Sinopse Editora Objetiva : Nas voltas e reviravoltas da vida, lá estão elas, as ironias do tempo, o tema da nova antologia de crônicas de Luis Fernando Verissimo.

Faz tempo que Luis Fernando Verissimo registra em suas crônicas nos jornais toda a poesia, graça e lógica dos principais eventos do Brasil e do mundo. Pensamentos, desastres, sentimentos, escândalos, está tudo ali, acontecendo em tempo real diante dos nossos olhos.
Adriana e Isabel Falcão se debruçaram sobre pilhas e mais pilhas de textos produzidos nos últimos vinte anos para montar esta antologia. O resultado é uma curiosa jornada pelo tempo. Fatos ou comportamentos que pareciam definitivos podem mudar radicalmente; outros impressionam justamente pelo motivo oposto: se mantêm iguaizinhos ao longo de décadas. E nessas idas e vindas que a vida dá, lá estão elas, as ironias do tempo.

Opinião:

Olá compulsivos! Estou com um pouco de receio de falar sobre esse livro, pois, sempre me adianto em relação a autores brasileiros e consagrados como Verissimo. Já li a tempo algumas de suas obras e a maioria das mesmas são marcadas pelo bom humor crítico, sarcástico e observador do tempo como ele é. Ironias Do Tempo é surpreendentemente o primeiro que não me tira muito risos, mas, arranca-me grandes observações.

O livro é uma reunião de vários contos lançados desde a década de 80 e que foram reunidos de forma bem simétrica pelas curadoras Adriana e Isabel Falcão, mãe e filha. Admiradoras de Verissimo e daquilo que ele é capaz de fazer, para elas, reunir esses contos e crônicas para que assim fizessem sentido foi desafiador, como as mesma declararam na apresentação ao leitor.

Poderia citar vários, no entanto o que mais chamou-me atenção foi a crônica de natal. Talvez porque o li antes do natal e essa é uma data que sempre me convém a emoção. Mas é justamente nesse ponto que está a grande ironia do fragmento. Com grande sarcasmo Verissimo coloca um Papei Noel em tempo modernos e tais tempo são escuros ou obscuros.

No citado, temos a grande situação da noite de natal em toda sua magia e o Noel chega para entregar o presente a uma criança que fez o pedido a ele, coloca-se de início todo o charme da fantasia que o natal proporciona. No entanto, o pai incrédulo em situação um tanto desastrosa não acredita nesse conto de fadas e inicia-se um diálogo confuso com o porteiro sobre quem é o intruso na janela de seu filho. Irritado, o pai ordena a saída do mesmo o acusando de querer assaltar a sua casa, levar seu filho, de ser um vendedor querendo arrancar-lhe dinheiro e em um desespero “fake” (adoro essa palavrinha) ameaça chamar a polícia. Noel em toda sua inocência não entende a repulsa do pai e tenta reverter a situação até o momento que ele percebe não ter mais chances de entregar o presente.

A ironia desse conto é justamente a tentativa de mostrar o quão sem magia ou obscuro está o tempo. Como não acreditar no Papai Noel? Em um tempo marcado pelo grande consumismo e a conquista fácil por falta de controle dos pais, acreditar no Papai Noel é um tanto ridículo e isso motra que a magia ficou para trás com a modernidade do tempo.

Ironias do Tempo fala sobre essa perspectiva do mundo e o que ele se tornou. O olhar precisa ser crítico para entender a cronologia das crônicas organizadas com maestria. Para quem curte o sarcasmo e obstrução de toda inverdade do avanço do tempo por meio das palavras de Verissimo, a reunião de suas crônicas é uma boa pedida para uma leitura de um único dia. Leiam!

Avaliação: estrelas.

Sobre o autor: Luis Fernando Verissimo é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos.

Compre esse livro na Amazon!

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: Tiger Lily – Jodi Lynn Anderson
Próximo artigoResenha: Uma coisa absolutamente fantástica – Hank Green
Goiano do pé rachado e comedor de piqui. Alucinado por histórias fantásticas e distópicos. Tributo, Hobbit de nascença, e habitante do país de Aslan. Entre os autores Suzanne Collins é majestade e Tolkien é imperador. Técnico em Química e buscando ser químico industrial intercalado com a vida de escritor, um dia qualquer publicará seu livro. Não dispensa um cinema... https://www.skoob.com.br/usuario/1094145-silas-jr

Deixe uma resposta