Resenha: Objetos Sobrenaturais – Stacey Graham

Sinopse DarkSide: Encontrar uma bela boneca antiga em uma venda de garagem é uma sensação incrível, até você levá-la consigo e ela decidir caminhar pela casa após a meia-noite. Antiquários, feirinhas de rua, heranças de família: os objetos assombrados estão em todos os lugares e invadem nossas vidas de uma maneira discreta, quase acidental. Será mesmo? Com uma prosa divertida e objetiva, Stacey Graham traz respostas para diversas perguntas, dá conselhos e discute teorias sobre os tipos de fantasma que existem. Você já se perguntou por que nos sentimos atraídos por histórias que envolvem objetos assombrados? Ou como um objeto se torna assombrado? Será que um fantasma se espremeu entre as moléculas e ficou incrustado no objeto pelo medo do desapego? (Resenha: Objetos Sobrenaturais – Stacey Graham)

Opinião: Shakespeare imortalizou a sentença que há muito mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a filosofia humana e, inevitavelmente nos vemos, pelo menos uma vez na vida, diante de situações em que não se encontram explicações. Junte-se a isso as crenças populares e as diversas histórias entreouvidas por aí e temos um prato cheio para algumas noites insones e muitas divagações sobre o que “anda” por aí e nem sempre conseguimos ver.

Objetos Sobrenaturais, de Stacey Graham, traz uma listagem de objetos, lugares e situações em que esse inexplicável passou a fazer parte do cotidiano e ser aceito pelas pessoas quase como algo natural. A partir de categorias como objetos, lugares, residências, pessoas famosas e mandingas, entre outros, a autora vai ensinando um pouco da arte de se caçar ou identificar acontecimentos sobrenaturais ou aparições de fantasmas e contando os causos. Suas histórias vão da popularíssima boneca Anabelle ao, pra mim inédito, anel do ator Rodolfo Valentino. Há pontos obscuros e tenebrosos, outros que parecem mera coincidência ou até mesmo algumas situações um tanto cômicas – registre-se que o ótimo humor da autora colabora muito para a leitura ser bem leve.

Por se tratar de uma espécie de compilado de acontecimentos, Objetos Sobrenaturais, acaba sendo um livro de leitura rápida. Cada capítulo traz uma categoria e dentro dela desenrolam-se os casos e histórias. Isso faz com que não aja um aprofundamento e muitos pontos interessantes acabam sendo tratados de forma superficial, correndo sério risco de deixar os leitores com a curiosidade não saciada. Vale destacar que muitas referências da autora são bem mais comuns à cultura norte-americana do que à nossa. Melhor exemplo são os tais bazares de garagem, algo não tão comum no Brasil, mas que podem render aos visitantes muito mais do que uma peça decorativa para a mesa da sala.

Em alguns capítulos, Objetos Sobrenaturais se transforma em um manual sobre como lidar com os diferentes tipos de manifestações paranormais e o que os leitores podem fazer para provocar o possível fantasma que habita aquela boneca ou quais energias de donos passados um relógio pode ter absorvido. Mais curioso, para mim, no entanto, ficam os trechos sobre hotéis, mansões, navios e astros de Hollywood.

Editado no acabamento impecavelmente doentio da DarkSide Books, Objetos Sobrenaturais vem recheado de ilustrações e fotografias que ajudam no mergulho dos leitores nesse desconhecido. É uma excelente leitura para os fãs do gênero que buscam ampliar seus conhecimentos a partir de casos e histórias reais. Serve tranquilamente para boas horas de distração e para você se perguntar (ou reafirmar para si mesmo) até onde vai sua crença no inexplicável.

Compre na Amazon

A Autora: Stacey Graham passou grande parte dos últimos vinte anos como caça-fantasmas sentada em sótãos escuros esperando para cutucar o paranormal e ver se ele ri. Quando nao está lutando contra fantasmas, ela gosta de ler Jane Austen e escrever poemas sobre zumbis, comédias e histórias de fantasmas.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Arquivo das Crianças Perdidas – Valeria Luiselli
Próximo artigoFicção de Kassandra Montag será lançada no Brasil
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta