny Han

Sinopse Intrínseca: Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.  (Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean – Jenny Han).

Opinião: Quando uma série é boa, ler o último livro é um misto de ansiedade para saber como vai acabar a história e de tristeza, pois esse é, teoricamente, o nosso último contato com os personagens e universo de uma história. E hoje o meu sentimento é justamente esse, dia de nos despedirmos de Lara Jean e tudo o que ela trouxe para a gente desde a publicação do primeiro livro Para todos os garotos que já amei. Como falei na resenha anterior, obviamente, tanto o livro quanto essa resenha são recheados de spoilers (ALERTA!) do primeiro e segundo livros. Então, se você ainda não leu as histórias anteriores sugiro que não continue para não perder todo o encanto dessa sequencia maravilhosa escrita por Jenny Han. Você pode ler a resenha do outros livros, clicando aqui em baixo:

Leia também a resenha do livro 01: Para Todos os Garotos Que Já Amei

Leia também a resenha do livro 02: P.S. Ainda Amo Você

Nesse último livro da série, Lara Jean está começando o seu último ano no ensino médio, o mais importante de todos, que irá ditar os acontecimentos de todos os anos que virão pela frente. Vemos aqui uma jovem muito mais madura do que aquela menina insegura que conhecemos há três anos (ou livros) atrás. Lara Jean já escolheu a universidade que quer estudar, apesar de ter feito várias inscrições. O desejo de ficar perto da família e, claro, de Peter, que já ganhou uma bolsa de estudos na mesma faculdade, só dão a ela a certeza do lugar onde quer estar. Até que ao receber notícias inesperadas ela precisa reavaliar todos os seus sonhos.

Já sua família ganha um protagonismo especial nesse livro com o relacionamento entre o pai de Lara Jean e a Sra. Rothschild que já dava sinais de acontecer desde o livro anterior. Achei digna a solução da autora para ele, uma vez que viveu toda a sua vida pelas três filhas que, aos poucos, começam a construir seus próprios caminhos. Outro ponto que me agradou muito é a relação da protagonista com a Sra. Stormy no asilo em que ela foi voluntária, mostrando a sinceridade da amizade entre ambas.

Agora precisamos falar sobre Peter. Que pessoa maravilhosa ele se tornou ao longo da série. Como o personagem dele também amadureceu sem superficialidades. Compreensivo, amoroso, carinhoso, conselheiro… Peter Kavinsky deveria ser um espelho a ser seguido por nós homens. Se no início não tinha tanta simpatia por ele, achava meio convencido, essa percepção mudou completamente, com a autora mostrando um lado mais humano e emotivo do personagem.

Em Agora e Para Sempre, Lara Jean a autora Jenny Han fecha com chave de ouro essa que sem qualquer sombra de dúvidas é uma das melhores séries voltada para o público adolescente dos últimos anos. Não é atoa que o público brasileiro tem um carinho tão grande por Jenny Han, a autora já vendeu mais de 80 mil exemplares dessa série só no Brasil. Se você ainda não se aventurou pela história, mergulhe de cabeça, pois você não irá se arrepender.

Ps.: O filme inspirado no primeiro livro estreou na Netflix no último dia 17/08/18. E a expectativa dos fãs é altíssima. No que depender do trailer divulgado, teremos um filme fiel ao que a autora nos apresentou ao longo desses anos.

Avaliação: 5 / 5 estrelas

jenny hanSobre a autora: Jenny Han nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receitas. Sua série de TV preferida é Buffy – a caça-vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.

Clique aqui para comprar o livro.

1 COMENTÁRIO

  1. Amei o filme quanto os livros, mas tenho uma pergunta que não quer sair da minha cabeça, no último livro (terceiro) terminar com eles fazem as pazes, mas a apaixão que Lara Jen sente por John A… Acabou mesmo. Caso ele perde transferência para a faculdade que Lara Jen se encontrar esse amor vai se aceder ou ele já morreu a muito tempo

Deixe uma resposta