Sinopse José Olympio: Alvin Schwartz escolheu as histórias do folclore americano e as lendas urbanas mais inquietantes e que fazem todo mundo tremer de medo há muito tempo. Isso porque essa tradição de contar histórias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais. E é claro que um pouco de escuridão e muito silêncio fazem toda a diferença na hora de contar. Neste livro, você vai aprender como deixar todo mundo horrorizado e imaginando as criaturas mais estranhas e arrepiantes. Um livro perfeito para ser lido no escuro! (Resenha: Histórias Assustadoras para Contar no Escuro – Alvin Schwartz)

Opinião: Lembro bem de alguns momentos da infância em que junto a uma prima escutava minha avó contar alguns causos inexplicáveis, com tons meio assustadores para crianças como nós éramos. Acredito que devia ter entre seis e sete anos e, lembre-se, estávamos nos começos dos anos 1990 e muita coisa comum, tecnológica e risível para as crianças de hoje soavam sim amedrontadoras para a época. Fato é que sempre houve um fascínio em se contar histórias de terror, e no interior das Minas Gerais, com fazendas e cidades históricas, não faltavam ingredientes misteriosos para povoar o imaginário popular.

O ato de contar histórias é intrínseco ao mundo desde que o homem desenvolveu a habilidade da fala. E o sobrenatural, o inexplicável, sempre se fez presente. Não sabemos tudo hoje, imaginem então séculos e séculos atrás. Qualquer coisa não conhecida poderia ser motivo para o medo, o pânico, a histeria… ou uma história de horror. Os casos lendários que povoam a história oral norte-americana são o ingrediente de Histórias Assustadoras para Contar no Escuro, um livro que chegou ao Brasil em 2016 e passou totalmente despercebido pelos leitores. Hoje ele ganha holofotes graças à adaptação para o cinema e retorna às livrarias com um novo projeto gráfico, inclusive.

Direcionado para o público infanto-juvenil, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é um livro que certamente não fará muito sucesso junto aos leitores tupiniquins. São narrativas curtas, e as pouco mais de cem páginas podem ser lidas em uma hora no máximo. Para um público hiperconectado como nós hoje, as histórias vão soar inocentes, bobinhas e talvez até sem graça. Mas elas funcionam muito com crianças e esse é um dos principais objetivos do livro. Por outro lado, leitores com a mente mais aberta e fãs com DNA de terror vão encontrar aqui uma fonte de divertimento em meio a descrições de cadáveres putrefatos e vermes passeando pelo corpo humano enquanto processam a decomposição.

Dividido em cinco partes, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro reúne lendas urbanas, narrativas para serem contadas com objetivo de assustar amigos, fantasmas, seres sobrenaturais e casos bem-humorados. Tudo escrito de forma ágil, como se narrado em voz alta mesmo. Temos neste livro um passeio pelo folclore de terror popular dos Estados Unidos e, particularmente, acho muito interessante desbravar e conhecer tudo que nasce e sobrevive a partir do imaginário popular. Nada mais forte do que aquilo que vem da crença das pessoas.

E vocês, quais histórias já ouviram e ficaram marcadas na lembrança pelo nível de medo ou incômodo que causaram?

Compre na Amazon

O Autor: Alvin Schwartz é conhecido por ter escrito dezenas de livros sobre folclore para jovens leitores que abrangem desde jogos de palavras e anedotas a contos e lendas de todos os tipos. Sua coleção de histórias arrepiantes – Histórias Assustadoras para contar no escuro, Mais histórias assustadoras para contar no escuro, Histórias assustadoras 3, e dois volumes da coleção I Can Read Books, In a Dark, Dark Room e Ghosts! – é apenas uma parte de sua incomparável coleção de folclore.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila
Próximo artigoSéries de Livros
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta