Sinopse Harper Collins: ROSE McGOWAN nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi “descoberta” nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista. Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz. Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças. CORAGEM é seu livro de memórias em forma de manifesto — um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem CORAGEM. (Resenha: Coragem – Rose Mcgowan).

Opinião: No último ano (2017) o mundo foi afetado por um dos maiores escândalos do mundo cinematográfico. O que parecia ser apenas pequenos comentários se tornou um tsunami, chocando, a cada nova denuncia, a sociedade em geral. Nascia o movimento #MeToo, revelando centenas de mulheres que sofriam há anos abusos e assédios das pessoas mais importantes do mundo do entretenimento. Porta voz de vários grupos de minorias, Rose McGowan, revelara-se uma das mulheres agredidas pela pior forma de tratamento que um ser humano pode ter. Recentemente,  a atriz que passou por vários filmes e séries de sucesso, lançou sua autobiografia, publicada no Brasil pela Editora Harper Collins, com o título Coragem. O livro é um convite ao público para mergulhar em sua intimidade e compartilhar um pouco dos momentos que viveu e presenciou ao longo dos anos nos bastidores  da industria cinematográfica.

No livro Rose expõe a sua vida sem nenhum tipo de melindre. A atriz relata que cresceu vivendo a filosofia de uma seita da qual ela mesma nunca quis fazer parte, sendo obrigada pelos pais, e sofrendo todo tipo de abuso, seja ele físico, psicológico ou mental, única e exclusivamente em nome da religião. Dificilmente você não ficará com repulsa dos pais que, não só permitiram, mas a obrigaram a viver tal coisa. Os pais, diga-se de passagem, deixam uma imagem péssima de violência e omissão, que refletiriam a forma como ela se relacionaria com as pessoas pelo resto de sua vida.

Inevitavelmente os relatos são angustiantes. A forma como a leitura é escalada vai sufocando o leitor com o desespero de que não é possível que ano após ano ninguém fizesse nada. E o pior de tudo é que de fato ninguém fez ou faria nada. A sensação que dá é que se está satisfazendo o desejo de alguém, seja financeiro, mental, sexual é válido, independente se está violando, agredindo ou ferindo profundamente outra pessoa. O relato de como foi estuprada por um poderoso produtos americano é nojento e chocante. Vale frisar bastante isso: a escrita da autora é exatamente assim: direta, seca, como uma flecha que acerta o alvo.

Outro ponto que chama atenção no livro, é o relato da atriz sobre como a indústria do cinema trabalha para manipular a nossa mente. A forma como é produzido o conteúdo de forma a manipular a nossa mente é bastante angustiante. A indústria do entretenimento a todo momento nos impõe os padrões que devemos seguir, a forma como devemos nos comportar e ditar o que é certo e errado nas nossas vidas. O mais engraçado nisso tudo é que o livro nos leva a uma reflexão onde de fato nos pegamos se deixando levar por uma onda que nem sempre nos faz bem, simplesmente aceitando aquilo que uma sociedade fictícia quer que entendamos que é o melhor para nós e o mundo em que vivemos.

Vocês que me acompanham aqui no Leitor Compulsivo, sabem que sou um leitor assíduo de biografias. Poucas vezes, ou quase nunca, li auto biografias. Sempre achei esse tipo de leitura um pouco arrogante. Mas em Coragem, vamos além de simplesmente se auto exaltar ou se descrever como bom ou mal. Aqui a autora usa do seu espaço para fazer um grande desabafo, jogando no ventilador muitas coisas que são propositalmente esquecidas para alimentar o ego daqueles que acham que podem fazer tudo o que querem, independente se vão ferir ou não uma outra pessoa. Rose McGowan dá um grito de alerta e mostra que muitas questões hoje precisam ser debatidas  mais profundamente.

Coragem é um livro extremamente carregado, com muitas críticas e uma carga emocional elevadíssima, porém, é extremamente necessário para os dias atuais. A autora escancara as cortinas de Hollywood, mostrando seu lado mais obscuro. Você verá como uma mulher que tinha tudo para viver remoendo as mágoas de toda sua trajetória, transformou isso em um discurso empoderado para alertar outras mulheres de que gritar não só é preciso como extremamente necessário. Esse é um livro que deveria amanhecer na cabeceira de cada pessoa espalhada nesse mundo.

Avaliação: 5 Estrelas

Sobre o autor: Rose Arianna McGowan nasceu em Florença, em 5 de setembro de 1973. É uma atriz norte-americana nascida na Itália e conhecida principalmente por seu papel como Paige Matthews na série televisiva Charmed. Também já apareceu em vários filmes, como Pânico, Nowhere, Ready to Rumble, Dália Negra, e na dupla produção de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, Grindhouse (Planeta Terror e Death Proof). Coragem é o seu primeiro livro publicado no Brasil.

 

Compre este livro!

Deixe uma resposta