Sinopse Arqueiro: Zoe é uma mãe solteira que corta um verdadeiro dobrado para sustentar a si mesma e a seu filhinho de 4 anos, Hari. Quando o valor do aluguel de seu apartamento em Londres se torna exorbitante, Zoe fica sem saber o que fazer. Então, a tia do menino sugere que ela se mude para a Escócia para ajudar a gerenciar uma pequena livraria. Sair de uma cidade em que se sente tão solitária para morar num vilarejo acolhedor nas Terras Altas pode ser a mudança de que Zoe e Hari tanto precisam. No entanto, ao descobrir que seu novo chefe, o temperamental livreiro Ramsay Urquart, é um poço de hostilidade, e que os filhos dele são mais do que malcriados, Zoe se pergunta se tomou a decisão certa. Só que o pequeno Hari encontrou seu primeiro amigo de verdade. Além disso, ninguém resiste à beleza do lago Ness brilhando ao sol de verão. Sem falar que é em lugares assim que os sonhos começam… (Resenha: Um Novo Capítulo para o Amor – Jenny Colgan )

Opinião: Imagine uma história onde Mary Poppins encontra Notting Hill. Quais as probabilidades de dar errado? Bom, em Um novo capítulo para o amor são bem grandes, infelizmente.

Zoe mora em um apartamento em Londres com seu filho de 4 anos, Hari. Porém, quando as contas apertam e ela não consegue mais pagar o aluguel e sustentar uma boa vida ao filho, Zoe resolve entrar com contato com o pai da criança. Jaz, um aspirante a DJ, não foi muito presente na vida do filho e não tem muitos meios de ajudar, já que perdeu o emprego. A solução, então, vem da irmã, Surinder – que, até então, não sabia da existência de Zoe ou do sobrinho Hari. Ela sugere que Zoe e Hari se mudem para a Escócia, onde uma amiga de Surinder precisa de ajuda com sua pequena livraria.

Quando chegam no tal vilarejo nas Terras Altas, Zoe e Hari se sentem completamente deslocados. Vão morar num casarão onde Ramsay Urquart, um homem misterioso, e seus três filhos vivem isolados após a mãe fugir. Zoe, então, se vê dividida em duas funções: cuidar das crianças de Ramsay para poder viver sob um teto que não precise pagar e ajudar Nina – que está gravidíssima – a administrar a livraria.

Tudo nesse livro soa clichê e comum. Mas, veja bem, isso nem sempre é um sinal ruim. Há diversos romances água com açúcar que conseguem desenvolver bem os seus clichês e deixar os leitores com um quentinho no coração a cada página. Porém, Jenny Colgan acaba falhando nesta missão. O livro é arrastado. Por mais que, no início, os acontecimentos pareçam voar, não se engane. Logo depois que Zoe chega no vilarejo, as coisas ficam estáticas e são páginas e mais páginas de praticamente nada acontecendo.

Com capítulos curtos, Colgan apresenta diversos pontos de vista, mas que não são bem especificados nem separados. A impressão que fica é a de que não houve edições ou revisões no texto bruto da autora. É importante dizer que essa não é uma falha da tradução (feita pela Thalita Uba)! Muitas críticas de pessoas que leram no original comentaram sobre esse deslize.

São muitos diálogos que não levam a lugar nenhum, cenas (e até capítulos) que poderiam ter um desenvolvimento melhor se a autora quisesse abordar alguns assuntos de forma responsável – como depressão, bipolaridade, traumas de infância e dependência química. Infelizmente, o livro acaba desperdiçando os temas importantes que se propõe a tratar.

No fim das contas, as partes em que Zoe está com as crianças – seu filho, Hari, e os filhos de Ramsay – são as que marcam, sendo muitas vezes tocantes e interessantes de serem lidas (principalmente o desenvolvimento da amizade entre Hari e Patrick). Porém, algumas páginas não conseguem salvar um livro inteiro de, praticamente, 400. Um novo capítulo para o amor realmente deixa a desejar se o leitor procura uma história apaixonante e personagens cativantes. Mas, pode ser uma boa pedida para curar ressacas literárias ou intercalar com um livro mais denso.

Compre na Amazon

//

Da Autora leia também:

A Pequena Livraria dos Sonhos

Um Novo Capítulo para o Amor

 

A Autora: Jenny Colgan nasceu em 1972, na Escócia, e é autora de comédias românticas, ficções científicas e histórias infantis. Seus mais de 40 livros foram publicados em dezenas de países e já venderam milhões de exemplares. Jenny adora bolo, Doctor Who e livros muito, muito longos – quanto mais longos, melhor. Mora em Edimburgo com o marido, os três filhos e os cachorros.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Não Há Segunda Chance – Harlan Coben
Próximo artigoResenha: Garota, 11 – Amy Suiter Clarke
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

Deixe uma resposta