Resenha: Arquivo das Crianças Perdidas – Valeria Luiselli

Sinopse Alfaguara: Mesclando a crise familiar com a crise política do país, Arquivo das crianças perdidas mostra uma empatia única com a situação atual. Através de diversas vozes, sons e imagens, Valeria Luiselli cria um romance virtuoso. Uma família viaja de carro de Nova York para o Arizona durante as férias de verão, com o objetivo de chegar até a terra dos Apaches. No carro, eles passam o tempo como podem, com jogos e música, mas no rádio a notícia da “crise da imigração” não para de aparecer. Centenas de crianças cruzam a fronteira do México para os Estados Unidos só para serem presas do outro lado ― ou pior, ficarem perdidas no deserto. Conforme a família passa pelos estados do Tennessee, Oklahoma e Texas, a crise que eles mesmos enfrentam se torna mais clara. Os pais se distanciam cada vez mais, e as crianças ― um menino e uma menina ― são puxadas para o abismo que se abre. (Resenha: Arquivo das Crianças Perdidas – Valeria Luiselli)

Opinião: Terceiro livro da autora mexicana Valeria Luiselli, “Arquivo das crianças perdidas, foi publicado nesse ano pela editora Alfaguara, do grupo Companhia das Letras. A história aborda um tema caro a sociedade: a imigração, onde muitas vezes preferimos não dar a devida atenção por não impactar diretamente a nossa vida. Talvez por isso a autora tenha criado sua narrativa de forma direta e reta, causando reflexões profundas.

Na história conhecemos um casal que sai em viagem com seus dois filhos para o Arizona, onde visitarão o antigo território dos Apaches, motivo de pesquisas do pai. Daí em diante, além da questão da imigração permeando o pano de fundo por toda história, a família mergulha em questões complexas que vão mostrando fissuras que conscientemente são ignoradas, apenas aguardando que se resolvam ou simplesmente cheguem ao final de uma estrada.

Com uma escrita riquíssima em detalhes, que presenteiam o leitor a um momento agradável de vivenciar o que há de melhor na literatura, a autora cria uma narrativa envolvente, com referências musicais e outras obras de sucesso. Sendo o seu terceiro livro, mas minha primeira leitura, senti que a autora sabia exatamente como queria tocar o leitor e traze-lo para dentro dos seus questionamentos.

Uma obra poderosa, que se recusa a aceitar com olhar indiferente toda a atrocidade humana na relação que se comporta com a questão da imigração. Um verdadeiro funil emocional onde a autora nos leva a um mergulha naquilo que sabemos a cada página que não dará certo. Nos leva a reflexão sobre como lidar com as relações e como as nossas decisões podem impactar o rumo da história. Um verdadeiro sinal de alerta! Valeu muito a leitura, foi um belo encontro com a filosofia de escrita da autora que, até então, ainda não conhecia.

Avaliação: 5 de 5 estrelas

Compre na Amazon

Sobre a autora: Valeria Luiselli é uma escritora mexicana. Além de escrever ensaios e obras de ficção, colabora com outros artistas em projetos multidisciplinares, entre eles um libreto encenado pelo coreógrafo britânico Christopher Wheeldon e o New York City Ballet.

Deixe uma resposta