Sinopse DarkSide: Compartilhando detalhes fascinantes sobre monstros assustadores e bizarros, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas explora o encanto que nós, humanos, temos por saber o que já houve de fantástico neste mundo em que vivemos. Seja um vilarejo europeu onde gremlins tocam o terror ou uma casa nos Estados Unidos assombrada por um boneco chamado Robert. As belíssimas ilustrações de M.S. Corley aumentam ainda mais o ar de encantamento que percorre todo o texto. E o “mundo” do título vem bem a calhar: além do podcast de sucesso que contabiliza mais de 180 milhões de reproduções e do livro de arrepiar, o projeto foi transformado em série pela Amazon Prime Video, e já conta com duas temporadas disponíveis em português no Brasil. (Resenha: O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas – Aaron Mahnke)

“Esse monstro horrível e atemporal está, e sempre esteve, dentro de cada um de nós. Como uma maldição vampírica, nós o carregamos no nosso sangue. Mas, provavelmente, não é o que você espera.
É medo”.

Opinião: Atire a primeira pedra quem nunca ouviu ou contou a história da pessoa, geralmente uma mulher, que marcou encontro com um cara e após umas bebidas apagou e acordou no dia seguinte dentro de uma banheira de gelo sem os rins. Pois é. Lendas urbanas são tão fascinantes quanto apavorantes. Por mais absurdas que possam parecer, essas histórias sempre encontram um pé na verdade a partir do momento em que um amigo de uma prima conhece alguém que tem um amigo que passou por isso. Mas no meio desses causos, existem histórias registradas, documentadas e testemunhadas por pessoas acima de qualquer suspeita. Há coisas inexplicáveis no mundo como já filosofou Shakespeare.

Um dos podcasts mais espetaculares e aterrorizantes do mundo, Lore se dedica de forma sagaz e bem-humorada a investigar e relatar histórias intrigantes capazes de mexer com nosso instinto de detetives ou tirar nosso sono a noite. Muitos desses episódios, especificamente histórias envolvendo criaturas extraordinárias e sobrenaturais, foram reunidos em um dos livros mais gostosos que já li. O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas é um compilado de narrativas perfeito para ser devorado ou degustado em doses homeopáticas.

Muito mais do que provocar medo, O Mundo de Lore traz histórias bem documentadas e registradas ao longo dos séculos. A partir de um bom texto que não só conta o caso, mas o situa historicamente ou traz informações complementares para a leitura, o livro é um passeio divertido por situações que até hoje mexem com o imaginário popular nas cidades ou condados onde aconteceram. Embora sua gênese seja os Estados Unidos, há muito material ali vivenciado por outras culturas e países, e notamos bem como lendas e casos inexplicáveis ou sobrenaturais ganham novos contornos assimilando costumes ou características de onde ocorreram.

Seja lidando com o desconhecido da morte, com criaturas misteriosas, com a imensidão do mar ou com casas desoladas em meio a paisagens depressivas, O Mundo de Lore mostra que desde que o mundo é mundo as pessoas sempre se viram diante de fatos ou estranhas coincidências difíceis de serem explicadas. Há muito mais coisa acontecendo por aí do que nossa ciência é capaz de explicar. E há muito acontecendo e repousando no eterno silêncio de quem não teve coragem suficiente para contar para os outros por receio de pré-julgamentos. Com certeza todos nós temos alguma história a narrar sobre o inexplicável.

Você acredita em vampiros? E em bruxas? Talvez você seja adepto dos mortos-vivos, os zumbis, ou simplesmente enxergue coisas que mais ninguém vê. Não importa qual o seu lado sobrenatural, O Mundo de Lore é um livro obrigatório. Com doses de bom humor, ironia, e uma linguagem que realmente se assemelha a um bom podcast, esta é uma obra para se ter na estante para ser lida e relida várias vezes. Os casos reunidos aqui, tanto quanto possível, são imortais.

“Às vezes, a jornada não acaba, afinal. Às vezes, os mortos continuam andando”.

Compre na Amazon

O Autor: Aaron Mahnke é o escritor, apresentador e produtor de Lore, bem como o autor de uma série de suspense sobrenatural. Ele tem um amor profundo pelo misterioso e pelo assustador, que começou com Unsolved Mysteries e Arquivo X – um amor que se mantém até hoje. Basicamente, ele é um nerd para qualquer coisa inexplicável ou sobrenatural. Mahnke vive com a família na região histórica de North Shore, em Boston, o coração do território de H.P. Lovecraft e o epicentro dos julgamentos das bruxas de Salem.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Mulher-Gato – Ladra de Almas – Sarah J. Maas
Próximo artigoResenha: A Terra Inabitável – David Wallace-Wells
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta