Sinopse Penguin Companhia: Durante uma viagem prolongada de seu marido, Luísa se deixa seduzir por Basílio, um primo seu que voltava a Portugal depois de uma temporada no Brasil. Imprudentes e indiscretos, os amantes acabam flagrados por Juliana, a empregada da casa, que passa a chantagear a patroa. Com o anúncio da iminente volta do marido, está armado o cenário para um caso exemplar de decadência do estilo de vida pequeno-burguês, com seus preconceitos e moralismos, seus tipos parasitários, suas relações amesquinhadas e seu frágil equilíbrio. (Resenha: O Primo Basílio – Eça de Queirós)

Opinião: Uma das maiores qualidades da narrativa de Eça de Queirós, na minha visão pessoal, é a fina ironia com que ele retrata a sociedade portuguesa da época e seus diversos tipos sociais. A seriedade dos temas de seus romances divide espaço com o humor e o sarcasmo com que são construídos os seus personagens e retratadas algumas das situações corriqueiras ao longo dos capítulos. Ele sabe ser mordaz e colocar o dedo na ferida de uma forma leve e que arranca um sorriso de canto de boca nos leitores. É delicioso de acompanhar o evoluir de suas tramas.

O Primo Basílio, foco dessa resenha, traz, para citar o subtítulo da obra, um episódio doméstico pra lá de natural: o adultério. Mas, atentem-se que nos idos do século XIX, homens podiam cometê-lo sem problema algum (ainda hoje há uma certa tolerância e “passadas de pano” quando a traição provém dos homens). O problema é quando mulheres se rendiam aos encantos de um sedutor. Elas passariam a ser faladas pela vizinhança e pela sociedade e, descoberto o caso, o marido tinha amplos direitos a fazer o que bem entendesse.

E assim somos convidados a entrar na residência de Luísa e Jorge, um jovem casal do que podemos considerar como a classe média emergente da época. A história é simples e já está bem detalhada na sinopse da editora: Jorge precisa viajar por um longo período a trabalho e Luísa acaba se rendendo ao primo, Basílio, um antigo amor da adolescência. O caso sai de controle porque ambos são descuidados demais e a empregada de Luísa, Juliana, não só descobre a traição como consegue cartas para usar como chantagem. Vai se desenrolar um belo drama familiar temperado por divertidas descrições do Portugal dos anos 1870.

Os personagens são, pra mim, o ponto alto de O Primo Basílio. A começar pela sra. Juliana, uma criação inesquecível e marcante. A criada, vivendo a vida toda a servir, acumula sonhos simples de coisinhas melhores para si ao mesmo tempo em que detesta a família de Jorge e Luísa. Há uma tensão social palpável na história, que evidencia as claras diferenças entre a classe dominante e a servil.

Juliana é um retrato fiel dessa classe que era legada a morar nos piores cômodos da casa, não comia a mesma comida dos patrões e era sempre repreendida por algo. As reflexões e resmungos de Juliana são passagens ricas enquanto retrato de um período. Quando entende que a traição de Luísa pode servir como trampolim para melhorar sua vida, ela se entrega com devoção e manipula a patroa, extorquindo todo o possível e vivendo alguns momentos de folga e descanso. Seu destino, trágico, e tudo o que o cerca é outro dos bons exemplos da separação clara entre ricos e pobres.

E há os tipos que rodeiam o casal, sendo o Conselheiro Acácio e suas tiradas que não levam a lugar nenhum, recheadas de um intelectualismo vazio, o exemplo maior da ironia e crítica mordaz de Eça de Queirós. A propósito, logo na abertura do livro, já somos introduzidos à galeria de personagens que vão desfilar pela história e apresentados ao estilo provinciano de um Portugal que vai ficando pra trás na Europa. Companheiro de Basílio, o personagem Reinaldo, dá voz às críticas da Lisboa que, em sua visão, é atrasada, rural e abarrotada de defeitos.

O drama, cerne da obra, é a paixão, ou aventura libidinosa, à qual Luísa se entrega mediante os cortejos e avanços do primo. Basílio é apresentado desde o início com os ares de um conquistador. Seu objetivo é apenas ter a prima para si em momentos de diversão, pouco se importando com o que “os outros vão falar”, com a reputação dela. E Luísa aparentemente encara essa aventura com um misto de paixão, a ponto de ela pensar em fugir com o primo quando a chantagem de Juliana vem à tona, mas também como uma oportunidade de experimentar coisas novas, experiências que leu em romances e que a fazem fantasiar a possibilidade de manter o caso para sempre, sem riscos.

A chantagem de Juliana vai trazer o desequilíbrio e fazer ruir as aparências do lar de Jorge e Luísa. A harmonia do casal vai ser abalada e Eça vai lançar mão de uma série de eventos para chegar ao ápice da sua história: uma sequência de desfechos trágicos pontuada por um parágrafo final tão irônico quanto o fez em O Crime do Padre Amaro.

Há duas leituras para O Primo Basílio. De um lado, a percepção que devemos ter de como a sociedade do século XIX encarou uma história como essa. De outro, o olhar do leitor do século XXI para um romance divertido, fotografia de uma cena familiar, em que a aventura amorosa de Luísa é natural, não choca, nem causa escândalo. Em um cenário, Luísa é a vilã que macula seu casamento cedendo ao primo. Em outro, Juliana é a vítima subjugada e explorada pela classe dominante até seus últimos suspiros. Qual a sua visão para essa trama?

Compre na Amazon

//

Do Autor leia também:

O Primo Basílio

O Crime do Padre Amaro

O Autor: José Maria de Eça de Queirós nasceu em Póvoa do Varzim, norte de Portugal, de pais que não eram casados – só o fariam quatro anos depois. Essa situação, escandalosa para a época, talvez tenha contribuído para a visão profundamente crítica à moral da classe média portuguesa que o escritor imprimiu à sua obra. Eça ingressou aos 16 anos na Universidade de Coimbra, de onde saiu formado em Direito. Nesse período reuniu-se a outros jovens literatos, como Antero de Quental, que formaram o grupo conhecido como a Geração 70. Mudou-se para Lisboa, seguindo uma carreira de jornalista que continuaria em Évora e em sua volta para a capital. Em folhetins e na poesia, havia até então sido um adepto do Romantismo. Contudo, na volta a Lisboa, tomou parte no grupo de intelectuais conhecido como O Cenáculo. Sob a influência do escritor Gustave Flaubert e do teórico anarquista Pierre-Joseph Proudhon, aderiu ao Realismo.

Em 1870, publicou, em parceria com Ramalho Ortigão, o romance O mistério da estrada de Sintra. No mesmo ano ingressou na carreira diplomática e, dois anos depois, assumiu o posto de cônsul em Havana – seguida por cidades europeias. Em 1895, sob a influência do Naturalismo, publicou o romance O crime do padre Amaro, que provocou protestos da Igreja e de setores da sociedade. Três anos depois, O primo Basílio teve recepção semelhante, apesar do sucesso de vendas. Em 1888 saiu Os Maias, romance considerado sua obra-prima. Parte da extensa obra do escritor, como o romance A cidade e as serras, veio à luz postumamente. Eça, que deixou quatro filhos, morreu em Paris, de tuberculose.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: A Última Casa da Rua Needless – Catriona Ward
Próximo artigoResenha: O Retiro – Sarah Pearse
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta