Sinopse Verus: Chegou a vez de o leitor conhecer melhor Valentina, a grande amiga de Elisa Clarke. Uma moça desiludida com o amor, porém prestes a descobrir que a vida ainda lhe reserva grandes – e maravilhosas – surpresas. Em vez de bailes e romance, tudo o que a jovem deseja é encontrar um jeito de viver com dignidade longe do pai e da madrasta, a qual tem como hobby fazer da vida dela um inferno. A oportunidade surge com uma proposta de casamento. Quase passando da idade de se casar, Valentina cogita aceitar. Seu coração não se alvoroça com o pretendente, mas ela não está desesperada à procura do amor. Seria um bom arranjo… se o capitão Leon Navas não cruzasse o seu caminho. O misterioso espanhol é mal-educado, irritante, atrevido – além de lindo -, e Valentina ficaria muito feliz se jamais voltasse a vê-lo. Mas o destino parece decidido a reuni-los e, após um equívoco embaraçoso, ela está noiva de Leon, de quem pouco sabe, exceto que seu coração dispara toda vez que seus olhares se cruzam e que irritação não é o único sentimento que o capitão lhe desperta. Então Valentina sofre um terrível acidente. Assustada, porém disposta a provar que não foi um simples acaso, ela vai atrás do responsável. Entre suspeitas, disfarces, segredos e contratempos, a moça acaba sucumbindo à irresistível e devastadora paixão, sem se dar conta de que o perigo ainda está à espreita… Poderá uma garota nem um pouco encantada viver um conto de fadas e conseguir o seu final feliz? (Resenha: Desencantada – Carina Rissi)

Opinião: Carina Rissi já foi uma das minhas autoras favoritas. Porém, ultimamente, estamos em uma relação de amor e ódio. Li tudo o que ela já publicou e confesso que… cansei.

Quando ela anunciou Desencantada, fiquei super animado por ser mais um volume da série Perdida – apesar de achar desnecessário. Assim que foi lançado, comecei a leitura e parei logo no início. O mesmo aconteceu nas outras duas vezes em que tentei ler esse livro. Com a notícia de que o sexto e último – finalmente! – volume da série será lançado no segundo semestre deste ano, resolvi ultrapassar as barreiras da preguiça e terminar esse livro.

Vamos lá! Para quem não conhece, a série Perdida é a mais conhecida da autora. São seis livros que, teoricamente, acompanham a vida de Sofia numa viagem no tempo e encontrando seu grande amor. Os dois primeiros livros – Perdida e Encontrada – são do ponto de vista dela, o terceiro – Destinado – é de seu marido, Ian Clarke, o quarto – Prometida – já tem uma perninha na enrolação, sendo de sua cunhada, Elisa. O quinto, este que acabei de ler, é sobre Valentina. Quem é Valentina? A melhor amiga de Elisa. Ou seja, é um livro sobre a melhor amiga da irmã do marido da protagonista.

Pessoalmente, o que dá pra sentir é que Carina Rissi encontrou sua fórmula mágica de fazer sucesso e está usando há anos, porque a mesma base de outros de seus romances é praticamente a mesma: o drama de um casal em torno de uma bola de neve de mentiras. Isso já havia me incomodado no ano passado, quando li Amor sob encomenda – 2º spin-off de Procura-se um marido, outro sucesso da autora.

Infelizmente, Valentina não é uma personagem tão carismática quanto as outras heroínas de Carina Rissi (Luna, eu te amo e sempre vou te defender!) e perde muito espaço da narrativa para Leon, seu par romântico – que é muito mais interessante. Inclusive, acredito que se Carina tivesse escrito da perspectiva de Leon ou pelo menos feito uma narração intercalada entre ele e Valentina, a história poderia ter crescido muito. Me atrevo a dizer que Leon é um dos melhores heróis de Carina – senão O melhor…

É um livro clichê? Sim, como todos os outros da autora, mas isso nem sempre é ruim. Nesse caso, especificamente, não funciona bem como já funcionou anteriormente, porque Carina cansa o leitor. São quase 500 páginas de um drama que poderia ter sido resolvido em menos de 300. Não posso tirar o mérito da fluidez da história, visto que, desta vez, consegui terminar o livro em menos de um dia. Porém, o que Desencantada tem de fluido, tem de desnecessário.

O enredo em torno da mudança na vida de Valentina depois da morte da mãe e como a personagem amadurece é bonito de ser lido, mas são poucas as passagens sobre esse crescimento. Grande parte da história é com ela se passando por um jovem garoto contratado por Leon para investigar quem tentou assassiná-la. Porém, mesmo depois de ter certeza de que não foi Leon, Valentina continua com a farsa e se doendo por estar mentindo. É triste, porque a história claramente tinha um potencial muito grande, mas que foi desperdiçado por uma trama de mentiras e mais mentiras.

Até cheguei a pensar que, se este fosse um livro solo, uma história inédita que não envolvesse nenhuma outra série da autora, teria sido muito melhor. Isso porque nem como uma continuação da série Perdida o livro funciona. Sofia, Ian e os personagens mais marcantes dessa sextologia só aparecem nos últimos capítulos, quando tudo já se resolveu. É, literalmente, apenas uma aparição para dizer que Desencantada faz parte da coleção. Preciso dar créditos, porém, para a conclusão do mistério envolvendo a tentativa de assassinato de Valentina. Os segredos revelados foram realmente surpreendentes e são impossíveis de serem descobertos pelo leitor durante a leitura.

Concluindo, é uma história rápida, mas o leitor vai precisar de paciência. Se for encarar essa jornada de quase 500 páginas, sugiro que vá sem expectativas de que será bom como os primeiros da série. Acabei dando apenas 2.5 estrelas ao final da leitura e, confesso que estou com um pouco de medo do último volume – mas ansioso para saber como tudo termina, também…

Compre na Amazon

A Autora: Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros ― tanto dos que lê quanto dos que escreve ―, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha, após ter vivido uma curta temporada na capital paulista.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Eu Devia Estar Sonhando – Michel Bussi
Próximo artigoResenha: Gótico Mexicano – Silvia Moreno-Garcia
Um jornalista (e futuro publicitário) apaixonado por livros e pela Taylor Swift. Lê um pouco de tudo, do suspense ao romance romântico (mas tem uma quedinha por contemporâneos com personagens odiosos). Vive esperando uma ligação da Sandy para tomar um cafezinho em Campinas. Enquanto isso não acontece, passa seu tempo no mundo dos livros, filmes e músicas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com tudo que vc falou. Os três primeiros livros da série se tornou o meus livro favoritos, mas do livro de Elisa e de Valentina a história ficou muito cansativa. O livro é muito extenso sendo que de os personagens parassem pra conversar por 5 minutos no começo do livro tudo ficaria resolvido. Enfim, amo a Elisa, que inclusive é minha personagem favorita, e a Valentina, mas o livro das duas poderia ter sido muito melhor.

  2. Embora Carina seja minha autora favorita e a série perdida seja os meus livros favoritos, tenho essa conclusão sobre os livros serem longo por conta de falta de comunicação desnecessária. Amo o jeito como a autora Carina Risse escreve e os personagens dela são todos apaixonantes, e como o desenvolver da história é fluida.

Deixe uma resposta