Resenha: Minha História - Michelle Obama

Sinopse Editora Objetiva: Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. (Resenha: Minha História – Michelle Obama).

Opinião: Recém lançada pelo Editora Objetiva do Grupo Companhia das Letras a biografia de Michelle Obama é um relato íntimo e poderosa de uma mulher que é bem mais do que a ex-primeira dama dos Estados Unidos. Nesse relato somos levado a infância da Sra. Obama e vamos acompanhando o seu crescimento e formação do ser humano que conhecemos hoje. Do encontro com o presidente Obama à despedida da Casa Branca o leitor por vezes se pega imaginando que a história é um grande romance de superação e idealização, mas o melhor de tudo é que essa é uma história real de uma mulher que temos a oportunidade de conhecer e se inspirar.

Quando peguei esse livro pra ler esperava conhecer mais de uma mulher que ao longo de anos mudou a estrutura do governo americano abrindo, ao lado de seu marido e de suas filhas, a Casa Branca para o povo americano. De certa forma, esperava aqui uma campanha para uma eleição futura e, talvez, até tenha sido uma forma de apresentar ao mundo o outro lado dela. Mas, é inegável, que num mundo de tanta superficialidade, onde as pessoas interpretam personagens para o público que o caminho mais fácil seria mostrar a personagem perfeita que todos esperamos.

No entanto, já nas primeiras páginas fui surpreendido por conhecer uma Michelle muito mais humana e falha do que a personagem perfeita que eu estava esperando. Uma mulher real, com seus defeitos e escolhas, que na maioria das vezes iam contra o próprio desejo dela. Relatos como fumar maconha dentro do carro na adolescência e até a falta de vontade de sorrir para as câmeras durante a posse do presidente Donald Trump, aproximam a Sra. Obama da realidade do leitor e, mesmo que seja proposital para construir uma imagem, passa credibilidade e confiança para quem sempre a admirou.

Vale registrar que os curiosos, como eu, que gostam de saber uma pouco mais dos bastidores da Casa Branca, tem um prato cheio de curiosidades e acontecimentos durante o governo de seu marido. Não que isso seja o ponto central do livro, mas é um fator satisfatório para os leitores que gostam de saber mais sobre esse ambiente. Óbvio que não vou ficar dando detalhes aqui para não tirar do leitor o mesmo sentimento de surpresa e admiração que eu tive, mas são pequenos relatos que mostram os motivos que fizeram essa família ser tão admirada pela maioria das pessoas.

Com uma belíssima edição, recheada de fotografias que aproximam o leitor da história, temos em mãos um obra que transmite toda a elegância que pudemos vivenciar aos longo dos oito anos em que esteve sob o foco da imprensa mundial. Uma leitura inspiradora! Nesse livro temos a oportunidade de conhecer o outro lado de Michelle Obama, a mulher que encantou o mundo com sua simplicidade e dedicação ao seu povo. Um livro que deveria ser lido por todos que admiram histórias reais e gostariam de, em meio a tanto turbilhão, vivenciar um pouco de algo que espalhou o bem para tantas pessoas. Leia sem medo de arrependimentos.

Avaliação: 5 de 5 estrelas

Compre na Amazon

Resenha: Minha História - Michelle ObamaSobre a autora: Exerceu o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017. Formada na Universidade Princeton e na Faculdade de Direito de Harvard, Michelle Obama iniciou a carreira como advogada na firma de advocacia Sidley Austin, onde conheceu seu futuro marido, Barack Obama. Ela posteriormente trabalhou no escritório do prefeito de Chicago e no Centro Médico da Universidade de Chicago. Michelle Obama também fundou em Chicago a filial da Public Allies, uma organização que prepara jovens para seguir carreira no serviço público. Os Obama vivem atualmente em Washington, DC, e têm duas filhas, Malia e Sasha.

Deixe uma resposta