Sinopse Trama: Depois de ter sido deixada, Louise teve que assistir a seu ex­-marido, Andrew, iniciar uma nova família. A “outra” agora é sua esposa, mas Louise não está pronta para deixar Caz viver a vida que já foi dela, nem para abrir mão do homem que ainda ama. Quando Louise começa a investigar o passado de Caz, o respeito que até então se mantinha entre as duas fica no limite: tentando atingir uma à outra, elas descobrem mais sobre o homem com quem se casaram. Até que Andrew é assassinado durante uma festa de família, e as duas mulheres são encontradas diante do corpo. Uma das esposas pode ser a culpada… mas qual? (Resenha: Ex/Mulher – Tess Stimson)

Opinião: É muito difícil descobrir quem é inocente nesse thriller delicioso (mais um, aliás) que a Trama trouxe para os fãs de bons suspenses. Na verdade, quanto mais avançamos na história, mais vai ficando claro que não há mocinhas e que talvez o vilão da história possa ser… Ah, relax que não tem spoiler aqui não. Até porque esse é um daqueles livros em que nada é o que parece até a última página. E Tess Stimson conseguiu segurar muito bem seus segredos até o capítulo final, entregando uma obra em que reviravoltas acontecem a todo momento e nós ficamos feito joguetes nas mãos dessas mulheres poderosas, enciumadas e enraivecidas umas com as outras.

Ex/Mulher é um suspense maravilhoso, desses que prendem nossa atenção facilmente. Primeiro porque sua narrativa em primeira pessoa, intercalando as personagens em cada capítulo, flui de forma ágil e vai espalhando migalhas de acontecimentos que vão embaralhando nossa percepção sobre quem está falando a verdade de verdade. Aliás, descobrir a verdade é a tarefa mais difícil aqui. E mesmo quando achamos que chegamos a algum lugar, a autora dá uma leve virada de rumos e nos joga em outro mar de dúvidas. E em segundo lugar porque a história é muito bem amarrada e se sustenta num ritmo gostoso de leitura. Sério, é impossível largar.

Ex/Mulher traz um assassinato e duas mulheres, a atual e a ex-esposa da vítima, encontradas na cena do crime banhadas com o sangue do falecido. As duas contam a mesma versão dos fatos com apenas uma mudança: uma acusa a outra de ser a autora do crime. E aí, quem está falando a verdade? A partir dessa introdução, Tess Stimson desenrola sua história retornando algumas semanas antes do assassinato. Ela vai construindo um clima de tensão e brigas entre duas mulheres e toda a rotina que precisam, ou se forçam, a dividir com o marido, Andrew.

Muitas das situações que vocês vão encontrar nesta história parecem exageradas por demais. Daquele jeito totalmente descolado da realidade. E isso contribui 100% para o tensionamento das relações e também para embaralhar nossa percepção sobre o que de fato está acontecendo ali. Sério, em alguns momentos a atual esposa, Caz, parece a vítima de um marido que ainda cai de amores pela ex. Em outros, ela é obrigada a tolerar situações constrangedoras ou forçadas criadas por essa mesma ex. Contudo, a tal ex, Louise, soa como a manipuladora que ainda nutre esperança de reconquistar o marido perdido e não hesita em usar seus filhos para esse fim. Só que ela também parece uma vítima de uma esposa que não vacila em fazê-la perder o emprego ou em envenenar seu gato de estimação. No meio disso tudo há as incógnitas figuras do marido e da sogra…

O marido Andrew, pra mim, é o personagem-chave, dúbio, e que funciona como uma balança ora pendendo para um lado, ora para o outro, mas nunca buscando o equilíbrio. Estaria ele se divertindo com a briga das mulheres? Deixo muitas das conclusões para vocês porque se eu me aprofundar aqui darei spoilers a rodo. E a sogra? Bem, a mãe de Louise claramente é uma pessoa que sabe conquistar e manter todos ao seu redor e comendo na sua mão. Todas as situações que a envolvem são decisivas para esquentar ainda mais o clima do livro. E ela guarda alguns segredos que são muito importantes para o desfecho.

Evitando ficar repetitivo, encerro convidando muito vocês a embarcarem na leitura de Ex/Mulher. É um thriller que não tem como não devorar e é impossível vocês se arrependerem da leitura. E se vale uma dica… Fiquem de olho em absolutamente todos os personagens. Há muito mais do que parece nessas relações e tudo está muito bem interligado.

Compre na Amazon

A Autora: Tess Stimson é autora de doze romances, incluindo o best-seller The Adultery Club, que permaneceu entre os dez mais vendidos nas listas de língua inglesa. Ela também escreveu livros de não ficção que foram traduzidos para dezenas de idiomas. Ex-jornalista e repórter, cobriu eventos dramáticos ao redor do mundo, inclusive em zonas de guerra.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Não Conte a Ninguém – Harlan Coben
Próximo artigoResenha: Esposa Perfeita – Karin Slaughter
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta