Sinopse Arqueiro: Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail que aparentemente só pode ter sido enviado por sua esposa. Esses acontecimentos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido? (Resenha: Não Conte a Ninguém – Harlan Coben)

Opinião: Várias listas de indicação de livros do Coben que vi, colocam Não Conte a Ninguém no topo como sendo a melhor forma de conhecer o estilo do autor e, de quebra, ainda ter em mãos uma de suas melhores histórias. Se está entre as melhores, ainda tenho um longo caminho de leitura pela frente para descobrir, mas é fato que o livro tem aquela pegada viciante e entrega uma história muito vem amarrada e cheia de boas surpresas.

Não Conte a Ninguém traz uma premissa que venho observando nos livros anteriores que li do autor: há um crime ou uma tragédia e um personagem sobrevivente é posto à prova para desvendar algo ou salvar alguma coisa ou alguém. Tudo isso ocorre em uma corrida contra o tempo e à revelia das autoridades. Aliás, na visão dessas autoridades, esse personagem quase sempre acaba se tornando o principal suspeito daquilo que ele próprio escapou. Colocadas essas considerações, posso dizer que já dei um bom resumo de Não Conte a Ninguém.

A tônica desse livro é um amor que resiste a oito anos de ausência de uma esposa brutalmente assassinada. O médico e sobrevivente da tragédia, David Beck, não superou as dores da perda, mas devagar está começando a encaixar novas peças na composição de sua vida de viúvo. Só que aparentemente sua esposa parece estar bem viva. Ou talvez alguém esteja querendo pregar alguma peça se passando por ela. Ou quem sabe David tenha matado a esposa por um passado de violência doméstica e de olho no seguro a receber… Há muitas possibilidades e só uma certeza: tem algo estranho acontecendo, mensagens com detalhes que só a falecida esposa poderia saber estão sendo enviadas para David e há bandidos querendo silenciar os envolvidos nessa tragédia ninguém sabe muito bem o porquê.

A partir desse enredo, Coben desenvolve um livro cheio de ação e muitas reviravoltas. Mesmo que a gente vá descobrindo coisas pelo caminho, nada nos faz chegar nem perto da explicação completa. Que envolve inúmeros detalhes e deixa bem claro que nenhuma ponta largada ao longo do livro foi à toa. Tudo se liga e fica bem amarradinho.

O maior destaque que faço nessa obra é para o conjunto de personagens secundários. São cativantes. O trio que ajuda David é perfeito e dá um ar leve, às vezes divertido e emprega um bom ritmo na narrativa: um traficante de drogas, uma advogada super famosa e uma melhor amiga divertidíssima. No fim, Não Conte a Ninguém é um ótimo passatempo que rende boas horas de leitura. É suspense light, envolvente e bem contado.

Curioso observar que, na mesma linha dos outros livros do autor, esse pode ser facilmente condensado na frase: o que você faria pelo amor da sua vida? Isso vale para filhos, esposa, família… É um bom exercício de reflexão para leitores que gostam de se colocar no lugar dos personagens e vivenciar situações (bem) extremas.

Compre na Amazon

//

Do Autor leia também:

Win

O Menino do Bosque

Fique Comigo

Confie em Mim

Não Há Segunda Chance

Desaparecido para Sempre

Não Conte a Ninguém

Harlan CobenO Autor: Harlan Coben Vencedor de diversos prêmios, Harlan Coben recebeu a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série Myron Bolitar. Conhecido como “o mestre das noites em claro” por suas narrativas surpreendentes e impossíveis de largar, Coben já teve suas obras traduzidas para 45 idiomas e é um best-seller em diversos países, contando mais de 75 milhões de exemplares vendidos. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema e para séries de streaming, entre eles O inocente, lançada pela Netflix. Mora em Nova Jersey com a esposa, os quatro filhos e os cachorros Laszlo e Winslow.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Blackout – O amor também brilha no escuro
Próximo artigoResenha: Ex/Mulher – Tess Stimson
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta