Sinopse Editora Verus:

É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana.
Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no crescimento delas.
Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?

Em O sorriso da hiena, Gustavo Ávila cria uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos, em uma história que vai manter o leitor fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.(Resenha: O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila ).

Opinião:

A capacidade humana de desenvolver a sua moral está diretamente ligada ao que vemos, sentimos e realizamos durante as fases de nossa vida. O ser adulto é um produto que começou a ser formado ainda criança, fase esta, que agregamos os traumas, medos, alegrias e sabores. Com isso, de uma forma muito detalhada e arriscada, Gustavo Ávila incendeia a mente do leitor com a brilhante história de O Sorriso Da Hiena.

Neste livro acompanhamos a brutalidade que o ceifamento de vidas causam na mente de uma pessoa em formação. David é um homem misterioso que traz uma proposta intrigante e nauseante ao psicólogo William, á dele ser o resposável por estudar o comportamento de cinco crianças após assisterem o assassinato brutal de seus pais. A recusa seria automática se William não estivesse passando por uma fase de desavença profissional consigo mesmo. Cansado de prestar atentimentos gratuitos a problemas tão rasos com crianças e adultos, ele vê na proposta de David a possibilidade de engradecer o seu nome na psicologia e por isso, no jogo mental elaborado por David ele cai e sua vida a partir dali vira do avesso.

Os assassinatos cometidos por David possuem semelhanças e distâncias entre as vítima. Aleatoriamente, ele escolhe cinco famílias, planeja passo a passo a partir da rotina de cada e comete os assassiantos, dando a Willian as crianças para serem entendidas e estudadas.

No meio de toda essa bagunça provocada por David, a polícia e o renomado detetive Artur Veiga se veem em uma encruzilhada muito bem elaborada por um serial killer. Famoso por apresentar soluções rápidas e por usar métodos nada convencionais, Artur se sente deslocado e à um passo atrás de David o tempo todo. Tendo que lidar com a  pressão por parte do delegado, sofrendo pelo desaparecimento de sua companheira de farda e tendo que decidir se namora ou não com uma nova pretendente; Artur mal consegue ligar os pontos quando o jogo de David se encerra.

A trama de O Sorriso Da Hiena é muito bem elaborada, é daquelas que fisga o leitor e que você consegue ler em uma única sentada. Os personagens construídos por Ávila são perfeitos, a cada página o leitor sente as emoções de cada um e entra em conflito o tempo todo com suas ações e seus passos; naturalmente o leitor se relaciona com todo o conjunto da obra. William é o perosagem que mais chama atenção, pois, sabendo de todos os seus conflitos a pergunta que fica é o que teria acontecido se ele tivesse recusado a proposta de David? Pois, a partir do momento que ele disse sim ele deixou de lado sua ética e moral e passou a ser um cúmplice de assassinatos que estavam aterrorizando a cidade.

Sendo assim, O Sorriso Da Hiena faz jus ao maior atribitos desses animais. Sua brutalidade e carnificina, a risada que demonstra o deboche diante de suas vítimas; e com toda sua discussão sobre o que é bem e mal, o que é moral e ética, e o que fazer e não fazer; faz desse livro uma super potência da litetaruta brasileira atual. Leiam!

P.S: Até hoje não sei lidar com o final, mesmo entendendo. Mas, não tenho maturidade. Gustavo Ávila é meu autor brasileiro preferido e já estou ansioso para seu próximo lançamento.

Avaliação: 5 estrelas.

Sobre o autor: Gustavo Ávila ingressou no mundo da escrita ao iniciar no mercado publicitário como redator, há mais de dez anos. Nascido em 1983, cresceu no interior paulista, trabalhou por anos em São Paulo, capital, e hoje vive em Florianópolis. Foram mais de três anos escrevendo O sorriso da hiena, que, em 2016, teve os direitos de adaptação comprados pela TV Globo.

 

 

Compre esse livro na Amazon!

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Tempo Estranho – Joe Hill
Próximo artigoResenha: Histórias Assustadoras para Contar no Escuro – Alvin Schwartz
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta